O que fazer em Brotas: dicas e passeios imperdíveis

Se você acompanha as nossas viagens pelo Brasil e viu o nosso review sobre a Capital da Aventura, deve estar ainda mais empolgado para saber o que fazer em Brotas.

Com opções que vão desde passeios mais radicais, até momentos para contemplar a natureza com toda a família, lá é o lugar certo para passar alguns dias com muita diversão.

Então, vale a pena saber direitinho quais as principais atrações da cidade, para não perder tempo ao escolher as melhores aventuras ou correr o risco de deixar alguma de lado.

Por isso, nós preparamos um guia ideal sobre os melhores e mais radicais passeios de Brotas para que você consiga montar o roteiro de viagem.

Aqui, também será possível encontrar algumas dicas de turismo histórico, para quem gosta de imergir na cultura local.

Vamos lá?

Quando conhecer Brotas?

Brotas é incrível em qualquer período do ano e é um lugar que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida.

Mas, se você quer aproveitar os rios cheios e as corredeiras com bastante água, vale a pena se organizar para conhecer a cidade durante o período de maior incidência de chuvas, entre novembro e março.

Nessa época, além de ter mais fluxo de água para tornar os esportes aquáticos ainda mais radicais, as cachoeiras se tornam mais caudalosas e o verde ganha um tom muito mais vivo.

Além disso, o clima fica mais ameno e o ar muito mais gostoso de ser respirado, devido ao aumento da umidade do ar.

Mas, não se preocupe se for visitar a cidade no inverno. Em Brotas você encontra diversão o ano todo!

12 dicas sobre o que fazer em Brotas

Para ter um roteiro ideal sobre o que fazer em Brotas, nós preparamos um guia exclusivo que vai te ajudar a organizar sua viagem com muito mais facilidade.

Nós separamos sugestões de passeios para todos os gostos, que vão desde as atividades de aventura, até o ecoturismo, outro ponto forte da cidade.

E, também, um pouquinho de história e cultura sobre o povo e o território brotense, que vale muito a pena conhecer.

São muitas opções que, com certeza, vão te garantir alguns dias de muita diversão!

Recanto das Cachoeiras

Só o nome desse parque incrível já dá uma pista sobre o que você vai encontrar por lá: se você ama cachoeiras, vai renovar essa paixão quando conhecer a Cachoeira Roseira e a Cachoeira Santo Antônio.

As duas estão localizadas em uma reserva de árvores, onde você pode curtir um dia todo de paz e tranquilidade, renovando as energias nas águas que correm sem parar.

Um dos grandes diferenciais do recanto está na piscina de borda infinita com vista para o vale. Inclusive, muitas pessoas costumam visitar o local justamente para fazerem fotos lindas contemplando o vale, que é incrível para isso!

Dentro do Recanto das Cachoeiras, você também poderá aproveitar para conhecer a praia artificial, onde é possível praticar esportes como o caiaque e o SUP, por exemplo. 

Não menos importante, dentro do parque também é possível se conectar diretamente com a natureza, observando as belezas do lugar pelos mirantes e ouvindo o som dos pássaros, trazendo um tom de tranquilidade e frescor ao passeio.

Piscina com borda infinita, praia artificial e cachoeiras: tudo isso dentro do complexo Recanto das Cachoeiras (fotos @temaiseme)

Viva Brotas

O Viva Brotas Eco Parque é uma daquelas sugestões que são “pacote completo”. Por lá, você garante uma hospedagem extremamente confortável, dentro um parque com diversas atrações e passeios.

Além das cachoeiras dentro do parque que conta com espaços para aventuras diferenciadas, como o super vôo (tirolesa deitada capaz de sobrevoar a 120m de altura), e o Skybike, uma bicicleta suspensa por cabos de aço, onde é possível pedalar há mais de 60m de altura! 

Por isso, podemos te garantir que o Viva Brotas vale muito a pena! E prepare-se para desfrutar das mais deliciosas refeições caseiras, enquanto se deslumbra com a vista da natureza pelo mirante.

Sky Bike e Super Vôo – os principais diferenciais do Viva Brotas (fotos @temaiseme)

Ecoparque Cassorova

Outra sugestão para quem curte se conectar com a natureza, é o Ecoparque Cassorova, onde está localizada a linda Cachoeira Cassorova e a Cachoeira dos Quatis.

Inclusive, se você tem interesse em praticar o canionismo, esse é o lugar ideal, já que a Cachoeira Cassorova foi escolhida como a melhor para a prática desse esporte.

Além dela, também é possível fazer a descida exploratória pela Cachoeira dos Quatis durante a sua trilha.

E depois, que tal relaxar e curtir a paisagem enquanto almoça em um restaurante com vista inesquecível dentro do próprio parque?

Ponte suspensa sobre a Cachoeira Cassorova, considerada uma das mais bonitas do estado de São Paulo (fotos @temaiseme)

Parque dos Saltos

Localizado no centro da cidade, o Parque dos Saltos é um dos muitos passeios gratuitos da cidade, justamente por ser considerado um cartão postal de Brotas.

Além de ser um local onde é possível se encantar com o poder das águas e a força da natureza, que se demonstra por corredeiras que caem furiosas, esse parque possui uma grande importância histórica para o povo brotense.

Lá está localizado o prédio da usina hidrelétrica de Brotas, que foi uma das cidades pioneiras em possuir luz elétrica no início do século XX.

Por isso, esse é um passeio que reúne conhecimento histórico, arquitetônico, cultural, além de ser um verdadeiro deslumbre da natureza.

Trilhas

Caminhar em meio às árvores é uma das atividades mais gratificantes que existem. Por isso, as trilhas são passeios muito procurados e estão entre os principais roteiros de quem procura o que fazer em Brotas.

Feitas sempre com o acompanhamento de guias especializados, essas caminhadas podem ter intensidades diferentes, justamente para atender todos os perfis de turistas.

E estar tão próximo da natureza é algo inesquecível. Respirar o ar puro e ouvir os pássaros cantando são privilégios que todos devemos ter.

As trilhas de todos os parques são bem cuidadas, limpas e sinalizadas (fotos @temaiseme)

Cachoeira de Cristal

A Cachoeira de Cristal é um dos presentes que a natureza nos dá, mas, para podermos ter a honra de conhecê-la, é preciso fazer um pouquinho de esforço.

Mas, nada que seja difícil de vencer.

É que para chegar até a localização desse recanto, é necessário fazer uma pequena trilha, que além de ser fácil e ter a ajuda de um guia, ainda garante uma vista extraordinária das formações rochosas de Brotas.

Esse é o tipo de passeio para quem busca ter contato com a natureza e se reenergizar em suas águas.

Tirolesas

Ela não seria chamada de “Capital da Aventura”, se os esportes radicais não estivessem na lista de o que fazer em Brotas.

E as tirolesas são a opção ideal para quem ainda não é tão adepto das atividades mais extremas, como o rafting, a boia-cross ou o canionismo.

Ou para quem não quer sentir frio no inverno. Apesar de Brotas não sofrer com uma queda de temperatura brusca, ainda assim tem quem prefere não se molhar nas águas.

Por isso, a tirolesa surge como uma opção viável e isso tem atraído muitos turistas para a cidade.

Descer entre as árvores, podendo observar tudo de perto e se sentir voando pelo céu brotense é uma experiência inesquecível.

Em vários parques você encontra opções de voos de tirolesa, com trajetos maiores ou menores, dependendo da sua disponibilidade e, também, da sua coragem.

Em Brotas existem tirolesas para todos os gostos. Nessa do ecoparque cassorova fazemos um vôo panorâmico sobre a cachoeira que dá nome do lugar (fotos @temaiseme)

Represa do Patrimônio

Gosta de água, mas quer elas mais calmas, para poder se sentar e relaxar em uma tarde de muita tranquilidade e preguiça? Em Brotas você também tem essa opção!

Na Represa do Patrimônio, que fica localizada no alto da serra brotense, você pode aproveitar um passeio delicioso, fazendo atividades de nado, dar voltas de barco e jet ski.

São mais de 14 hectares de área verde, com a represa adornando o ambiente. Um excelente lugar para passar o dia com a família!

O que fazer em Brotas: Rafting!

O rafting talvez seja a atividade off-road que mais atrai os visitantes a Brotas.

Contando com profissionais especializados no esporte e que, inclusive, são campeões da modalidade em torneios, você terá a oportunidade de descer as corredeiras mais incríveis da cidade.

Claro, com toda a segurança e se divertindo muito.

Além disso, ainda é possível curtir essa aventura à noite, com a modalidade de rafting noturno. Nela, você vai praticar o esporte nas noites de lua cheia, o que multiplica a adrenalina.

Areia que Canta

Neste complexo, você encontra desde hospedagens confortáveis e acessíveis, até atividades de ecoturismo. Um dos principais atrativos do local, o lago com estilo de fervedouros do Jalapão, faz a diferença para quem deseja explorar um destino diferente e com peso histórico de forma geral.

Além disso, ter uma atrativo como esse na hospedagem à disposição, certamente faz a diferença, não é mesmo?

Além disso, a estrutura do hotel também oferece apoio de monitores, para que as crianças fiquem entretidas com segurança, enquanto você relaxa no spa.

Tudo isso rodeado de natureza!

Ferroviária Brotense

Outro passeio turístico, histórico e cultural que vale a pena ser feito em Brotas, é o que nos leva a conhecer a Ferroviária Brotense.

Lá você irá imergir na história do interior paulista, com a sua malha ferroviária que ligava as cidades produtoras de café até os principais portos.

Com uma manutenção predial que nos transporta para o passado, esse é o passeio perfeito para quem curte conhecer um pouco mais sobre a cultura da cidade.

Com certeza, é mais uma das aventuras que Brotas te oferece!

Três quedas

Mais um ponto turístico maravilhoso e que está entre as principais opções de o que fazer em Brotas, é a Cachoeira Três Quedas, localizada em um lindo ecoparque.

Mas, se você, apesar de ser um amante de ecoturismo, ainda preferir acomodações mais confortáveis, no parque você também terá essa opção.

Imagine acordar, tomar um belo café da manhã e fazer uma trilha até a Três Quedas?

É, realmente, o cenário perfeito para quem quer ter férias inesquecíveis!

Mais dicas do que fazer em Brotas

Brotas tem atrações para todo tipo de turista e para a família toda. E é isso que torna esse lugar tão incrível e uma excelente opção de férias!

Nós montamos esse guia para você utilizar como sugestão de roteiro, mas vale a pena dar uma olhadinha no Guia Completo de Brotas, onde estão disponíveis todas as informações dos passeios nesse recanto.

Prepare-se para dias de muita aventura e contemplação à natureza. Acredite, Brotas vai ser inesquecível!

Confira mais fotos de Brotas

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − doze =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE