Início > Mundo > Américas > México > O que fazer em Oaxaca – 6 lugares para conhecer

O que fazer em Oaxaca – 6 lugares para conhecer

Neste post, descubra o que fazer em Oaxaca, uma das cidades mais lindas do México. Separamos 6 lugares para se aprofundar na cultura da região, para vibrar com o colorido do povoado e se deslumbrar com a natureza. Você ainda pode degustar pratos típicos e explorar vilarejos de bicicleta.

Oaxaca de Juaréz, carinhosamente conhecida como Oaxaca, é um destino onde a cultura mexicana está bem representada. A expressividade das tradições não passa despercebida, bem como a importância sobre o contar e repassar suas histórias. Além disso, é um destino onde há bastante diversidade étnica, então, não estranhe se ouvir línguas indígenas além do espanhol. 

As casinhas coloridas pelo percurso ao centro histórico vão te conquistar. O mesmo acontecerá com a culinária local, aproveite para arriscar os pratos exóticos. O mais famoso é o chapuline: grilos assados e temperados. E se você planeja ficar na Cidade do México por uns dias, antes de conhecer Oaxaca, confira nosso post com 11 passeios.  

Nesse post tem: 

Onde fica em Oaxaca?

Oaxaca de Juaréz, ou simplesmente Oaxaca, é a capital do estado de Oaxaca e fica no sul do México. Está a cerca de 550 km de Cidade do México. A cidade é conhecida por ter uma pegada de interior, mas carregada de história, tradições e costumes para compartilhar. Por isso, é uma das principais escolhas para quem gosta das singularidades mexicanas.

Uma das melhores festas dos mortos acontece em Oaxaca. É também por aqui que você encontrar sítios arqueológicos pré-colombianos. Além do charme das cores, da beleza da natureza e a gastronomia. É uma cidade em meio às montanhas e dá para conhecer muita coisa andando e em excursões. 

O que fazer em Oaxaca?

Em Oaxaca de Juaréz, os passeios revelam mais sobre a cultura do passado desta região, bem como os reflexos no presente. Há opções para quem gosta de deslumbrar a natureza, de descobrir sítios arqueológicos e até cozinhar pratos e provar pratos típicos. Por fim, se tiver oportunidade, participe de uma das festas mais importantes do México: o Dia dos Mortos. 

Tour em Oaxaca

Não deixe de realizar uma visita guiada em Oaxaca, pelos principais pontos turísticos da cidade. O passeio tem duração de 4 horas e é para todas as idades. Você conhecerá as belezas da cidade e ouvirá história muito interessantes. A primeira parada é no Templo Santo Domingo de Gusmán, deslumbre a arquitetura barroca da construção.

Ainda há parada pelo Museu das Culturas de Oaxaca, com objetos das culturas mixtecas e zapotecas. Depois, a caminhada perpassa pelo centro histórico até a praça principal da cidade, conhecida como zócalo. Por fim, ainda há uma parada estratégica para comprar lembrancinhas típicas no Mercado Benito Juaréz. 

Este passeio inclui transfer de ida e volta do hotel, já o almoço e o ingresso para o museu não estão inclusos. 

tour em oaxaca santo domingo
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Monte Albán

O Monte Albán é uma das ruínas arqueológicas mais incríveis de Oaxaca, eles testemunham um pouco da cultura zapoteca. Ele fica a 10 quilômetros de Oaxaca e merece a sua atenção, com um guia especializado, você ouvirá detalhes sobre esta importante construção. São pirâmides, templos e altares construídos ao redor da Gran Plaza. 

O sítio é Patrimônio da Humanidade e uma das mais importantes cidades da Mesoamérica. O passeio é para todas as idades com 3 horas de duração. É tempo suficiente para conhecer o Monte Albán e as aldeias vizinhas, entrando em contato com a cultura local.

piramide monte alban
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Hierve el Agua

Hierve el Agua fica a 70 km de Oaxaca de Juaréz e é um conjunto de formações rochosas, com mais de 200 metros de altura. Ele impressiona pela cascata petrificada que passa a sensação de estar em uma piscina de borda infinita. É uma formação com mais de 2.500 anos de vida e ainda há o fascinante visual das montanhas. 

A formação das cascatas petrificadas aconteceram devido à concentração de água carbonata. O lugar era considerado sagrado pelo povo zapoteca. Na visita, você também poderá nadar nas piscinas naturais. Após admirar tanta beleza natural, os viajantes irão descobrir como é produzido o mezcal, bebida típica de Oaxaca.

O passeio não acaba aqui, segue para um almoço em Palenque Mezcal. E depois, a parada será em Teotitlán del Valle, para conhecer o artesanato colorido típico da região. Todo o passeio tem duração de 8 horas, é indicado para todas as idades. Não estão inclusos os valores dos ingressos dos sítios e almoço.

hierve el agua
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Tour de bicicleta por Santa María del Tule

Que tal adentrar a história de Oaxaca de bicicleta? Neste passeio, o encontro de bicicleta acontece no tempo Santo Domingo de Guzmán, com destino a Santa María del Tule. O passeio tem passagem pelo Palácio Municipal, pela paróquia de Santa María del Tule, um templo do século XVIII. Ainda há uma volta pelo parque Fraccionamiento el Retiro e paradas para fotos.

Para finalizar este passeio, conheça a árvore de Tule, ela tem mais de 2.000 anos e um tronco imenso, cerca de 14 metros de diâmetro. Aproveite o momento para tirar foto e provar guloseimas locais. O passeio tem 3 horas e percorre 24 quilômetros. É para maiores de 8 anos e inclui o aluguel da bicicleta, guia, transfer e garrafa de água.

bicicletas oaxaca santa maría del tule
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Descubra a gastronomia oaxaqueña

Descubra a gastronomia oaxaqueña de um modo diferente e envolvente, neste passeio você coloca a mão na massa. É isso mesmo! Além de aprender mais sobre a culinária local, um chef especialista te ensinará como preparar dois pratos típicos. O interessante é que você irá ao mercado de Oaxaca comprar os ingredientes para preparar o prato. 

Os pratos que podem ser escolhidos são: mole, sopa oaxaquenha, tortilhas ou tamales. Além das comidas, aprenda como fazer as bebidas clássicas para acompanhar esta experiência gastronômica mexicana. É um passeio de 5 horas e meia de duração. Confira o que está incluso neste passeio: 

  • Retirada e transfer de volta ao hotel.
  • Chef de língua espanhola e inglesa.
  • Compras do mercado.
  • Ingredientes.
  • Oficina de cozinha mexicana.
  • Comida e bebida.
bicicletas oaxaca santa maría del tule
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Tour noturno do Dia dos Mortos

Se você estiver em Oaxaca no final de outubro, precisa incluir o tour noturno do Dia dos Mortos. O passeio acontece em uma das festas mais tradicionais do México, o Dia dos Mortos, com cerca de 5 horas de duração. Tem passagem pelo panteão Santa Cruz Xoxocotlán e o Atzompa, na comunidade de Valles Centrales. 

E, para quem deseja se aprofundar nesta experiência, insira o passeio pelo povoado de Etla. O vilarejo é conhecido como La Muerteada, no dia 1º de novembro. Tem duração de 4 horas e ainda inclui um jantar tradicional para fechar a noite. 

Ambos os passeios são interessantes para quem deseja conhecer de perto as danças, cores, decorações e vestimentas desta festa. É possível realizar um dos passeios, ou ambos, as saídas são de Oaxaca.

>>> Vai para Cidade do México? Confira o nosso post com roteiro para Cidade do México até 7 dias. <<<

tour oaxaca dia dos mortos
Reprodução: Civitatis

Reserve esse passeio com a Civitatis. Clique Aqui.

Seguro Viagem México

Para ter uma viagem tranquila, independente do destino, é importante investir em um seguro viagem. Nenhum viajante espera que um problema surja, mas é preciso estar preparado para a possibilidade. Principalmente se tratando de questões médicas. Desta forma, ao ter um seguro viagem México você garante atendimento médico e hospitalar de emergência. 

As coberturas são diversas, das básicas até mais amplas, como cobertura por emergência provenientes de Covid-19. Há cobertura odontológica e auxílio para lidar com bagagens extraviadas. Na Seguros Promo você consegue comparar os melhores seguros viagem para o México e com o cupom TEMAISEME5 garante desconto. São 5% off no valor final do seu seguro viagem.

>>> Confira mais detalhes em nosso post Seguro Viagem México – Qual o melhor em 2022 <<<

Perguntas Frequentes sobre O que fazer em Oaxaca

O que fazer em Oaxaca?

Oaxaca é uma cidade vibrante, com muitos passeios histórico-culturais e bela natureza. Clique aqui e leia nosso post com 6 lugares para conhecer em Oaxaca.

Tem praias em Oaxaca?

Na capital, Oaxaca de Juaréz, não tem. As praias estão no estado de Oaxaca, distante da capital. Clique aqui e saiba o que fazer em Oaxaca.

Preciso de seguro viagem para o México?

O seguro viagem não é obrigatório para o México, mas é super indicado. Em caso de emergências médicas e hospitalares o seguro ajuda bastante. Clique aqui e conheça os detalhes sobre o seguro viagem para o México.

Quando ir a Baja California?

O México é conhecido pelo calor e, esta região é bastante quente, então é bom encontrar um meio termo. Leia mais informações em nosso post Baja California Sur – Quando ir, O Que Fazer, Onde Ficar.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + 10 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE