7 hotéis sustentáveis na Amazônia que você precisa conhecer

Se você está procurando por hotéis sustentáveis na Amazônia, chegou ao artigo certo.

Sabemos que em uma viagem a hospedagem é uma parte extremamente importante, visto que a partir dela temos noção de localização. Se fica perto ou longe dos pontos que queremos visitar. Começamos a nos programar financeiramente e conhecemos o que está (ou não) incluído no preço final.

Quando pensamos em turismo sustentável, precisamos associar a hospedagens sustentáveis, sempre que possível.

Ou seja, locais que vão de acordo com o que consideramos éticos, responsáveis com o meio ambiente, que prestem serviços para a comunidade local, entre outros fatores.

A hospedagem escolhida pode até mesmo influenciar na sua percepção sobre a cidade ou país que você visita.

Viajar para a Amazônia, sem dúvidas, é uma experiência incrível. Quando optamos por hotéis que sejam sustentáveis, a viagem ainda mais inesquecível.

Preparamos uma lista com o hotéis sustentáveis mais incríveis da Amazônia para te ajudar na hora de programar a sua próxima viagem.

Hotéis Sustentáveis na Amazônia

1. Uakari Lodge (Tefé – Amazonas)

Começando nossa lista com o Uakari Lodge, uma opção bem famosa para quem busca hotéis sustentáveis na Amazônia.

A localização deste hotel é em uma unidade de conservação, em uma área remota na Reserva Mamirauá (que é considerada Patrimônio Natural da Humanidade).

Acreditamos que o maior diferencial seja vivenciar o turismo de base comunitária, visto que é a Reserva Mamirauá é primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Brasil, isto é, as comunidades locais tiveram permissão de continuar vivendo e extraindo os recursos para sua subsistência.

O grande objetivo do Uakari Lodge é o de gerar renda para os moradores locais e promover a conversação dos recursos naturais.

O hotel flutua nas águas do Rio Japurá e o turista pode sair de barco para contemplar a fauna e a flora, além de ter contato com as comunidades ribeirinhas da região.

Por ser um hotel flutuante, o serviço do Uakari Lodge é all inclusive. Todas as refeições são oferecidas no próprio hotel e tem a culinária local como grande diferencial.

Serviço de transporte para o aeroporto e translado também estão disponíveis, o valor desses serviços são a parte, assim como os de e bar.

Entre as opções de quartos para a reserva, o Uakari Lodge disponibiliza quartos familiares. Todos os quartos são bem equipados e com vista para o rio.

As avaliações sobre o hotel são as melhores possíveis, os viajantes destacam o preço x qualidade, o atendimento, limpeza e a localização.

Eles contam com programas de 3, 4 e 7 noites e a reserva é feita com o próprio Lodge. Sem dúvidas seus dias por aqui serão inesquecíveis.

É recomendado reservar o quanto antes, a procura por este alojamento é grande e são poucos quartos disponíveis.

Consulte valores dos programas para 03, 04 e 07 noites e reserve diretamente com o Uakari Lodge


2. Cristalino Lodge (Alta Floresta – Mato Grosso)

Se você associa Amazônia com alojamentos pouco equipados e sem o conforto necessário, você está enganado e o Cristalino Lodge vem para te provar isso.

Figurando nossa lista hotéis sustentáveis na Amazônia como o mais luxuoso deles, o Cristalino Lodge alia conforto e sofisticação, sem deixar a sustentabilidade de lado.

O hotel está localizado no município de Alta Floresta, no Mato Grosso, especificamente na Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN). Ou seja, tal área é privada e tem como objetivo conservar a diversidade biológica e isso foi feito por um ato voluntário do proprietário.

Todas as atividades do local são feitas tendo como base a sustentabilidade e o próprio hotel prepara para todos os hóspedes um programa que envolve temas como: conservação dos recursos naturais, educação ambiental e turismo responsável. Incrível, né?

O local tenta sempre oferecer Workshops com temas diversos. A última edição contou com programas especiais sobre fotografia.

No preço final estão incluídos o café da manhã, internet e artigos de higiene. Os quartos são divididos por suítes e quartos familiares.

Além disso, os cuidados do Cristalino Lodge com os hóspedes começam muito antes da viagem. No site do hotel há uma lista de itens para levar na viagem além de dicas como quais cores de roupas são mais recomendadas e aquelas que devem ser evitadas (para aumentar as chances de ver vida selvagem).

Para reservar preencha o formulário no site do Cristalino Lodge


3. Manati Lodge (Manacapuru – Amazonas)

Ainda em nossa lista de hotéis sustentáveis na Amazônia, o Manati Lodge não pode ficar de fora.

O local assumiu como compromisso a preservação da floresta e por isso todas as suas atividades estão em volta disso e do respeito pela comunidade local. Uma das premissas do Manati Lodge é o turismo responsável, como consta no site:

“Defendemos o turismo responsável como o único e verdadeiro caminho para a sustentabilidade, pois acreditamos que estamos contribuindo com a turismo responsável quando retiramos da floresta somente o mínimo necessário para nossa sobrevivência, quando empregamos mão de obra local trazendo renda direta para a comunidade, quando fortalecemos o Turismo de Base Comunitária incentivando nossos hóspedes à consumirem o artesanato e produtos locais e quando cuidamos de todo resíduo que geramos para serem corretamente descartados. Queremos que nossas atividades tenham o menor impacto possível à natureza.”

Manati Lodge

O mais legal de tudo isso é a possibilidade de ter contato com a comunidade local, além da oferta de programas de acordo com o interesse do turista e da disponibilidade de dias.

Por exemplo, o programa Anaconda com duração de 5 dias e 4 noites conta com trilha, visita a comunidade ribeirinha, a casa de farinha e jardim das plantas medicinais, pescaria recreativa, pôr do sol, focagem noturna, entre outros.

Esses programas incrementam ainda mais a sua viagem e experiência.

O hotel conta com café da manhã, restaurante (a parte), internet, ar condicionado e bar. Os quartos escolhidos podem ser do tipo familiar ou suíte.

No site oficial é possível realizar a reserva, preenchendo um formulário com o programa desejado e as datas. Consulte a política de hospedagem para crianças.

Para reservar preencha o formulário no site do Manati Lodge


4. Vila de Alter (Alter do Chão – Pará)

Localizada em Alter do Chão, Pará, a Vila de Alter é outra opção para quem busca hotéis sustentáveis na Amazônia.

De acordo com o site oficial da acomodação, durante a estadia no local é possível ter acesso a roteiros ecológicos, turismo de aventura, atividades recreativas, pesca artesanal e vivência com as comunidades ribeirinhas.

Acessando o calendário disponível no site é possível saber as opções turísticas de acordo com a estação do ano, dessa forma, o hóspede consegue planejar melhor quando ir, de acordo com as experiências que deseja vivenciar.

São 6 bangalôs que acomodam de 2 a 4 pessoas, além de estacionamento gratuito, internet, café da manhã, bicicletas e ar condicionado.

Simule o preço para das datas que deseja no site do Vila de Alter


5. Mirante do Gavião (Novo Airão – Amazonas)

O Mirante do Gavião está localizado em Novo Airão, em Anavilhanas. Em funcionamento desde 2014, é um dos primeiros hotéis sustentáveis na Amazônia.

O objetivo do hotel é oferecer ao turista uma experiência realmente autêntica, intensa, mas ao mesmo tempo sustentável.

Em sua estadia você vai reparar que em termos de sustentabilidade tudo foi pensado em detalhes. Como por exemplo, a utilização de energia solar, iluminação e ventilação natural, utilização de ingredientes da horta local, entre outros.

Para passeios e roteiros mais personalizados o hotel indica a Expedição Katerre Ecoturismo.

Quem se hospeda por aqui pode contar com piscina, bar, restaurante e alguns mirantes com vista para o Rio Negro, para o arquipélago de Anavilhanas ou até para a mini floresta que conta com macacos e bichos preguiça.

Os quartos são um show à parte, com janelas até o chão para ter uma vista privilegiada e verdadeira imersão na floresta.

As reservas podem ser feitas pelo site oficial do Mirante do Gavião


6. Juma Lodge (Autazes – Amazonas)

O Juma Lodge é uma das melhores opções quando se trata de hotéis sustentáveis. Distante apenas 100km de Manaus, o hotel fica localizado em Autazes, bem no meio da floresta Amazônica.

O hóspede pode escolher visitar a floresta na estação de cheia, que acontece entre março e agosto e onde é possível visitar igapós ou na estação de seca, onde os níveis dos rios estão mais baixos e tanto a pesca como a focagem de jacarés são possíveis.

O Juma Lodge organiza passeios através de roteiros de 1 a 5 noites, com opções bem diversificadas para agradar aos mais diferentes hóspedes como: palestras, visita a casa de um caboclo, passeio ao redor do hotel, pernoite na floresta, nascer do sol, passeio de canoa, entre outros.

São 19 bangalôs, com vista para a floresta, para o rio ou um bangalô com vista panorâmica. Existe também um bangalô familiar.

Todos possuem varanda com rede, ventilador e banheiro privativo com água quente gerada pela energia solar.

Reserve o Juma Lodge no Booking.com


7. Anavilhanas Jungle Lodge (Amazonas)

Para finalizar a nossa lista de hotéis sustentáveis na Amazônia temos o Anavilhanas Jungle Lodge, outra opção perfeita.

Estamos falando de um hotel na selva, imerso na floresta Amazônica, mas que ainda sim fica próximo a Manaus. Cerca de 189 km da capital amazonense.

Atividades não faltam por aqui, com opções para 3 dias e 2 noites (no mínimo) ou para quem deseja ficar mais tempo como 6 dias e 5 noites.

Dentro dos roteiros de atividades, o hotel oferece atividades como: tour pelo arquipélago de Anavilhanas à procura de botos cor–de-rosa, pescaria recreativa, trilha, pôr do sol, visita a comunidade local, entre outras.

A hospedagem funciona através de chalés e bangalôs e você poderá contar com restaurante, bar, piscina, espaço kids, academia, deck no Rio Negro, vista para a floresta e até uma biblioteca.

As reservas devem ser realizadas via e-mail: [email protected]

Hospedagens sustentáveis e cheias de luxo e conforto não faltam. Qual te chamou mais atenção? Deixe pra gente nos comentários.


Conheça outros Hotéis Sustentáveis no Brasil. Neste artigo fizemos uma lista com os 10 hotéis sustentáveis mais incríveis das diversas regiões do país.

Quer se tornar um viajante ainda mais responsável? Nesse artigo você confere uma lista com itens sustentáveis indispensáveis para suas viagens.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + 18 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM