Início > Mundo > Américas > Estados Unidos > Alasca > Aurora Boreal em Fairbanks no Alasca – Como Ver o Fenômeno

Aurora Boreal em Fairbanks no Alasca – Como Ver o Fenômeno

Para apreciar a aurora boreal Fairbanks, Alaska, você vai precisar ir na época ideal e ter bastante paciência. Mesmo assim, corre o risco de não conseguir avistar o fenômeno. Nós mesmo quase perdemos a oportunidade de conseguir ver por irmos para o caminho errado. Por isso, é preciso um bom planejamento, além de ficar ligado nas informações emitidas pelo aplicativo My Aurora Forecast & Alerts que ajuda na busca pela Aurora Boreal. 

Acredite, toda a paciência vai valer muito a pena! Para nós, foi uma das experiências mais emocionantes da vida! No nosso caso, de fato, Fairbanks se revelou o melhor local para apreciar a aurora. 

Fairbanks é uma cidade pacata, que preserva uma natureza ímpar e uma cultura peculiar. Aninhada nas vastas terras do extremo norte dos Estados Unidos, no Alasca. Neste post, vamos compartilhar algumas informações sobre como ver o fenômeno em Fairbanks.

Também contamos sobre qual a melhor época para ver a Aurora Boreal, bem como algumas dicas valiosas para aproveitar ao máximo essa experiência única. Aproveite a experiência para entrar em contato com a natureza e história da cidade, além de experimentar a culinária local.

Onde fica Fairbanks?

Fairbanks é uma cidade localizada na região central do estado do Alasca, nos Estados Unidos. Além disso, é considerada a segunda maior cidade do estado, depois de Anchorage. Para completar, ela é reconhecida pela proximidade com a natureza, oferecendo aos visitantes, a oportunidade de testemunhar a majestosa Aurora Boreal. 

Então, é uma das cidades perfeitas no Alasca para você ir durante os meses de inverno e apreciar o céu sendo colorido por luzes vibrantes. Além disso, ela é cercada por uma paisagem deslumbrante, com rios, montanhas e uma abundância de vida selvagem. Logo, é ideal para viajantes que gostam de aventura ou são amantes da natureza.

A cidade é facilmente acessível por via aérea e rodoviária, proporcionando uma porta de entrada para a vastidão do Alasca e todas as suas maravilhas naturais.

Por que Fairbanks é um bom lugar para ver a Aurora Boreal no Alasca?

Devido à localização geográfica, Fairbanks, no Alasca, é considerado um dos locais privilegiados para do mundo para observar a Aurora Boreal. A cidade está em uma latitude elevada, ao norte do círculo polar ártico. Em outras palavras, ela está bem dentro da “zona de auroras”, por isso, oferece mais oportunidades para testemunhar a Aurora Boreal.

Outro motivo importante é o clima! Fairbanks é conhecida por seus invernos rigorosos, com temperaturas frequentemente abaixo de zero, o que é perfeito para a formação da Aurora Boreal. A baixa precipitação de neve e a diminuição da cobertura de nuvens aumentam ainda mais as chances de ver esse espetáculo luminoso. 

Além disso, as noites de inverno são incrivelmente longas, estendendo-se por horas, o que é crucial, pois a escuridão é um requisito para apreciar a beleza da Aurora Boreal. Por fim, a temporada de Aurora em Fairbanks costuma ser em quase todos os meses de inverno, de setembro a abril. 

Aurora Boreal Fairbanks Alaska - T+M
A felicidade de quem presenciou a Aurora Boreal. (foto: @temaiseme)

Como e onde ver a Aurora Boreal em Fairbanks Alaska?

Para uma experiência inesquecível de observação da Aurora Boreal em Fairbanks, é essencial escolher os locais adequados. Uma das escolhas mais populares é o Parque Estadual do Rio Chena, situado a uma curta distância de Fairbanks. 

O parque possui áreas designadas para a observação da Aurora, além de instalações para acampamento e acesso fácil a rios congelados, que podem refletir as luzes da Aurora. Outra opção é a Área de Recreação de Murphy Dome, que fica a cerca de 30 minutos de carro de Fairbanks. 

A região de Olnes Pond também é incrível para apreciar a aurora. Além disso, muitos hotéis e pousadas em Fairbanks têm parcerias com operadoras de turismo que oferecem passeios noturnos para locais de observação ideais.

Entretanto, tenha em mente que tudo depende da previsão do tempo e as condições atuais da Aurora. Em outras palavras, não é uma atração controlada por homens, então saiba que pode acontecer de você ir para ver, e não conseguir. Já vimos relatos de viajantes que não conseguiram. De certa forma, tivemos um pouco de receio de não conseguirmos. Ou, como nós, pode acontecer em uma situação inesperada – estavámos trocando a água do motor home.

Por fim, vale lembrar que o aplicativo My Aurora Forecast & Alerts, foi essencial para nos informarmos sobre a Aurora Boreal. Por meio dele, acompanhamos previsões mais precisas sobre as possibilidades de avistar a aurora. Outra dica: não bobeie! Em determinado momento nos confundimos entre a informação do aplicativo e a estrada, resultado: perdemos a Aurora. Mas, quando combinamos nosso roteiro com as informações do aplicativo, avistamos um dos fenômenos mais incríveis do planeta.

Aurora Boreal Fairbanks Alaska - T+M
Fairbanks é uma cidade pacata, com pouco movimento, alguns hotéis e lojinhas básicas. (Foto: @temaiseme)

Qual a melhor época para ver a Aurora Boreal em Fairbanks?

A temporada ideal para observar a Aurora Boreal em Fairbanks, no Alasca, ocorre principalmente durante os meses de inverno, estendendo-se de setembro a abril. Essa época oferece as condições climáticas mais propícias para a observação do fenômeno. Durante o inverno, Fairbanks experimenta noites excepcionalmente longas, com poucas horas de luz solar, criando um ambiente perfeito para a apreciação das luzes do norte. 

A escuridão prolongada proporciona amplo tempo para a Aurora Boreal se manifestar e revelar suas cores deslumbrantes no céu noturno. No entanto, vale a pena notar que o período de pico para a Aurora Boreal em Fairbanks ocorre entre dezembro e fevereiro, quando as noites são mais escuras e as temperaturas mais frias. Durante esses meses, as chances de testemunhar um espetáculo mais intenso da Aurora são mais elevadas. 

Novamente, lembramos que por ser um evento da natureza, podem existir diversas alterações e a Aurora não aparecer durante sua viagem. Mas, vale a pena arriscar se este é um dos seus sonhos, como era o nosso!

Fairbanks Alaska - T+M
O inverno costuma ser a melhor época para ver a Aurora Boreal no Alasca. (foto: @temaiseme)

O que é necessário para ver a Aurora Boreal no Alasca?

Assim como em qualquer viagem, planejamento e organização é fundamental. Neste caso, lembre das roupas de frio e confira outras dicas importantes:

Vestuário adequado. Os invernos em Fairbanks contam com temperaturas abaixo de zero. Então, capriche nas roupas com camadas de proteção extra, e nos acessórios como luvas, cachecóis, gorros quentes e botas de inverno resistentes. É fundamental manter-se aquecido durante as longas noites de observação.

Equipamento fotográfico. O registro da Aurora Boreal foi mais complexo do que pensávamos – e olha que temos experiência com máquinas fotográficas. Uma coisa que notamos, se você não tem material profissional, o celular pode ser incrivelmente satisfatório. Nos surpreendemos como ele conseguiu captar as imagens com mais rapidez.

Planejamento e paciência. A observação da Aurora Boreal é uma atividade que requer planejamento e paciência. Esteja preparado para passar várias horas em locais de observação. Em uma das situações, ficamos 7 horas diretas no local de observação. Atenção: as Auroras podem surgir a qualquer momento e a espera pode ser recompensadora. Então, é bom acrescentar lanches, bebidas quentes e se manter confortável.

Baixar o aplicativo My Aurora Forecast & Alerts. Não conseguimos imaginar a caça pela Aurora Boreal sem este aplicativo. Ele utiliza a medida de 0 a 9 para informar as possibilidades de se formação da Aurora Boreal. O número maior significa que há maior probabilidade de visualização. Além disso, o mapa direciona a localização da aurora, então, é realmente primordial baixar este aplicativo.

Se preferir, você pode contratar um caçador de Aurora Boreal profissional. Eles costumam realizar as caças em vans e estão bastante habituados com a atividade, aumentando as oportunidade de visualizar o fenômeno.

Aplicativo para ver a Aurora Boreal - T+M
O aplicativo My Aurora Forecast ajuda muito na caça à Aurora Boreal. (foto: @temaiseme)

Como filmar e fotografar a Aurora Boreal?

Resolvemos falar um pouco mais sobre o processo de fotografar e filmar a Aurora Boreal. Como adiantamos, o celular pode ser um recurso que realmente te surpreenda. No nosso caso, conseguimos belas imagens com o recurso noturno do celular, enquanto estávamos nos adaptando com a máquina fotográfica. 

Confira abaixo outras dicas para você conseguir fotografar ou filmar a Aurora Boreal:

Use um tripé estável. A Aurora Boreal é frequentemente visível em condições de baixa luminosidade, então você vai precisar usar exposições longas. Por isso, é importante ter um tripé resistente para manter sua câmera estável e evitar imagens borradas.

Escolha a configuração certa. Configure sua câmera para exposições longas. Use uma abertura ampla (um número f/ baixo) para capturar mais luz. Uma velocidade ISO mais alta pode ser necessária, mas equilibre-a para evitar muito ruído na imagem. Um controle remoto ou temporizador pode ser útil para evitar vibrações ao pressionar o obturador.

Foco manual e hiperfocal. Como a Aurora Boreal ocorre no céu, ajuste sua câmera para foco manual e use a técnica de foco hiperfocal. Isso garantirá que tanto os elementos próximos quanto a Aurora estejam nítidos na foto.

Experimente diferentes exposições. A imprevisibilidade é uma das belezas da Aurora Boreal. Aproveite para tirar fotos com diferentes configurações e exposições. Dessa forma, você aumenta as chances de conseguir ter a melhor captura de imagem.

Tenha paciência e aproveite o momento. Fotografar a Aurora Boreal pode exigir esperar longas horas durante as noites frias de Fairbanks. Mantenha a paciência, esteja preparado para passar o tempo necessário. Por fim, lembre de aproveitar o espetáculo com seus próprios olhos, não apenas através da lente da câmera.

Como fotografar a aurora boreal - T+M
O tripé é essencial para conseguir tirar boas fotos. Treine antes do fenômeno em si. (foto: @temaiseme)

O que é a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal, muitas vezes chamada de “as luzes do norte”, é um espetáculo natural extraordinário que ocorre nas regiões polares da Terra. Esse fenômeno consiste na emissão de luzes coloridas que dançam nos céus noturnos, criando um espetáculo de cores vibrantes e padrões hipnotizantes. 

O efeito exibido pela Aurora Boreal é causado pela interação entre partículas carregadas do vento solar e a atmosfera terrestre. À medida que essas partículas colidem com átomos e moléculas na atmosfera, elas liberam energia na forma de luz. Então, você vai conseguir apreciar os tons de verde, rosa, roxo e azul que compõem o espetáculo.

Essa maravilha natural é frequentemente associada a áreas polares devido ao campo magnético da Terra, que concentra as partículas carregadas perto dos polos. Isso torna as regiões próximas ao Círculo Polar Ártico e à Antártica os lugares mais propícios para a observação das Auroras Boreais e Austrais, respectivamente. 

Aurora Boreal Fairbanks Alaska - T+M
É um verdadeiro show hipnotizante de luzes naturais. (Foto: @temaiseme)

Onde ficar em Fairbanks

Os hotéis em Fairbanks são muito aconchegantes, e oferecem boas comodidades, como piscina aquecida e coberta, academia, lavanderia e até suítes com cozinha completa. Para completar, estão bem localizados e alguns oferecem transfer gratuito para o aeroporto. Confira mais em Lodges e hotéis em Fairbanks.

Leia Mais

Perguntas frequentes sobre Aurora Boreal Fairbanks Alaska

Como ver a Aurora Boreal Fairbanks Alaska?

Para ver a Aurora Boreal, no Alasca, você precisa de paciência e planejamento. É preciso considerar a época do ano, bem como a região onde ela costuma aparecer. Leia mais em nosso post.

Quando ver a Aurora Boreal no Alasca?

Normalmente, a Aurora Boreal aparece no inverno, no Alasca. Por isso, invista em viagens no período de setembro a abril. As noites longas aumentam as chances de avistar a Aurora Boreal.Leia mais.

Onde ver a Aurora Boreal no Alaska?

Em Fairbanks, no Alasca você vai encontrar excelentes pontos de apreciação da Aurora Boreal. A região é bastante reconhecida por exibir as luzes da Aurora Boreal no inverno. Leia mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE