Início > Mundo > Américas > México > O que fazer em Chiapas? 7 Passeios Imperdíveis

O que fazer em Chiapas? 7 Passeios Imperdíveis

Quando estiver procurando sobre o que fazer em Chiapas, tenha em mente que os passeios envolvem natureza, história e cultura. É isso mesmo, o estado mexicano é um dos destinos com parques nacionais belíssimos. As cascatas de águas são tão azuis que você duvidará sobre a veracidade, mesmo estando tão pertinho. E ainda tem os rios que criam seus caminhos secretos entre os cânions.

As cidades também são repletas de boas experiências, por aqui, a história é revelada aos poucos, por meio das ruínas. A começar pelo sítio arqueológico de Palenque. E, para além dele, ainda há muito que descobrir em San Cristóbal de las Casas, Tuxtla Gutiérrez e Chiapa de Corzo. Assim, todos os passeios em Chiapas vão se conectando e revelando uma história e cultura riquíssima. 

Por isso, não deixe de conferir este post com boas dicas sobre o que fazer em Chiapas. Separamos alguns passeios que abrangem os principais pontos turísticos da região. Perfeitos para serem inseridos em um roteiro completo, para amantes da natureza e da cultura local. 

No final, ainda separamos uma experiência especial: participe da produção da sua barra de chocolate! Ouça sobre a origem do chocolate e como transformar o fruto neste doce tão amado por tantos. 

Neste post tem:

Onde fica Chiapas?

Chiapas fica no México, é um estado na região sul do país, bastante famoso pelos sítios arqueológicos e belezas naturais. A capital do estado é Tuxtla Gutiérrez, porém, a cidade mais conhecida é San Cristóbal de las Casas. Por aqui você também terá o prazer de conhecer um dos sítios arqueológicos mais interessantes do mundo, o Palenque.

Esta é uma região repleta de planaltos montanhosos e floresta tropical bem densa. Ainda é possível apreciar a história por meio da arquitetura nas cidades, relembrando o período colonial espanhol. Em Chiapas, você também encontra as águas azuis e admira cânions com alturas de tirar o fôlego. 

Para completar, Chiapas é um dos estados com maior biodiversidade natural do México, são quase 12 mil espécies de fauna e flora identificadas. A principal economia da região é o turismo, inclusive, todas as cidades são bem interessantes de serem visitadas. Além das citadas, ainda tem a pitoresca Chiapa de Corzo, com muitos monumentos coloniais. Confira abaixo uma seleção de algumas dicas sobre o que fazer em Chiapas.

O que fazer em Chiapas?

Sítio Arqueológico de Palenque

O sítio arqueológico de Palenque é um dos pontos turísticos mais famosos de Chiapas. Ele é reconhecido pelo elevado valor histórico cultural, além de ter uma beleza peculiar incrível. Neste passeio, de 4 horas e meia, você terá tempo o suficiente para explorar o melhor das ruínas maias. É uma visita com transfer incluso, além do valor do ingresso.

sitio arquealogico palenque chiapas
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

>>> Leia o nosso post completo sobre o Sítio Arqueológico de Palenque e adicione este passeio em seu roteiro de viagem por Chiapas. <<<

Água Azul, Misol-Há e Palenque

Que tal um passeio pelas impressionantes águas azuis de Chiapas? Neste passeio, você irá desfrutar de um cenário de encher os olhos, com passagem nas Cascatas de Água Azul. Além de admirar os 30 metros de altura da Cascata de Misol-Há. E, por fim, haverá uma passagem pelo sítio arqueológico de Palenque.

O passeio dura cerca de 18h e a saída é ainda de madrugada, por volta das 4 da manhã, da porta do hotel em San Cristóbal de las Casas. Além do transfer, o passeio inclui um guia que fala português e o ingresso para Palenque.

cascata de água azul chiapas mexico
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Parque Nacional Sumidero

O Parque Nacional Sumidero é outra preciosidade de Chiapas. O cenário é desenhado por cânions que parecem querer espremer quem navega pelas águas que cortam suas pedras. Alguns paredões podem chegar a 700 metros de altura e tudo é abraçado por uma extensa área de preservação natural.  

Existem diversos tipos de passeios para o parque. Há excursões saindo de San Cristobal de las Casas, de duração de 9 horas e de 5 horas, ambas incluem o passeio de barco pelo rio. Além de uma visita à adorável e mágica cidade Chiapa de Corzo. Corzo é considerada a primeira cidade colonial fundada pelos conquistadores espanhóis, então preserva muita história e arquitetura.

Os alimentos, bebidas e guias de viagem não estão inclusos nos valores.

parque nacional canyon sumidero chiapas
Reprodução: Get Your Guide

Reserve este passeio de 9 horas com a Get Your Guide. Clique Aqui.

Reserve este passeio de 5 horas com a Get Your Guide. Clique Aqui.

Excursão ao Cânion del Sumidero

A excursão ao Cânion del Sumidero pode ser ainda mais inesquecível, em um passeio de barco com duração de 2 horas. O percurso adentra os paredões do Cânion, alguns chegam a 4.000 metros de altura. Além da beleza das pedras, deslumbre a riqueza da fauna e flora da região. Neste passeio também está incluída uma passagem pela Chiapa de Corzo, para conhecer as ruínas coloniais. 

O passeio tem duração total de 8 horas, com guia que fala português, transfer e barco inclusos. Crianças menores de 2 anos não pagam. 

canyon sumidero chiapas
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Tour privado por San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas é uma das principais cidades de Chiapas, e este passeio é realizado com um guia exclusivo. O povoado tem muita cultura e patrimônios arquitetônicos para serem explorados. Pelas ruelas de pedra, você conhecerá os segredos da cidade fundada em 1528, por Diego Mazariegos.

O passeio inclui paradas na Igreja del Carmem, Plaza 31 de Marzo e o museu que preserva o legado cultural da cidade, o MUSAC. Ainda há uma caminhada até a Catedral de San Cristóbal Mártir. O tour dura cerca de três horas, com transfer incluso e guia que fala espanhol ou inglês.

san cristobal de las casas
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Parque Nacional das Lagunas de Montebello

O Parque Nacional das Lagunas de Montebello é reconhecido pela beleza da água turquesa e negra de suas lagoas. Além disso, você será hipnotizado pela cascata El Chiflón cortando as montanhas. Inclusive, vá com roupas confortáveis, para subir os 800 degraus até chegar ao topo da cascata. Do alto, admire uma das vistas mais inesquecíveis da sua vida.

Esteja preparado para caminhadas durante todo o passeio, em determinado momento, serão 1,5 quilômetros por dentro da selva. Com paradas para ver as cascatas El Suspiro, de 25 metros de altura e, Ala de Ángel, de mais de 30 metros. Por fim, o Velo da Novia fecha o passeio pelas cascatas exibindo seus mais de 120 metros de altura. 

A saída do passeio é de San Cristóbal de las Casas, tem cerca de 12 horas de duração e inclui a retirada do hotel. O retorno fica por conta do viajante. Ainda há a opção de guia falando em inglês ou espanhol. Não estão inclusos bebidas e comidas. 

parque nacional das lagunas de montebello
Reprodução: Civitatis

Reserve este passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Oficina San Cristóbal: A Arte do Chocolate Maia

Que tal participar de uma oficina sobre chocolate? Melhor ainda, na terra dos Maias! Nesta experiência, conheça um lugar de fabricação de chocolate e participe dos processos produzindo a sua própria barra de chocolate. Você irá aprender a diferenciar os aromas do cacau, descobrindo como selecionar o melhor para a colheita. Além de remover os grãos de cacau, para realizar a moagem e então ter a pasta para elaborar sua barra de chocolate.

O passeio inclui a degustação de chocolate, a oficina e todos os materiais necessários para a produção da barra de chocolate. Tem duração de cerca de 2 horas e meia e você ainda sabe mais sobre as origens do chocolate.

oficina chocolate maia
Reprodução: Get Your Guide

Reserve este passeio com a Get Your Guide. Clique Aqui.

>>> Não deixe de conferir as nossas experiências em um dos países que está no nosso coração! Clique aqui e leia sobre os passeios pelo México. <<<

Perguntas Frequentes

Onde fica Chiapas?

Chipas é um estado no México, fica mais na região sul do país, fronteira com a Guatemala. São quase 600 quilômetros de distância de Oaxaca. Clique aqui e conheça Chiapas

O que fazer em Chiapas?

Chipas é o destino mexicano perfeito para quem gosta de aliar experiências na natureza incríveis com boas histórias da cultura local. Por aqui você irá desfrutar de caminhadas pela natureza, com cascatas de água azul-turquesa, bem como admirar sítios arqueológicos. Clique aqui e leia mais dicas sobre o que fazer em Chiapas

Preciso de seguro viagem no México?

Sim, é importante investir em um bom seguro viagem quando for para o México. O seguro viagem ajuda em situações emergenciais, pode ser uma dor de barriga que passou da conta. Até uma queda sem querer nas cachoeiras. Tendo um seguro viagem você saberá o que fazer em situações delicadas como estas. Clique aqui e confira informações sobre o seguro viagem México.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 1 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE