Início > Mundo > Cânion do Sumidero México – Onde fica? Como é?

Cânion do Sumidero México – Onde fica? Como é?

O Cânion do Sumidero México é um daqueles destinos obrigatórios para quem ama se surpreender com a natureza. Ele fica na região de Chiapas e está em um Parque Nacional para proteger este bem tão precioso. Por aqui você encontrará paredões de 1000 metros de altura, muita fauna e flora local. Para conhecer o cânion, há passeios para navegar pelo rio ou trilhas específicas, com direito a mirantes com paisagens de tirar o fôlego. 

Neste post separamos alguns passeios interessantes para se fazer no Cânion do Sumidero México, e nas proximidades. Assim, você pode aproveitar ao máximo a sua temporada em Chiapas, tem passeios em barcos, bicicleta e tem até uma experiência gastronômica. Confira agora 7 dicas de passeios para fazer no Cânion do Sumidero México. 

Nesse post tem:

Onde fica o Cânion do Sumidero, México?

O Cânion do Sumidero fica no estado de Chiapas, no México. Está mais ao sul do país, no Parque Nacional Cañón del Sumidero. As cidades mais próximas do Cânion do Sumidero são: Tuxtla Gutiérrez, Chiapa de Corzo e San Cristóbal de las Casas. A região de Chiapas é bastante conhecida pela incrível beleza natural e pela história de seus povos ancestrais. 

A entrada para o cânion acontece pelo Parque Nacional Cânion do Sumidero, fica a 20 minutos de carro de Tuxtla Gutiérrez. O custo da entrada é de $35 pesos mexicanos, por pessoa. O parque fica aberto de quarta a segunda das 8h30 às 17h.

Como é o Cânion do Sumidero, México?

Imagine um lugar abraçado por paredões gigantes, com fendas que revelam a profundidade da altura destes paredões. As alturas podem chegar a 1.000 metros em uma extensão de 30 quilômetros ao longo do Rio Grijalva. Este cenário existe e fica no México, é o Cânion do Sumidero! Definitivamente, um dos visuais mais inesquecíveis. 

Os passeios de barco duram quase duas horas navegando por este labirinto belo e imponente. Além das rochas, a vegetação e a fauna também vão se mostrando ao longo do percurso. O difícil é saber para qual lado olhar. Uma coisa é fato: qualquer foto aqui fica incrível! 

O parque nacional proporciona 5 mirantes para admirar toda a beleza oferecida pelo Cânion, são eles: La Ceiba, El Roblar, El Tepehuaje, Los Chiapa, La Coyota. Cada um está localizado em uma altura distinta, deixando a experiência ainda mais completa. Ainda há El Mirador Manos que Imploran, está no extremo norte do Cânion do Sumidero, vale a pena pela vista panorâmica completa do cânion. Além disso, tem um restaurante.

Acredita-se que a formação rochosa tem mais de 12 milhões de anos e testemunhou muitas histórias. Uma das mais conhecidas é sobre os índios de Chiapas. No século XVI, os espanhóis perseguiram os índios de Chiapas para escravizá-los. O resultado foi que centenas de índios se jogaram do alto do Cânion para fugir desta possibilidade desumana. 

el mirador manos que imploran méxico
Mirador Manos que Imploran – Reprodução: Visita Chiapas

Que passeios fazer no Cânion do Sumidero?

Excursão ao Sumidero Canyon

Saindo do café Algrano em San Cristobal de las Casas, esta excursão para o Cânion do Sumidero tem duração de 8 horas. Ela inclui o passeio de barco pelo rio rumo ao cânion, aproveite o percurso para apreciar ao máximo a paisagem. E, para completar, próximo do final da excursão há uma parada na cidade Chiapa de Corzo. A cidade em estilo colonial tem um charme especial.

Além do passeio, as taxas para entrada nos parques estão inclusas, já o guia turístico e gastos pessoais, incluindo alimentação, não estão inclusos.

Caso prefira uma excursão com transfer direto do seu hotel, conheça esta outra opção de passeio ao Cânion del Sumidero.

canion do sumidero mexico excursão
Reprodução: Get Your Guide

Reserve este passeio com a Get Your Guide. Clique aqui.

Mirantes do Cânion del Sumidero, Zoomat e Cristo de Chiapas

Estar nos mirantes do Cânion del Sumidero é uma sensação indescritível. Para completar este momento, você pode investir em uma excursão que inclui o Zoomat e o Cristo de Chiapas. Este passeio explora o cenário de seis mirantes do Cânion: La Ceiba, El Roblar, Tepehuaje, Los Chiapa, La Coyota y La Atalaya. Algumas paisagens estão a mais de 1.000 metros de altura.

No Zoológico Miguel Álvarez del Toro (Zoomat), você conhecerá espécies nativas de Chiapas, incluindo alguns exóticos como o quetzal. E, no alto dos 62 metros do Cristo de Chiapas, aprecie a vista de Tuxtla Gutiérrez. Todo o passeio tem duração de cerca de 8 horas e é permitido para todas as idades. A saída é do seu hotel, inclui guia em espanhol e inglês, ingressos para o parque e o zoológico. 

Os gastos pessoais e com alimentação são por conta do participante.

vista mirador canion chiapas mexico
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique aqui.

Tour de bicicleta pelo Cânion del Sumidero

Se você é do tipo viajante aventureiro, precisa fazer este tour de bicicleta pelo Cânion do Sumidero. O passeio tem duração de cerca de 5 horas e meia, com saída do seu hotel em Tuxtla Gutiérrez. O passeio é iniciado no Parque Nacional do Cânion del Sumidero, com destino aos mirantes. São 16 quilômetros de pedalada, com duração aproximada de 2,5 horas. 

O trajeto conta com um microônibus de apoio, para caso se sinta muito cansado ao longo do percurso. É um passeio para maiores de 12 anos, o aluguel da bicicleta e do capacete estão inclusos na inscrição. Bem como o transfer do hotel, o guia, o acesso ao parque e uma barra energética com uma bebida isotônica.

tour de bicicleta pelo canion do sumidero
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique aqui.

Excursão à Sima de las Cotorras e cascata El Aguacero

Está em San Cristóbal de las Casas e quer explorar para além das belezas do Cânion do Sumidero?! Uma boa alternativa pode ser esta excursão pela Sima de las Cotorras e passagem na cascata El Aguacero. O passeio tem duração aproximada de 9 horas e certamente te surpreenderá, novamente a natureza exibe sua magnitude.

A Sima de las Cotorras é uma fenda cárstica de 140 metros de profundidade e você também poderá admirar pinturas rupestres. Ainda há muita natureza rumo a Reserva da Biósfera El Ocote, lá aproveite a trilha de 740 degraus. Na parte baixa, olhe para o alto e encontre a gigantesca cascata El Aguacero, a queda-d’água tem 75 metros de altura. No retorno, haverá uma parada em Tuxtla Gutiérrez para almoço – por conta do participante.

É um passeio para todas as idades, com guia falando português.

cascata el aguacero mexico
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique aqui.

Tour de 6 dias por Chiapas e Yucatán

Você está organizando uma viagem para a região do Cânion do Sumidero e gostaria de aproveitar o melhor da região? Então, este pode ser o programa ideal para você. É um tour de 6 dias pelos principais atrativos naturais e culturais de Chiapas e Yucatán. É uma opção para viajantes que gostam de seguir um roteiro já determinado, aproveitando ao máximo os dias da viagem. 

Neste tour você conhece: Tuxtla Gutiérrez, Cañón del Sumidero, San Cristóbal de las Casas, San Juan Chamula e Zinacantán. Ainda tem Cascatas, Palenque, Campeche, Uxmal, Mérida, Chichén Itzá e, para finalizar, Cancún ou Riviera Maya. O passeio inclui cinco noites de hospedagem com café da manhã, um deles será a bordo do ônibus.

cascatas agua azul chiapas mexico
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique aqui.

Água Azul e Palenque

Está hospedado em San Cristóbal de las Casas?! Então aproveite para adicionar um passeio pela Água Azul e Palenque. Na Água Azul, deslumbre com o visual paradisíaco criado pelas montanhas, cânions rasos e rios, as águas azuis-esverdeadas são inesquecíveis. Em Palenque, se emocione diante de um dos principais sítios arqueológicos dos Maias. As construções monumentais com degraus a perder de vista vão impactar. 

O passeio inclui: transporte em minivan com ar-condicionado, taxas de entrada, inclusive no parque nacional.

sitio arqueologico palenque agua azul
Reprodução: Get Your Guide

Reserve este passeio com a Get Your Guide. Clique aqui.

Praias de Boca del Cielo e Puerto Arista

Agora, se você está hospedado em Tuxtla Gutiérrez pode ser uma boa ideia adicionar um passeio às praias da região. As praias Boca del Cielo e Puerto Arista são consideradas umas das mais bonitas deste lado do litoral. O passeio pode ser realizado por viajantes de qualquer idade, menores devem estar acompanhados, com duração de 9 horas.

praia puerto artista mexico
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique aqui.

Aula de cozinha mexicana

Que tal provar a culinária mexicana de um jeito inusitado?! Você adentra a cozinha mexicana e aprende como fazer um prato típico. O bacana desta experiência é a possibilidade de aprender mais sobre a história da gastronomia local, se divertindo e provando deliciosas iguarias. É uma programação para crianças, adolescentes e adultos, com duas opções de menu. 

No menu 1 você aprenderá: chalupa, sopa de pão, chanfaina e chimbo. Já no menu 2 cozinhará: tacos coletos, sopa goteada, frango em vinho e bolo de banana. Em ambas as situações estão inclusos os ingredientes e utensílios para a preparação, bem como a degustação do menu.

aula de cozinha gastronomia mexicana
Reprodução: Civitatis

Reserve esta experiência com a Civitatis. Clique aqui.

Seguro Viagem México

Em uma viagem podem surgir imprevistos como uma doença ou até machucado mais grave. Para estas situações, é melhor garantir um atendimento médico e hospitalar de emergência. Por isso, é importante incluir um seguro viagem quando estiver organizando sua viagem para o México. 

Além de ser um extra para ajudar em situações inusitadas, o seguro viagem também cobre situações como extravio de bagagem. E, até mesmo, atrasos de voo, a depender da cobertura do seguro. Por isso, não deixe de fazer o seu seguro viagem. Encontre um que atenda às suas necessidades, são muitas possibilidades de cobertura. 

No nosso parceiro Seguros Promo você visualiza até 4 opções de seguros ao mesmo tempo, para comparar os valores e coberturas. Além disso, garante 5% de desconto com o nosso código TEMAISEME5. Clique aqui e confira as melhores opções de seguro viagem México

Leia Mais

Perguntas Frequentes sobre Cânion do Sumidero México

Onde fica o Cânion do Sumidero?

O Cânion do Sumidero fica no México, na região de Chiapas e é bastante conhecido pela altura e grandiosidade. Vale muito a pena incluir em seu roteiro se estiver na região. Leia mais sobre o cânion no México em nosso post

Onde me hospedar para visitar o Cânion do Sumidero?

Um bom lugar para se hospedar perto do Cânion do Sumidero México é na pacata cidade de San Cristóbal de las Casas. A cidade tem boas opções de acomodação. A cidade mais próxima é Tuxtla Gutiérrez e ainda tem a pequena Chiapa de Corzo. Leia mais sobre o cânion no México em nosso post.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 − 4 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE