Início > Mundo > Hierve el Agua, Oaxaca – Guia completo para conhecer

Hierve el Agua, Oaxaca – Guia completo para conhecer

O conjunto montanhoso de Hierve el Agua, Oaxaca são difíceis de serem acessados, mas incrivelmente bonitos de serem admirados. É um daqueles lugares que você vai para dar check na lista, e volta compreendendo ser mais do que isso. Impossível explicar em detalhes, é preciso ir e vivenciar! É um lugar imperdível para quem está elaborando um roteiro em Oaxaca de Juárez.

Compartilhamos as principais informações sobre Hierve el Agua, Oaxaca e como você pode se organizar para conhecer este lugar tão especial. Além de contar sobre o lugar, separamos alguns passeios completos e com guias, para você não passar perrengue. 

Neste post tem:

O que é Hierve el Agua?

Hierve el Agua é o nome dado ao lugar com um conjunto de cachoeiras petrificadas. Isso mesmo, a formação geológica nas montanhas em estilo estalactites que encantam os viajantes. Não é para menos, o visual é único, de longe, a natureza esculpiu tudo tão bem que você acreditará ser mais uma cachoeira. Mas, ao se aproximar, entenderá que foi iludido, na verdade, são rochas e pedras em branco. 

O visual é resultado de milhares de anos do encontro da água, com o carbonato de cálcio e outros minerais. Em Hierve el Agua são duas cascatas principais, a maior tem mais de 30 metros. A segunda, cerca de 12 metros. 

Acima das montanhas, desfrute de um panorama de tirar o fôlego e aproveite para mergulhar nas piscinas naturais de águas esverdeadas. As nascentes emergem da própria falésia e as águas são quentes, com temperatura média de 24 ºC. E, como a água borbulha ao sair das nascentes, o lugar recebeu o nome de Hierve el Agua. Em tradução livre, seria algo como ferva a água, ou, água fervida.  

As bacias foram moldadas pelo tempo em calcário e, novamente, o contraste com a paisagem é belíssimo. Definitivamente, será difícil encontrar outras piscinas de borda infinita tão inesquecíveis.

A famosa arvore seca e as águas esmeraldas do Hierve el Agua (foto @temaiseme)

Onde está localizada?

Hierve el Agua, Oaxaca fica na pacata cidade San Lorenzo Albarradas, quase 70 quilômetros de distância da capital de Oaxaca. Para chegar nela é preciso lidar com os zigue-zagues de uma estrada de terra nada confortável. O trecho costuma ser feito em caminhonetes que chacoalham bastante, mas a natureza te mostrará que vale a pena!

Um fato interessante é que Hierve el Agua é um ponto turístico tão reconhecido que possui algumas comodidades para os viajantes. Por exemplo, banheiro, vestiário e barracas vendendo comida típica e snacks. Logo, tenha em mente que na alta temporada será bem difícil tirar fotos apenas da natureza 😉

>> Quer saber o que fazer em Oaxaca? Confira o nosso post com boas dicas para aproveitar a cidade e ainda se encantar com o Hierve el Agua. <<

Como chegar sozinho para visitar?

No caso de escolher ir sozinho para Hierve el Agua, pegue um ônibus em Oaxaca rumo ao povoado de Mitla. Você pode aproveitar e conhecer o sítio arqueológico local, ou ir direto para Hierve. No caso de seguir para Hierve, neste mesmo lugar que o ônibus de Oaxaca te deixou, você pega uma caminhonete para Hierve el Agua. Normalmente, estas caminhonetes só saem com um mínimo de cinco passageiros e deixam na reserva. Os valores de todos os transportes são: 20 pesos mexicanos o ônibus de Oaxaca até Mitla, 75 pesos a caminhonete (chamada de táxi compartilhado), 15 pesos o pedágio além da entrada é de 50 pesos. Os valores são por pessoa e podem sofrer alterações. 

Caso não queira ir por conta própria, o é indicado realizar o passeio com empresas especializadas e autorizadas. Para conhecer de perto a grande cascata de Hierve el Agua também esteja preparado para encarar mais outra trilha. 

Lembre que o México é calor, então é preciso um condicionamento mínimo para fazer este passeio. Pois, além do desgaste físico das trilhas, o calor também costuma ser intenso. As trilhas não são complexas, indicadas para todos, inclusive iniciantes. Mas, ter em mente a necessidade deste preparo é essencial. 

Como chegar num tour para visitar?

Existem outras alternativas para realizar o passeio por Hierve el Agua, Oaxaca, as agências de viagem e passeio. O interessante aqui é ser possível atrelar mais de um lugar no passeio e ter o direcionamento de um guia especializado. Além do conforto extra de ter um ônibus te pegando no hotel. Confira abaixo os principais passeios para Hierve el Agua:

Excursão a Hierve el Agua e Teotitlán del Valle

Este passeio tem duração de 8 horas e sai de Oaxaca direto para Hierve el Agua. O bacana desta excursão é que os participantes poderão nadar nas piscinas naturais de Hierve el Agua. Além disso, o passeio leva para explorar a história da bebida típica de Oaxaca, o mezcal, está incluso degustação. 

Haverá parada para almoço em Palenque Mezcal, não incluso no pacote, e depois todos vão para Teotilán del Valle. É um lugar para conhecer mais um dos costumes zapotecas, são produtos têxteis artesanais coloridos e com desenhos tradicionais. O passeio pode ser feito por viajantes de todas as idades.

Incluído

Guia de língua inglesa e espanhola; transfer de ida e volta ao hotel em transporte de ônibus ou micro–ônibus.

Não incluído

Almoço. Ingresso de Hierve el Agua: MXN50 por pessoa. Ingresso de Xagaa: MXN20 por pessoa.

O nome Hierve el Agua vem das bolhas que formam nas nascentes (Foto @temaiseme)

Clique aqui e confira todos os detalhes deste passeio.

Excursão Hierve el Agua Hike e Mezcal Tour

Com saída de Oaxaca, este passeio tem duração de 11 horas e a primeira parada também é realizada em Hierve el Agua. Após mergulhar nas piscinas naturais e admirar toda a beleza, siga para uma caminhada de 7 quilômetros para outro oásis secreto. É preciso ter um nível intermediário para esta caminhada que revelará uma cachoeira escondida.

Depois, descubra como o mezcal é produzido em uma destilaria local, com direito a degustação. Haverá tempo para saborear a culinária local na hora do almoço, como as tlayudas, uma das especialidades da gastronomia oaxaqueña

Incluído

Guia de língua inglesa e espanhola. Transporte de ida e volta. Café da manhã e almoço. Bebidas. Degustação de mescal. Acesso a áreas naturais protegidas.

De longe parece espuma, de perto podemos ver as formações de calcário do Hierve el Agua (foto @temaiseme)

Clique aqui e confira todos os detalhes deste passeio.

Excursão El Tule, Mitla e Hierve el Agua Tour com Mezcal

Neste passeio de duração de 8 horas, o ônibus sai da cidade de Oaxaca rumo a cidade de Teotitlán del Valle. Além dos tapetes artesanais de del Valle, explore o sítio arqueológico de Mitla. Em seguida, os participantes são guiados até Árvore do Tule, a Árvore de Santa María del Tule. A árvore tem mais de dois mil anos de vida, considerada uma das maiores do mundo, ela tem cerca de 14 metros de diâmetro. Só de altura são 42 metros, é imensa!!!

É uma excursão repleta de história da cultura local somada à magnitude e beleza da natureza. Tem parada em uma destilaria de mezcal tradicional, com degustação. Então, vá até Hierve el Agua e conheça toda a riqueza natural do lugar. É um passeio com mais paradas, ideal para quem gosta de conhecer mais de um lugar em pouco tempo. 

Santa María del Tule é muito especial pra mim. Em minha primeira visita ao México, em 2008, tive a oportunidade de ver de perto o cortejo de um enterro que estava acontecendo no povoado. O México tem uma relação muito diferente e especial com a morte. Não é a toa que celebram o dia dos mortos. Nunca vou esquecer da emoção de ver e ouvir os Mariachis tocando enquanto os moradores da cidade acompanhavam em direção a igreja.

Incluído

Embarque e desembarque no hotel. Transporte em van com ar condicionado. Guia de língua inglesa e espanhola. Degustação de mescal.

Não incluído

Taxa de entrada da Árvore do Tule. Taxa de entrada no Hierve el Agua. Taxa de entrada no Sítio Arqueológico de Mitla. Almoço.

Hierve el Agua é um dos destinos preferidos dos oaxaqueños, se quiser pegar vazio, chegue cedo (foto @temaiseme)

Clique aqui e confira todos os detalhes deste passeio.

Seguro Viagem México

Em qualquer viagem é importante adicionar um seguro viagem para garantir a tranquilidade do passeio. Com o seguro viagem você sabe que, se acontecer alguma emergência, tem a garantia de um atendimento qualificado. Além disso, ninguém merece ficar tendo que pensar como solucionar um problema em outra língua.

Então, se for para Hierve el Agua, tem um seguro viagem México de qualidade contratado. Apesar do seguro não ser obrigatório no México, é uma garantia em caso de emergências.

Os seguros cobrem atendimentos médicos, hospitalares e até odontológicos. Além disso, podem ajudar em caso de perda de documentos, extravio de bagagem e até reembolso de gastos com remédios.

Para você comprar o seu seguro viagem, entre no site do nosso parceiro Seguros Promo e faça uma cotação gratuita. No orçamento, você consegue visualizar até 4 seguros simultaneamente, para facilitar a comparação das coberturas e dos valores.

E com o nosso cupom TEMAISEME5 você garante 5% de desconto no valor final. Clique aqui e confira todos os detalhes sobre o seguro viagem México em nosso post especial.

As piscinas naturais de águas esmeraldas tem vista privilegiada do vale (foto @temaiseme)

Perguntas Frequentes

Quanto custa para entrar em Hierve el Agua, Oaxaca?

O preço para entrar em Hierve el Agua é de 50 pesos, mas o valor pode sofrer alterações. Então, use o valor como referência caso vá sozinho e leve dinheiro trocado. Clique aqui e saiba mais sobre Hierve el Agua.

Dá para visitar Hierve el Agua em um dia?

Na verdade, um dia inteiro seria o ideal para você conhecer Hierve el Agua com tranquilidade. Porém, normalmente, os passeios incluem outras paradas. Mas, não fique triste, dá para aproveitar bastante a vista. O diferencial é que ficará menos tempo na piscina. Leia mais sobre Hierve el Agua em nosso post.

Onde fica Hierve el Agua?

Hierve el Agua fica em uma cidadezinha próxima de Oaxaca de Juárez, por isso, se for para Oaxaca, inclua este passeio no roteiro. Clique aqui e saiba como incluir este tour no seu roteiro.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − catorze =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE