Recanto das Cachoeiras em Brotas: review completo sobre o ecoparque

Um dos passeios mais impressionantes que fizemos em Brotas, quando visitamos a cidade, foi no Recanto das Cachoeiras.

Esse complexo atrai visitantes de todo o Brasil, justamente por sua estrutura incrível, a famosa piscina de borda infinita e pela diversidade de atrações que oferece e com atrações do jeitinho que a gente gosta: com muita natureza e muito verde envolvidos!

E justamente por ter sido uma das experiências mais deliciosas do nosso passeio pela capital da aventura, nós queremos dividir com vocês.

Afinal, é uma parada quase que obrigatória, caso esteja planejando conhecer Brotas também!

Vamos lá?

O que é o Recanto das Cachoeiras em Brotas?

O Recanto das Cachoeiras é um parque ecológico em Brotas, perfeito para quem, como nós, é apaixonado pela natureza.

O maior diferencial desse lugar, é que ele oferece o contato com a natureza de diferentes maneiras.

Seja para fazer passeios mais voltados para aventura, seja para curtir um dia de descanso em meio ao verde e toda a energia boa que o local emana.

São diversas atividades, além de gastronomia de enorme qualidade, justamente para poder atender a diversos perfis de visitantes.

Por que visitar o Recanto das Cachoeiras em Brotas?

Visitar Brotas é uma decisão que vale a pena, simplesmente porque o lugar é incrível, com diversão garantida para qualquer pessoa.

Mas, quando pensamos, especificamente, no parque Recanto das Cachoeiras, os motivos se tornam ainda mais contundentes.

Isso porque, lá, você tem pacote completo: desde atividades radicais, até opções de relaxamento e contemplação.

Quer entender melhor como um único lugar pode ser tão perfeito assim?

Belezas naturais

O Recanto das Cachoeiras foi criado dentro de uma área de preservação da natureza. Por isso, espere por paisagens deslumbrantes, que são a maior e melhor expressão da vida ao ar livre.

Para quem é adepto do ecoturismo mais light, que não curte muito as aventuras radicais, passar um período no Recanto será uma experiência inesquecível.

Com caminhadas mais leves e trilhas de fácil acesso, você poderá explorar o lugar com mais tranquilidade, visitar as duas cachoeiras do parque, fazer arvorismo e ter momentos de contemplação nos mirantes espalhados pelo parque. 

Atividades

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter diversas opções de lazer em um único lugar, saiba que o Recanto das Cachoeiras é uma ótima opção justamente por oferecer essa modalidade.

São trilhas, caminhadas, visitas às cachoeiras, turismo rural, cavalgadas e imersão nas áreas florestais, além da praia artificial que fica dentro do parque, onde é possível fazer stand up paddle.

Isso, sem contar a estrutura do próprio parque, com o arvorismo, salão multiuso, mirantes e a piscina, à disposição dos visitantes.

A grande maioria das atividades já está inclusa no pacote de hospedagem ou day use. No entanto, os passeios mais longos, como a cavalgada, podem ter uma taxa extra, que vale a pena você conferir.

As trilhas e cachoeiras dentro do Recanto das Cachoeiras são bem sinalizadas e protegidas (fotos @temaiseme)

Gastronomia

A gastronomia é um diferencial enorme do Recanto das Cachoeiras. Isso porque, dentro do parque, foi montado um verdadeiro complexo gastronômico que irá encher seus olhos e estômago.

Para começar, aproveite os deliciosos pratos à la carte disponíveis no Restaurante Mirante da Cuesta, que ainda te proporciona a experiência de poder almoçar com uma vista linda da natureza local.

À tarde, depois das suas atividades e aventuras, que tal um lanche rápido no bar que fica ao lado da piscina?

São opções de porções e petiscos para quem está curtindo e quer se refrescar com uma bebida gelada e um lanche fresquinho.

E, para encerrar com chave de ouro, uma passagem pela sorveteria é ideal para garantir a sobremesa ou aquele açaí que repõe as energias!

Como funciona o Recanto das Cachoeiras em Brotas?

O Recanto das Cachoeiras oferece diferentes maneiras de visitação. Então, mesmo se a sua passagem por Brotas for rápida, ainda assim poderá aproveitar as vantagens que o parque oferece.

Lá, você tem a opção de escolher usufruir um período mais curto, na modalidade de day use. Ou, também aproveitar para curtir a infraestrutura da cidade, que está super preparada para o atendimento ao turista.

Hospedagem

Para quem deseja passar alguns dias de imersão contemplativa e aproveitar tudo o que o Recanto das Cachoeiras pode oferecer com calma e tranquilidade, vale a pena se hospedar em Brotas.

O parque possui uma parceria com a simpática Pousada Estalagem, que tem decoração e arquitetura inspirada nas românticas e confortáveis vilas europeias.

O capricho e a dedicação no atendimento da pousada são pontos a serem destacados, o que torna a experiência do visitante ainda melhor.

Mas, não é obrigatório escolher a Pousada Estalagem. Brotas possui uma infinidade de estabelecimentos que oferecem ótima estadia, com preços variados e que atendem a diversos perfis de turistas.

Inclusive, temos um artigo especial sobre as melhores opções de hospedagem em Brotas, que vai ser de muita ajuda caso esteja pensando em passar alguns dias na capital da aventura paulista.

Day use

O day use é uma modalidade de visitação de espaços que vem se tornando muito popular.

Isso porque ele oferece a oportunidade de conhecer os locais e aproveitar a estrutura, com passeios e aventuras, em um único dia.

Não é necessário, portanto, se preocupar com a hospedagem completa para poder ter acesso ao parque do Recanto das Cachoeiras.

O ingresso day use custa R$ 200 e garante oito horas de visitação ao lugar, podendo usufruir das atividades liberadas no local, como a Beach Pool e os mirantes para se apaixonar ainda mais pela natureza.

Além disso, você também pode aproveitar o café da manhã, almoço, lanches e sobremesas que estão disponíveis nos estabelecimentos do parque, por valores bastante acessíveis.

Também, é possível participar de passeios e atividades que não estão incluídos no day use. Nesses casos, basta cobrir a taxa extra.

Inclusive, vale a pena conferir os valores, pois há preços especiais no fechamento de pacotes completos.

Por exemplo, a cavalgada com o day use sai pelo valor de R$ 290. Muito mais vantajoso!

Aproveitando sua localização no vale, os atrativos do parque valorizam bastante a vista (fotos @temaiseme)

Principais atividades do parque

No Recanto das Cachoeiras você consegue encontrar atividades de diferentes tipos. Essencialmente, elas se enquadram em:

  • Contemplação;
  • Recreação;
  • Aventura;
  • Turismo rural.

É por isso que os passeios nesse parque atendem pessoas que se interessam por modalidades diferentes de ecoturismo.

Por exemplo, se a sua intenção é apenas relaxar e curtir a natureza, aproveite o momento contemplativo

trilhas e caminhadas leves, banhos de cachoeira e apreciação da fauna e flora locais.

Agora, se você quer recreação o dia todo, aproveite a piscina de borda infinita. Ela é um dos maiores diferenciais de atrativos do parque, devido a vista que tem para o vale. 

Se o seu negócio é turismo de aventura, vai se apaixonar pelas atividades presentes no Recanto. As trilhas suspensas são incríveis!

E, por fim, ainda dá para curtir um turismo rural de muita qualidade, com passeios à cavalo, inclusive pelos rios da reserva.

Para todos eles há opções de valores incluindo, já, o ingresso do day use. Mas, se preferir só aproveitar uma aventura especial, é possível comprar apenas o passeio e curtir a programação com os guias.

Indicamos verificar os valores do pacote completo. Afinal, é gostoso demais poder relaxar em uma piscina com vista para a natureza depois de muita atividade.

Como chegar no Recanto das Cachoeiras em Brotas?

O Recanto das Cachoeiras fica na cidade de Brotas. Dessa maneira, a primeira etapa para chegar até o parque, é indo para a cidade.

Então, há três principais formas de acessar esse recanto cheio de natureza e atividades incríveis.

1. Partindo de Brotas: 

Você deverá seguir em direção ao Patrimônio de São Sebastião da Serra. Vai andar por 5 km, até encontrar a SP 197. 

No trevo, deverá pegar a saída à esquerda, que dá acesso ao patrimônio. No local haverá placas de orientação, basta segui-las;

2. Partindo de São Paulo

A primeira rodovia que deverá seguir é a Bandeirantes, até Cordeirópolis. 

Lá, deverá acessar a Washington Luís até a saída 206B, que dá acesso à Brotas. Você irá entrar na SP 225 e vai seguir cerca de 40 km até a cidade. 

Estando em Brotas, basta seguir as orientações anteriores;

Partindo de Piracicaba 

Se estiver em Piracicaba, basta seguir em direção à Águas de São Pedro. Após a serra, você chegará até o Patrimônio de Santo Antônio. 

Lá, deverá pegar a saída que dá acesso ao Patrimônio de São Sebastião. 

A entrada para o Recanto das Cachoeiras está a 7 km desse bairro.

Qual a melhor época do ano para visitar o Recanto das Cachoeiras?

A melhor época do ano para conhecer Brotas e aproveitar para curtir o Recanto das Cachoeiras, é no verão.

Nesse período há mais incidência de chuvas, o que deixa as águas mais caudalosas, os rios mais cheios e as cachoeiras ainda mais bonitas.

Entretanto, mesmo no inverno, onde há menos chuva, Brotas é linda! E o parque também! Mesmo que você esteja pensando em visitar Brotas nesta época, ainda assim vale a pena.

Não deixe de conhecer o Recanto das Cachoeiras. Certamente, esse passeio será inesquecível para você, como foi para nós!

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × um =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE