Brotas: Tudo o que você precisa saber sobre a cidade

Se você é apaixonado por ecoturismo e por esportes radicais, Brotas precisa estar entre os seus destinos de viagem.

Com passeios que vão desde a contemplação da natureza, até descidas de boia-cross pelas corredeiras radicais, lá você terá atrações imperdíveis e muita diversão.

Afinal, Brotas não se tornou conhecida como a “Capital da Aventura” à toa! E o melhor de tudo, é que se a sua vibe for descansar, a cidade é perfeita para isso também.

Vem conhecer um pouco mais sobre essa cidade incrível, que nos proporcionou muita diversão e que vai te deixar enlouquecido de vontade de conhecer!

Por que visitar Brotas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Brotas vai muito além de off-road e cidade relacionada à festividades sertanejas. 

A região é muito conectada com a natureza e uma das principais referências de ecoturismo no Brasil. Inclusive, foi isso o que chamou mais a nossa atenção.

Essa cidade do interior do estado de São Paulo sempre aparece como sugestão entre os roteiros de turismo de aventura.

Uma pesquisa rápida para saber se realmente valia a pena conhecer e pronto! Nossas malas já estavam arrumadas.

Brotas tem uma deliciosa dualidade entre a aventura e a calmaria do interior, com passeios que exploram as belezas da natureza de uma maneira carinhosa e te proporciona paz e relaxamento.

E, rapidamente, o cenário pode mudar para um rafting completo ou para uma descida de tirolesa no meio de um reserva florestal inesquecível.

Quanto tempo ficar em Brotas?

Por ser uma cidade preparada para o turismo, Brotas possui uma infraestrutura e uma organização de apoio aos aventureiros muito boa.

Por isso, você tem roteiros de passeios prontos para quem visita a cidade por apenas um dia ou final de semana, ou para quem deseja passar uns bons 10 dias por lá.

Então, se você quer conhecer a cidade e participar de diversas aventuras que ela proporciona, inclusive aproveitar o polo gastronômico da cidade na deliciosa noite brotense, se organize para ficar, pelo menos, 5 dias.

Ou caso você more em SP, vale a pena pensar em fazer uma viagem mais curta, focando nas atividades que mais tenham a ver com seu estilo de viagem!

Qual a melhor época do ano para visitar Brotas?

O interior paulista é conhecido pelo clima quente e em Brotas não seria diferente. Então, independentemente do período que escolher para visitar a cidade, não se esqueça de levar protetor solar.

Mas, a nossa sugestão é que você a conheça no período mais chuvoso, compreendido entre novembro a março.

Com mais chuva, há um aumento do nível dos rios e os esportes e passeios aquáticos se tornam ainda mais legais.

Além disso, a natureza se torna mais exuberante, com um verde incomparável.

E, por fim, vale a pena dizer que o clima fica mais ameno e o ar muito mais gostoso de ser respirado, pois está mais limpo e fresco.

Na época de chuvas as cachoeiras ficam mais cheias e as temperaturas mais amenas (Fotos @temaiseme)

Como chegar em Brotas?

Chegar em Brotas é tão fácil quanto se apaixonar por ela. A cidade está localizada a cerca de 240 km de capital de São Paulo. Por isso, você pode ir de avião, carro ou ônibus até São Paulo e, de lá, pegar um ônibus de linha que vá até Brotas ou, se preferir, alugar um carro como nós fizemos.

Vale acrescentar que o trajeto da capital do estado até a capital da aventura é muito bonito e arborizado, com pistas duplicadas e pontos de apoio pelo caminho.

Hospedagens em Brotas

Lugar para se hospedar em Brotas não falta. São mais de 50 opções de hospedagem, que vão desde luxuosos hotéis-fazenda, até áreas de camping para quem quer ainda mais contato com a natureza.

Essa grande quantidade de opções dá a vantagem de poder escolher e programar a sua viagem sem comprometer demais o orçamento. Afinal, existem opções para todos os gostos e bolsos na cidade! 

Vale a pena dar uma boa pesquisada quando estiver escolhendo o lugar onde vai se hospedar, considerando que em alguns locais você tem passeios integrados à estadia, o que pode reduzir os seus custos com a viagem.

Além disso, com tantas sugestões, Brotas se torna um ambiente perfeito para fazer uma viagem familiar, inclusive com crianças e idosos.

Brotas por período – As melhores opções para aproveitar o dia!

Uma curiosidade do turismo em Brotas, é que os passeios são planejados para ocupar um período inteiro, sempre com antecedência por conta da restrição do número de pessoas por atividade.

Por isso, você consegue se organizar para visitar os lugares que deseja, sem correr o risco de perder aquela aventura que está desejando tanto.

Assim, você pode ocupar a manhã para relaxar, a tarde para se divertir em um passeio radical e a noite para curtir algum evento que esteja rolando na cidade.

Ou, inverter tudo e radicalizar logo cedo, fazer uma trilha à tarde e aproveitar a noite para ver as estrelas no lindo céu brotense.

Roteiro Manhã

A maioria dos parques e cachoeiras começa a funcionar de manhã, e os passeios costumam ser iniciados nesses horários.

Por isso, vale a pena reservar as manhãs para fazer as aventuras com as operadoras, que organizam e orientam os turistas para realizar as atividades.

Algumas sugestões do que você pode fazer para ocupar as suas manhãs de uma maneira muito radical são:

Fazer as atividades de aventura no período da manhã é a melhor opção para fugir do calor extremo da cidade (Fotos @temaiseme)

Roteiro Tarde

Se você seguir a nossa sugestão e aproveitar as tardes para fazer passeios mais tranquilos, Brotas também tem diversas opções para ocupar uma semana inteira das suas férias.

E são passeios para quem quer se conectar com a natureza, para quem deseja observar pássaros, e até almoços em lugares com paisagens incríveis!

Preparamos algumas ideias para você, veja só:

  • Nadar nas cachoeiras;
  • Trilhas;
  • Cavalgadas;
  • Passeios de quadriciclo;
  • Birdwatching – observação de pássaros;
  • Relaxar em piscinas naturais;
  • Visitar os pontos turísticos da cidade, como antiquários e ateliês de cerâmica.

Fazer trilhas e aproveitar as cachoeiras no período da tarde é a melhor opção para refrescar (fotos @temaiseme)

Roteiro Noite

Ah, a noite brotense! Prepare-se para noites inesquecíveis, em um céu estrelado, que é o cenário perfeito para um passeio romântico ou para estreitar laços familiares.

Mas, como em Brotas a aventura ultrapassa os limites, você também tem a opção de radicalizar inclusive à noite, com o Rafting Noturno.

Nele, você realiza o rafting descendo as poderosas corredeiras da cidade durante a noite, com a supervisão de um guia especializado.

Mas, se tiver interesse nessa aventura, entre em contato com as operadoras antes de programar a sua viagem, pois o Rafting Noturno é realizado apenas em datas específicas.

E, se você quer a nossa sugestão para um passeio mais calmo, temos essas opções:

  • Restaurantes e bares;
  • Cinema;
  • Passeio pelo centro turístico da cidade;
  • Centro de Estudos do Universo, para observar planetas e nebulosas com telescópio.

Vida noturna em Brotas

Brotas é uma cidade preparada para o turismo e, por isso, sua vida noturna é ativa e com diversas opções de passeios.

Se você quer curtir a noite brotense enquanto se delicia com iguarias culinárias, basta visitar o centro da cidade e lá você terá muitos restaurantes para escolher, que atendem a todo tipo de orçamento.

Lá você também encontra várias lojas de suvenirs, para levar presentinhos para todo mundo. Agora, se quer fazer um passeio romântico, o cinema é sempre uma ótima opção.

Gosta de cervejas artesanais? Então você não pode deixar de passar na Brotas Beer. Além da experiência com as bebidas da casa, é possível agendar um passei para conhecer toda a fábrica de uma das cervejarias mais famosas de Brotas!

E ainda temos o Centro de Estudos do Universo como sugestão, um lugar onde você pode observar o céu noturno com telescópios e, ainda, visitar um sítio arqueológico da região.

Gastronomia em Brotas

Brotas oferece mais de 80 opções de lugares para apreciar o melhor da gastronomia local. E tem para todos os gostos: desde restaurantes e bistrôs com pratos preparados por chefs de cozinha, até bares com porções deliciosas.

Além disso, você também pode dar a sorte de estar acontecendo algum evento gastronômico na cidade enquanto estiver de visita.

Motivos para visitar Brotas

Aventuras de todo o tipo, contemplação da natureza, fácil acesso, preços variados e que cabem no seu bolso, atrações gastronômicas e, até mesmo, observatório para ver planetas e estrelas: quer mais motivos para conhecer Brotas?

Tudo bem, nós podemos dar mais alguns!

Além de todo esse roteiro voltado para garantir sua diversão, nós também nos encantamos por Brotas pela estrutura da cidade.

Entenda melhor o que estamos querendo dizer.

Cidade tranquila

Mesmo sendo uma cidade turística e que recebe uma boa quantidade de visitantes diariamente, Brotas se mantém com aquele charme de cidade interiorana.

Inclusive, é possível perceber a influência desse bucolismo em alguns prédios, que ainda possuem características arquitetônicas antigas e que, por si só, são um deleite para os olhos.

As praças, recheadas de famílias se refrescando com um sorvete durante a noite e com crianças correndo para lá e para cá, é outro ponto que aquece os nossos corações.

Segurança

Também vale a pena citarmos a segurança de Brotas. Justamente por sua característica turística, em toda a cidade você nota o tom de segurança e acolhimento proporcionado pela região em si, garantindo uma experiência completa.

Isso, definitivamente, nos deixou com uma sensação confortável de poder passear tranquilamente pelo lugar, sabendo que estávamos sendo cuidadosos.

Cidade com forte influência da natureza

Brotas tem uma deliciosa influência da natureza em todos os seus aspectos. A começar de todos os passeios, que são baseados nas corredeiras e nas reservas florestais.

Mas, é notável como isso se estende para todo o resto da cidade, mesmo quando saímos do circuito das aventuras.

Até no centro urbano, podemos perceber que as ruas e as praças são arborizadas, o que garante um clima ameno e muito verde para encher os olhos.

Alternativas para toda a família

Por fim, um último motivo que coloca Brotas como uma de suas principais opções de destino para quando estiver programando a próxima viagem, é o fato de ser um lugar que atende pessoas de várias idades.

Mesmo que a cidade seja conhecida como a “Capital da Aventura”, você ainda tem sugestões de passeios mais tranquilos, que podem ser realizados por toda a família.

Além disso, a estrutura do lugar também é perfeita para garantir a acessibilidade.

De contemplação da natureza a esportes radicais, Brotas tem opção para todos (fotos @temaiseme)

Vale a pena visitar Brotas?

Sem sombra de dúvidas, Brotas é um lugar que vale a pena conhecer!

Mesmo para quem não é tão adepto do ecoturismo, ainda assim terá diversas opções de passeios mais calmos na cidade, que teve uma grande ideia ao disponibilizar tantas sugestões de roteiros.

Mas, se a sua vibe é se aventurar por aí, com certeza Brotas precisa estar entre os seus destinos! Confira dicas de passeios imperdíveis na cidade.

Confira mais fotos de nossos dias em Brotas

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 3 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE