Início > Mundo > Roteiro Cidade do México – de 1 a 7 Dias na Capital do País

Roteiro Cidade do México – de 1 a 7 Dias na Capital do País

Que tal fazer um roteiro Cidade do México inusitado?! Com passeios que não costumam entrar no roteiro? Esta é a nossa proposta neste roteiro de 1 a 7 dias pela capital mexicana. Indicamos passeios interessantes que estão foram dos roteiros clássicos e, merecem a atenção. É perfeito para os viajantes que estão voltando para o México e também para quem gosta de mesclar clássicos com novidades.

Tem excursões especiais por castelos, cidades históricas e pelo Palácio Nacional. Ainda dá para apreciar a gastronomia mexicana e também conhecer um museu bem moderno. Para completar, não deixe de presenciar um belo espetáculo de danças tradicionais do México. Por fim, quando estiver organizando o seu roteiro Cidade do México, garanta uma reserva financeira para contratar seu seguro viagem.

Nesse post tem:

Como chegar a Cidade do México

Para chegar a Cidade do México é preciso pegar um voo internacional para o Aeroporto Internacional da Cidade do México Benito Juárez. A Latam e a Aeroméxico oferecem voos diretos de São Paulo para Cidade do México, duração aproximada de 10 horas. Agora, se a ideia for economizar, melhor escolher um voo com parada. Algumas companhias aéreas, como a Copa Airlines e Avianca oferecem voos com uma parada para a Cidade do México.

Melhor época para visitar

Cidade do México é bem quente, então, para evitar tanto calor, o melhor é ir nas estações mais amenas. Se puder escolher as datas, dê preferência para os meses de abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono). Outra característica bacana destes meses é que eles são mais secos, diminuindo a probabilidade de a chuva estragar o passeio. 

O Dia dos Mortos também é uma época interessante para visitar a Cidade do México se você tem muita vontade de conhecer a festa. Mas, tenha em mente que tudo estará mais cheio e será mais caro. O evento começa em 2 de novembro e se prolonga por alguns dias. 

Qual moeda levar?

A moeda oficial do México é o peso mexicano, porém, a transação cambial no Brasil pode ser um pouco complicada. Sendo assim, indica-se que leve dólares e faça o câmbio de dólar para peso mexicano em casas de câmbio no México. Lembre de verificar, com antecedência, quais pagamentos você pode efetuar ainda no Brasil. Assim, você evita perder dinheiro nas transações financeiras e ainda consegue viajar com uma folga nos gastos. 

Roteiro Cidade do México

Cidade do México é um destino encantador que tem muito para oferecer as pessoas dispostas a se enveredar por suas ruas. Por meio dos passeios clássicos, a capital exibe sua riqueza histórico-cultural, mas, os passeios fora do básico também contribuem para este cenário. Pensando nisso, separamos um roteiro especial para até 7 dias na Cidade do México. 

A proposta aqui é te mostrar outras opções de passeios turísticos pela capital mexicana, você pode, inclusive, mesclar as ideias com seu roteiro. Apesar de elaborarmos uma ordem, identifique a dinâmica que melhor funcionará para você. O importante é se permitir ir para além dos passeios já definidos.

Dia 1 | Praça das 3 Culturas

O dia de chegada na Cidade do México pode contar com um agradável passeio ao redor da praça das três culturas. A praça recebe este nome porque possui construções da cultura asteca, espanhola e mexicana moderna. Ela está localizada na zona arqueológica Tlatelolco, e contém ruínas da antiga cidade Tlatelolco.

A memória do lugar reserva a destruição dos astecas pelos espanhóis em uma batalha sangrenta no século XVI. A igreja de Santiago Evangelista é uma das amostras da arquitetura espanhola. 

Além da batalha no passado, foi nesta área que em 1968 os estudantes mexicanos se reuniram para protestar contra o governo. O memorial de Tlatelolco está aqui para relembrar esta data, bem como o Museu Memorial de 68. O ano de 1968 marcou toda uma geração em diversos lugares pelo mundo.

E, se você chegar no pique, pode realizar uma excursão que começa na Praça das 3 Culturas e passa pelo sítio arqueológico de Teotihuacan. Ainda há passeio em feiras artesanais, com degustação de tequila e uma parada em Acolman.

Praça das 3 culturas México
Reprodução: Get Your Guide

Faça esse passeio na cidade do México com a Get Your Guide. Clique aqui para reservar.

Dia 2 | Praça da Constituição (Zócalo)

Faça um tour de 4 horas pela Praça da Constituição e arredores, o passeio começa por uma visita no Palácio Nacional. A estrutura imponente do palácio fascina os visitantes, o edifício foi construído em 1522 e já foi a principal moradia dos presidentes. Este é o lugar onde funciona a sede do Poder Executivo do México. Será neste palácio que você deslumbrará alguns dos murais de Diego Riviera, narrando a história do México. 

O Palácio possui uma das entradas ao lado da Catedral Metropolitana. A Catedral tem mais de 400 anos e seu estilo arquitetônico perpassa pelo renascentismo, barroco e neoclassicismo. A construção foi feita sobre os escombros de um templo asteca, ela tem cerca de 59 metros de largura. Para completar, alguns pontos chegam a 60 metros de altura e 128 metros de comprimento.

O tour pela praça da Constituição também visita o Parque Chaputelpec e outros atrativos turísticos do centro antigo do México.

Praça da Constituição Zocálo México
Reprodução: Get Your Guide

Faça esse passeio na cidade do México com a Get Your Guide. Clique aqui para reservar.

Dia 3 | Museu Soumaya e Ballet Folklórico 

O terceiro dia pode ser reservado para um passeio tranquilo pelos sabores e ruas coloridas de Colonia Roma. Aproveite e faça uma visita ao Museu Soumaya, com suas mais de 70mil peças expostas. As obras deste museu são ecléticas, tendo especial atenção as esculturas, a maioria data do século XV. Além dos espaços para exposições, o museu tem um auditório com 350 lugares, biblioteca e restaurante.

A arquitetura do museu causa impacto por ser muito contemporânea, bem diferente dos prédios no centro antigo da cidade. Além disso, tem 45 metros de altura, um formato assimétrico, com linhas curvas e uma fachada com 16.000 placas hexagonais de alumínio. O projeto foi elaborado pelo arquiteto mexicano Fernando Romero e foi inaugurado em 2011. Mesmo que você não entre, vale a pena registrar uma foto sua em frente ao Museu Soumaya.

Para fazer este passeio você pode pegar um ônibus turístico com parada no Museu Soumaya, na Colônia Roma e outros lugares.

De noite, se conecte à cultura mexicana no espetáculo do ballet folklórico do México. Por meio do espetáculo, você conhecerá as danças populares mexicanas de diferentes épocas e partes do país. O show tem duração de 3 horas, com retirada e transfer de volta para o hotel.

Faça esse passeio no Museu Soumaya ou assista o espetáculo do Ballet Folklórico do México com a Civitatis.

Dia 4 | Excursão a San Miguel de Allende

Que tal conhecer a cidade patrimônio da humanidade, San Miguel de Allende?! Uma excursão para esta cidade dura 17h30m, o ponto de encontro, e retorno, é na Cidade do México. Durante o percurso, um guia que fala espanhol e inglês estará acompanhando. 

A viagem tem duração de aproximadamente quatro horas e tem a primeira parada no balneário de águas termais La Gruta. Depois de relaxar o corpo nas águas aquecidas, a parada é no centro histórico de San Miguel, restaurantes e lojas de artesanato. As ruas estreitas e casas coloridas de San Miguel são um charme, para completar, há um mix de neogótico com barroco.

O que fazer em San Miguel de Allende
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio na cidade do México com a Civitatis. Clique aqui para reservar.

Dia 5 | Castelo de Chapultepec

No México, você pode fazer uma visita guiada pelo Castelo de Chapultepec, é uma visita de duas horas de duração. O castelo, de 1864, foi residência do príncipe austríaco que se tornou imperador mexicano, Maximiliano I. O castelo fica no alto de uma colina e já foi residência presidencial, atualmente, é o Museu Nacional de História. 

As exposições narram a história do México desde “A Conquista” (1521) até a Revolução Mexicana. São 12 salas de exposição permanente e 22 salas que refletem as vidas que já viveram no castelo. Você vai se encantar com a beleza dos amplos corredores, as pinturas e os detalhes na decoração.

Castelo de Chapultepec Cidade do México
Reprodução: Get Your Guide

Faça esse passeio na cidade do México com a Get Your Guide. Clique aqui para reservar.

Dia 6 | Excursão a Puebla e Choula

Aproveite os seus dias no México para conhecer as cidades mais antigas do país, Puebla e Choula. Por lá, você vai conhecer os vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl, além de ir a maior pirâmide do mundo, Tlachihualtépetl. O curioso é que uma grande montanha mantém esta bela pirâmide escondidinha.

Choula é considerada a cidade viva mais antiga da América, e Puebla é carinhosamente conhecida como Cidade dos Anjos. O passeio tem duração de 12 horas com saída e chegada em pontos específicos na Cidade do México. A excursão é acompanhada por um guia que fala português.

excursão a puebla e choula cidade do méxico
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio na cidade do México com a Civitatis. Clique aqui para reservar.

Dia 7 | Chimalistac e Mercado San Juan 

No último dia, você pode realizar um passeio diferente pela região de Chimalistac, o jogo de exploração é uma aventura envolvente. Por meio dele, você conhece a região como se estivesse desvendando a história com ajuda de um jogo interativo. Para participar, é preciso baixar o aplicativo no celular, que dará as orientações do percurso. O jogo leva cerca de 1 hora e meia e tem passagem pelo clássico letreiro da Cidade do México no parque De La Bombilla.

E, se você ainda tiver tempo, vale investir em uma excursão gastronômica pelo Mercado San Juan. Assim, antes de ir embora, terá experimentado pratos mexicanos autênticos e tradicionais. O passeio inclui degustação em 8 lugares específicos e o guia compartilhará curiosidades sobre os pratos e bebidas do país.

Mercado San Juan México City Cidade do México
Reprodução: Get Your Guide

Faça esse passeio na cidade do México com a Get Your Guide. Clique aqui para reservar.

Seguro Viagem México

O seguro viagem México é importante para você se sentir mais tranquilo durante a sua viagem pelo México. Apesar de não ser obrigatório, com ele você pode solicitar atendimento médico especializado e garante atendimentos emergenciais.

Além disso, as orientações são em português, ajuda muito para quando você não sabe explicar determinada dor em espanhol, por exemplo. O seguro viagem também pode auxiliar em situações como extravio de bagagem ou perda de documentos.

E, lembre-se de usar o nosso cupom TEMAISEME5, por meio dele você garante 15% de desconto no seu seguro viagem. Para usar, basta inserir o código antes de finalizar a compra. 

>>> Clique aqui e confira o nosso post especial sobre o seguro de viagem para o México. <<<

Perguntas Frequentes

O que fazer em 7 dias no México?

O México tem muitas cidades bacanas para conhecer, tudo vai depender do quê você realmente quer visitar. Dá para concentrar seus passeios na Cidade do México e arredores, ou ir para as praias mais afastadas. Clique aqui e conheça o roteiro Cidade do México e arredores em 7 dias por lugares diferentes.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 + 7 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE