Início > Brasil > Centro-Oeste > Goiás > O que fazer na Chapada dos Veadeiros – 9 Atrações Incríveis

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – 9 Atrações Incríveis

Para organizar um roteiro com o que fazer na Chapada dos Veadeiros, tenha em mente quantos dias durará a sua viagem. A Chapada dos Veadeiros é um destino de ecoturismo brasileiro apreciado pelas belezas naturais e a vibe mística da região. É um lugar para relaxar, se desconectar da correria do dia a dia e, se possível, se aventurar em passeios na natureza. 

Este paraíso da natureza fica no estado de Goiás e conquista o coração de muitos viajantes, além de surpreender os desavisados. Então, não estranhe se você se perder na grandiosidade das paisagens e esquecer do tempo. É um lugar para voltar para casa com a energia renovada, mas, não esqueça do básico, protetor solar e repelente.

Para aproveitar ao máximo, mas com a tranquilidade que deve ser sentida na Chapada dos Veadeiros, se organize! Monte um roteiro com os principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros e evite correr contra o tempo. Aproveite a oportunidade para se concentrar mais tempo, em menos lugares. 

E, se possível, contrate pacotes fechados e guias especializados, dessa forma, os passeios rendem melhor. Além da conexão com a natureza, conhecendo a biodiversidade do cerrado, você tem a oportunidade de conhecer outra cultura e ajudar na economia da região.

Nesse post tem:

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros fica no noroeste do estado de Goiás, cerca de 230 km de Brasília. É mais que um grande parque nacional e abrange diversos municípios brasileiros. Os municípios são Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Cavalcante, Engenho, São João da Aliança, Colinas do Sul e Teresina de Goiás.

Os três primeiros municípios são os mais preparados para receber os viajantes, com opções de acomodações, agências de passeios e restaurantes. Alguns destes municípios são verdadeiros vilarejos. E, Alto Paraíso de Goiás é considerado a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Ao procurar o que fazer na Chapada dos Veadeiros tenha em mente que é um destino de ecoturismo. Por isso, a maioria dos passeios são focados na exploração, com cuidados e sustentável, das áreas naturais. Os passeios oferecem experiências profundas, paisagens naturais inesquecíveis e um encontro especial com a natureza. 

Também é o melhor destino para investir em práticas esportivas diferentes e cheias de aventura, como a tirolesa e o rafting. Nesta seleção, você terá algumas boas opções de passeios na Chapada dos Veadeiros, algumas incluem almoço e até encontro com comunidades quilombolas

Cataratas dos Couros

Para chegar nas Cataratas dos Couros, na Chapada dos Veadeiros, é necessário percorrer 3 quilômetros de caminhada de leve a média, ida e volta. Apesar de ser uma área de livre acesso, é indicado contratar um guia para auxiliar na caminhada. Além de te ajudar, você também colabora para o crescimento econômico da comunidade de Alto do Paraíso de Goiás. 

Dá para chegar andando em todas as quedas e cachoeiras das Cataratas dos Couros, elas são formadas pelo Rio dos Couros. As principais cachoeiras são: Muralha, São Vicente, Parafuso, Buão e Cânion dos Couros.

As Cataratas dos Couros impressionam pela grandeza (Foto @temaiseme)

Mirante da Janela

Na Chapada dos Veadeiros, o Mirante da Janela é outro atrativo que merece a sua atenção. A trilha para o Mirante da Janela tem 8 quilômetros, ida e volta, e é nível médio. Durante o percurso, a natureza presenteia com a beleza do cerrado, mesclando-se à vegetação e luz solar. Aprecie a cachoeira do Abismo, com seu poço de ‘borda infinita natural’

A entrada da trilha para o Mirante da Janela está mais próxima da Vila de São Jorge. Uma dica, se for na alta temporada, melhor ir andando, porque o estacionamento enche rápido. Como é uma área privada, há cobrança de entrada. Apesar de não ser necessário um guia, é interessante contratar um para auxiliar no passeio.

A trilha do Mirante da Janela muda de nível de dificuldade em sua extensão (Fotos @temaiseme)

Bocaina do Farias

Na Bocaina do Farias visite o belíssimo cânion com águas que correm entre as fendas, na Serra Geral do Paranã. Fica na Chapada dos Veadeiros, na altura da pacata cidade de São João d’Aliança, considerada o portal da Chapada dos Veadeiros. De São João d’Aliança até Bocaina do Farias são cerca de 52.5 km’s. 

Os paredões do cânion de Bocaina do Farias são de cair o queixo, eles chegam a 50 metros de altura. O percurso serpenteando dentro do cânion é de 800 metros. Na trilha, tem o rio Faria e a Cachoeira Toca da Andorinha, o percurso completo, ida e volta, dura cerca de 6 quilômetros. É uma trilha de nível médio para difícil, é preciso contratar os guias credenciados.

Por ser de difícil acesso, a Bocaina do Farias é um dos atrativos mais vazios da Chapada (Foto @temaiseme)

A Chapada dos Veadeiros conta com uma infinidade de cachoeiras para conhecer, entre elas estão as Cachoeiras São Bento, Almecegas I e II.


Excursão ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A excursão ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é privada e dura cerca de 10 horas. A saída é do seu hotel e pode ser feita até 12 pessoas de um mesmo grupo. Além da Chapada é possível escolher no roteiro uma passagem no Salto do Rio Preto ou no Vale da Lua. Os ingressos do parque e a comida durante a excursão não estão inclusos.

A primeira opção do passeio, que inclui a cachoeira o Salto do Rio Preto, é para quem gosta de longas caminhadas. Isto porque os participantes fazem uma trilha de 12 quilômetros. Ainda tem um passeio pela vila de São Jorge. A outra opção, passa pela tranquilidade do Vale da Lua e os participantes ouvirão histórias sobre OVNIs. Também tem uma parada no Jardim de Maythrea.

Faça esse passeio com a Civitatis

Tirolesa na Chapada dos Veadeiros

Que tal se aventurar pelas paisagens na Chapada dos Veadeiros em uma tirolesa?! A tirolesa é chamada Voo do Gavião com 850 metros de extensão e 100 metros de altura. Além da paisagem do cerrado, você também poderá admirar o Morro da Baleia e os limites do Parque Nacional. 

Neste passeio você pode reservar entre duas modalidades: voo sentado, em uma cadeirinha específica para a prática do esporte. Ou, no voo do gavião real, irá deitado de frente, em um equipamento específico, para sentir que está voando. A tirolesa funciona das 9 da manhã às 7 da noite, o ingresso é pela Fazenda São Bento.

Faça esse passeio com a Civitatis

Canyoning no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O canyoning no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um passeio inspirador e renovador. A caminhada até os pontos de descida oferece um visual deslumbrante e adianta toda a emoção que será a atividade. Serão feitos 6 rapéis e um salto. 

O ponto de encontro é o próprio parque. O trecho que faz parte do passeio e da prática esportiva é autorizado pelo ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Logo no início do encontro, os participantes recebem os equipamentos e as orientações adequadas para tudo ser feito com segurança.

Neste passeio, tem passagem cachoeira do Garimpão e a cachoeira do Carrossel. Os rapéis são de alturas diversas: o primeiro tem 6 metros, o segundo é em uma pequena cachoeira de 9 metros. Já o terceiro tem 10 metros, o quarto tem 5 metros, outro de 23 metros e o último são 40 metros de altura. É um passeio para quem gosta de muita adrenalina e paisagens inesquecíveis. 

Faça esse passeio com a Civitatis

Trilha aquática na Chapada dos Veadeiros com piquenique

Que tal participar de uma divertida trilha aquática na Chapada dos Veadeiros com direito a piquenique?! O passeio tem duração de 6 horas e tem saída na rua Borba Gato, em Cavalcante. O percurso acontece pelas correntezas do rio Bartolomeu, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. E ainda uma trilha aquática de 3 quilômetros.

A parada para recarregar as energias será na praia da reserva Bacupari com um piquenique. Nesta refeição, delícias como pão caseiro com carne desfiada e queijo, suco de fruta da estação, bolo e café. É uma atividade para maiores de 12 anos. 

Faça esse passeio com a Civitatis

Rafting na Chapada dos Veadeiros

Outra ótima opção de passeio na Chapada dos Veadeiros é o rafting, ele acontece nas correntezas do rio Paranã. Serão 14 km’s de percursos com praias e 5 corredeiras diversas, incluindo pelo Funil do Paranã. Ainda há um tempo reservado para um refrescante mergulho e brincadeiras com o grupo.

Para completar, há um encontro com a comunidade quilombola de Kalunga da Diadema, onde há tem cerca de 4.500 pessoas. No Memorial Kalunga da Tia Lió, muitos aprendizados com a matriarca e indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Iaia Procópia. O almoço, incluso no passeio, será servido na comunidade com produtos produzidos lá mesmo, uma experiência completa com pratos típicos.

Faça esse passeio com a Civitatis

Tubing + Trilha aquática na Chapada dos Veadeiros com piquenique

O encontro para este passeio acontece em Cavalcante e tem duração de 5 horas. O percurso inicia no rio São Bartolomeu, uma caminhada pelo leito para admirar as belezas naturais. Ainda há passagem pelo rio das Almas, ponto para as descidas de botes por quatro correntezas. Há paradas estratégicas para mergulhar, tomar um banho de rio e relaxar. O piquenique será na Reserva Bacupari.

Faça esse passeio com a Civitatis

Confira mais fotos da Chapada dos Veadeiros


Perguntas Frequentes

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros fica no noroeste do estado de Goiás, cerca de 230 km de Brasília. É um grande parque nacional que abrange mais de um município brasileiro. Entre eles estão Cavalcante, Alto do Paraíso de Goiás e São Jorge. Clique aqui e leia sobre a Chapada dos Veadeiros.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Na Chapada dos Veadeiros você desfrutará de passeios na natureza, conhecendo a biodiversidade do cerrado brasileiro. Clique aqui e conheça a Chapada dos Veadeiros.

Tem trilhas fáceis na Chapada dos Veadeiros?

Sim, existem opções de trilhas fáceis para quem não está acostumado a caminhadas mais pesadas. Nesses casos, vale a pena contratar um guia especializado, ou reservar um passeio fechado. Clique aqui e conheça algumas ideias de passeios.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 + 1 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE