Início > Mundo > Américas > México > Museu Frida Kahlo – Onde fica? Como Visitar

Museu Frida Kahlo – Onde fica? Como Visitar

O Museu Frida Kahlo é um dos grandes atrativos da Cidade do México, no México. A artista é um bem cultural e artístico valioso para o país, por isso, não esqueça de adicionar a visita ao seu roteiro. E, acredite, você não se arrependerá, mesmo os viajantes pouco fãs de Frida se surpreendem. Além disso, aproveite para caminhar pelo adorável bairro Coyoacán e sinta a vibração colorida dos mexicanos. 

Neste post, você saberá mais detalhes sobre o Museu de Frida Kahlo, quem foi a artista e onde está o museu. Ainda confira informações sobre quanto custa os ingressos do Museu Frida Kahlo, o horário de funcionamento e como chegar ao local.

Famosa inscrição na entrada da Casa Azul dizendo o período em que Frida e Diego habitaram o local (Foto @temaiseme)

Onde fica o museu de Frida Kahlo?

O museu de Frida Kahlo fica no México, na Cidade do México, em um bairro chamado Colonia del Carmen de Coyoacán, mais conhecido apenas como Coyoacán. Fica ao sul da Cidade do México, na esquina das ruas Londres e Allende. O museu também é popularmente conhecido como Casa Azul, a cor que mais se destaca nas paredes do museu. Além disso, é ‘casa’ porque anteriormente a artista nasceu, viveu e morreu nesta casa.

A casa foi construída pelos pais de Frida em 1904, o azul-cobalto é a escolha para colorir a casa desde sempre. Como uma tradição familiar, inclusive, a casa foi pintada pela artista no quadro “Meus avós, meus pais e eu”. A casa foi transformada em museu em 1958, quatro anos após a morte de Frida. O museu é dedicado a celebrar a vida e obra de Frida Kahlo. É uma viagem no tempo perfeita para os amantes e curiosos sobre a grande artista mexicana. 

Quem foi Frida Kahlo?

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, é uma das principais artistas mexicanas e mundiais. Nascida em julho de 1907, Frida é a terceira de quatro irmãs. Sua história perpassa por doenças, acidentes e em um dos momentos difíceis ela começou a rabiscar quadros e se envolver com a pintura. Ela tinha 18 anos.

Além do universo das artes, Frida se envolveu com a vida política e aos 21 anos se casou com Diego Rivera, artista plástico e muralista. Ambos fizeram parte do Partido Comunista Mexicano. As pinturas de Frida sempre tiveram traços marcantes, com cores fortes e vibrantes. As questões femininas sempre estiveram presentes nas obras de Frida, abordando temas polêmicos e necessários.

Foto de Frida feita por seu pai e um autorretrato, uma de suas especialidades (Fotos @temaiseme)

Quando foi fundado o museu?

O lar doce lar de Frida Kahlo, carinhosamente conhecida como Casa Azul, foi transformada no Museu Frida Kahlo em 1958. É um dos museus mais importantes e visitados da Cidade do México. A casa colonial é muito charmosa e os curadores conseguiram explorar com sabedoria todos os cômodos, oferecendo uma visita imersiva. São dois andares e um jardim belíssimo.

Quais são os atrativos do museu?

A casa em si, é um dos grandes atrativos do museu, a visita perpassa por todos os cômodos que a artista viveu. Além disso, estão as principais obras de Frida Kahlo, como Operação Cesariana, de 1931. Ainda tem o Retrato de Meu Pai Wilhelm Kahlo, de 1952 e Viva la Vida, de 1954.

As exposições também exploram detalhes de Frida Kahlo, como os vestidos da artista. O interessante é que sempre há uma exposição que visa atualizar as obras de Frida e a atualidade, explorando a identidade dela.

Cadeira de rodas usada por Frida em seu ateliê e Viva La Vida, um de seus quadros mais famosos (Fotos @temaiseme)

Como ir ao Museu Frida Kahlo?

Dá para ir ao Museu Frida Kahlo de transporte público, a estação de metrô mais próxima do museu é a Coyoacán (Linha 3). Da estação, pegue um micro-ônibus na Avenida Coyoacán, com destino ao centro, e desça na rua Londres. Então, ande cerca de 4 quarteirões até a Casa Azul. O caminho do metrô ao museu dura cerca de 19 minutos andando, para viajantes que gostam de caminhar, pode ser uma boa escolha. Foi exatamente o que fizemos e recomendamos para ir percorrendo e apreciando o bairro. Se tiver tempo, tome um café nas diversas cafeterias espalhadas pela região.

Qual o horário de funcionamento do Museu Frida Kahlo?

O Museu Frida Kahlo não funciona na segunda-feira, nos demais dias ele abre nos seguintes horários: 

  • Terça-feira das 10h00 às 18h00
  • Quarta-feira das 11h00 às 18h00
  • Quinta a Domingo das 10h00 às 18h00

Existem datas com horários diferenciados:

  • 15 de setembro das 10h00 às 14h00
  • 24 e 31 de dezembro das 10h00 às 14h00

E nos seguintes feriados ele segue fechado:

  • 1 de janeiro;
  • 1 de maio;
  • 16 de setembro;
  • 13 e 25 de dezembro.

Para mais informações e atualizações sobre o horário de funcionamento, visite o site do museu.

Onde comer perto do Museu Frida Kahlo México?

O Museu Frida Kahlo fica em um bairro muito agradável e repleto de ótimas opções de restaurantes e barzinhos para comer. Não à toa, Coyoacán é considerado o bairro mais boêmio da região. Outro ótimo lugar para explorar a gastronomia típica é o Mercado Coyoacán, tem muita variedade. 

Por todo o bairro encontramos arte exaltando a importância de Frida Kahlo assim como restaurantes e bares para comer, inclusive com opções veganas e vegetarianas (Fotos @temaiseme)

Como comprar ingresso Museu Frida Kahlo?

Os ingressos para o Museu Frida Kahlo só podem ser comprados no site do próprio museu, ou adquiridos em passeios fechados. Atenção: não há bilheteria no local. Inclusive, vale lembrar que é importante reservar um bom tempo para este passeio, pois a compra do ingresso dá direito à visita do Museu Diego Rivera-Anahuacalli, o marido de Frida. O museu fica no mesmo bairro e é interessante unir as informações de ambos os museus. 

Os ingressos custam:

Público Geral

$250,00* de terça a sexta

$270,00* sábados e domingos

Crianças menores de 6 anos não pagam. Há cobrança de taxa para fotografar dentro do museu e é proibido filmar.

*Valores em pesos mexicanos

Para mais informações sobre outros valores, clique aqui e confira no site do museu.

Informações importantes sobre o horário de funcionamento e preços do Museu da Frida (Fotos @temaiseme)

E, se tiver muita vontade de conhecer mais sobre a história de vida da autora, vale a pena investir em uma visita guiada. Confira algumas opções de passeios com o Museu Frida Kahlo incluso:

Museu Frida Kahlo, Coyoacan e Xochimilco

Que tal conhecer o charmoso bairro de Coyoacán, com todo seu espírito boêmio e histórias incríveis para serem exploradas. O passeio inclui uma visita ao museu, que será ainda mais interessante após conhecer a vizinhança da casa azul. Para completar, navegue a bordo de um barco colorido pelos antigos canais de Xochimilco

O passeio inclui o transfer do hotel na Cidade do México, um guia turístico bilíngue e o ingresso para o museu. Não estão inclusos os custos para alimentação e bebidas. Vá com roupas e sapatos confortáveis, não esqueça de usar protetor solar. 

Compre ingresso para este passeio no Get Your Guide. Clique Aqui.

Réplica das pirâmides nos jardins da Casa Azul (Foto @temaiseme)

Museu Frida Kahlo com opção de acesso antecipado

A ida ao Museu Frida Kahlo fica ainda mais interessante se conseguir evitar a agitação de um museu lotado. Com este ingresso você tem acesso antecipado ao museu, evitando as aglomerações e conseguindo aproveitar o melhor do espaço.

Compre ingresso para este passeio no Get Your Guide. Clique Aqui.

Excursão privada de dia inteiro aos museus da Cidade do México

Aproveite a temporada na Cidade do México para conhecer os principais museus e se inteirar da história e cultura local. Este tour privado tem guia profissional e passa pelo Museu Nacional de Antropologia, o Museu Leon Trotsky e o Museu Frida Kahlo. Ainda aproveite uma agradável caminhada pelo centro boêmio de Coyoacán.

O passeio inclui o embarque e desembarque direto do seu hotel em transporte privativo. Ainda há água e os ingressos do museu estão inclusos. O almoço e outras refeições não estão inclusas no pacote.

Vista do quarto onde Frida Kahlo passava os dias pintando (Foto @temaiseme)

Compre ingresso para este passeio no Get Your Guide. Clique Aqui.


Confira mais fotos do Museu da Frida Kahlo

Perguntas Frequentes

Onde fica o museu?

O museu Frida fica em Coyoacán, o bairro boêmio da Cidade do México, no México. É uma delícia passear pelo bairro e fazer a parada no museu. Clique aqui e leia mais sobre.

Preciso fazer seguro viagem para o México?

Sim, o seguro viagem não é obrigatório, porém é essencial. Tendo um seguro viagem você garante assessoria e atendimento médico hospitalar de emergência. Clique aqui e confira os detalhes sobre o melhor Seguro Viagem México.

Como visitar o museu?

Você pode chegar ao museu por conta própria, pagar o ingresso de entrada e até pagar um extra para ter uma visita guiada. Além desta opção, também pode comprar passeios fechados que incluem o museu, com transfer do hotel incluso. Clique aqui e confira nossas opções.

Dá para ir andando ao museu?

Se você é do tipo de viajante que gosta de caminhar, é possível ir andando da estação de metrô Coyoacán. Aproveite para conhecer o adorável bairro boêmio e tirar boas fotos. Clique aqui e saiba mais.

Quanto custa o Museu Frida Kahlo?

O museu cobra o ingresso de $ 250.00 pesos mexicanos, mas nos sábados e domingos o valor é de $ 270.00. Às segundas, o museu está fechado. Clique aqui e saiba mais sobre o museu Frida Kahlo.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − 6 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE