Seguro viagem para mochileiros – O que você precisa saber

O seguro viagem para mochileiros é indispensável para evitar preocupações com o inesperado. Uma das características do mochileiro é a improvisação, mas se tratando de seguro, não dá para improvisar. É preciso entender que, saúde, acidentes e imprevistos podem sim, nos surpreender, por isso, é importante estar assegurado.

O caráter inusitado das viagens de mochileiros exige atenção redobrada na escolha de um bom seguro viagem. Aqui você entenderá como funciona o seguro viagem para mochileiros, quais as principais coberturas e quais os valores. Também explicamos como você aciona o seguro, caso precise e onde você compra um bom seguro viagem.

O mochilão pode até ser uma opção de viagem mais em conta, mas o seguro viagem não deve ser ignorado. Neste caso, é o famoso ‘o barato que sai caro’, isto é, deixar de comprar o seu seguro pode estragar toda a sua viagem. Então, confira agora como adquirir o seu seguro viagem e ainda garanta um desconto especial.

Veja neste post:

Pedindo carona na Patagônia e aproveitando as estradas da Ilha do Marajó (Foto @temaiseme)

Como funciona um seguro viagem para mochileiros

O seguro viagem para mochileiros precisa ser o mais completo possível, principalmente se o mochilão passará por diversos destinos. Em alguns casos até dá para escolher o mais em conta, porém, outros é preciso escolher os mais caros. Por isso é importante observar quais serão as viagens e atividades propostas pelo mochileiro. Em caso de dúvidas, afinal de contas, tudo pode mudar no meio do caminho, invista no seguro mais completo.

Em todo caso, lembre de tirar todas as dúvidas com a seguradora. Garanta informações como se os atendimentos serão imediatos ou através de reembolso. A depender do destino, vale a pena considerar uma pequena pesquisa sobre o atendimento médico emergencial hospitalar da região. E, unir nessa pesquisa, quais os profissionais que a seguradora terá para te oferecer em uma situação inesperada.

Confira agora quais as principais coberturas do seguro viagem para mochileiros:

O que ele cobre?

O seguro viagem para mochileiros cobre as principais emergências no seu mochilão. São situações de saúde, que podem exigir a ida ao pronto atendimento, ou apenas uma consulta médica. Também há indenização por extravio de bagagem e auxílio para encontrar suas malas. Outra cobertura importante são as de medicamentos. Dependendo da situação, o valor dos remédios pode ser assustador.

Despesas Médicas Hospitalares (DMH)

As emergências médicas sempre estão inclusas nos seguros viagem. A diferença nas coberturas está no valor limite que cada um irá cobrir. É uma cobertura muito importante, uma internação no exterior pode chegar na casa dos 3 mil dólares ou mais. Além disso, você conta com uma assistência especializada para indicar os atendimentos mais próximos para lidar com sua emergência.

Neste caso, vale a pena fazer uma pequena lista de atendimentos emergenciais que a sua seguradora tem parceria. Essa organização é uma forma de se antecipar nos atendimentos e não perder tanto tempo no mochilão. Inclusive, algumas seguradoras oferecem primeiros atendimentos via on-line, evitando que o viajante precise se deslocar.

Algumas seguradoras oferecem primeiros atendimentos via on-line. CHamado de telemedicina, ele evita que o viajante precise se deslocar.

Em alguns casos, a cobertura e assistência emergencial odontológica estão inclusos em DMH.

Extravio de bagagem

O extravio de bagagem tende a ser uma grande dor de cabeça para os mochileiros. Afinal de contas, a proposta dos mochileiros é colocar tudo em uma mochila e sair por aí. Sendo assim, não se espera vivenciar um extravio de bagagem. Por isso é tão importante ter um seguro viagem que ajude nessa situação e ainda ofereça alguma indenização.

É válido saber quais as situações em que mais acontecem extravio de bagagem para você ficar mais esperto. São situações como perda da identificação da mala, em conexões e até furto. Um bom seguro de extravio de bagagem costuma oferecer:

  • Danos à bagagem;
  • Extravio de bagagem;
  • Cobertura para atraso de bagagem;
  • Auxílio na localização da bagagem perdida.

Além do seguro com cobertura básica envolvendo as bagagens, é possível escolher um seguro de bagagem suplementar. Neste caso, algumas seguradoras oferecem um valor complementar na indenização.

Para lidar com o extravio de bagagem, é importante fazer a reclamação assim que identificar o ocorrido. O valor a ser indenizado será baseado no peso da mala que consta na passagem aérea e respeitando o limite do seguro.

Durante nosso mochilão pela República Dominicana encontramos esse balanço com vista panorâmica (Fotos @temaiseme)

Atraso ou cancelamento de voo

O mochileiro pode ter que lidar com atraso ou cancelamento de voo em seu plano de viagem. As razões do inconveniente são diversos, pode ser por mudanças climáticas, acidentes, uma doença repentina, etc.

É claro que essa cobertura do seguro viagem considera o cancelamento por um motivo de ‘força maior’. A depender da cobertura haverá reembolso de gastos referentes à compra de passagens, hospedagens e até excursões. Em algumas situações, até as multas e penalidades por conta do cancelamento são quitadas.

No caso da companhia área atrasar ou cancelar um voo, o seguro viagem pode ser sua salvação. Há casos de reembolso de gastos, para tanto, é necessário ter tudo devidamente documentado. Lembrando que, seja no atraso ou cancelamento, é preciso considerar a seguradora e a cobertura. No caso de dúvidas, não deixe de perguntar ao especialista da Seguros Promo.

Traslado médico

O traslado médico é importante para caso o viajante precise de atendimento especializado para se direcionar ao atendimento médico. O valor do traslado médico costuma ser o mesmo oferecido em Despesas Médicas Hospitalares. Mas, vale a pena conferir se é um valor cheio para o traslado ou se ele é dividido para outras despesas.

Algumas seguradoras oferecem o atendimento domiciliar, desta forma, a depender da gravidade da situação, o viajante não precisa se deslocar. No caso do traslado médico é preciso conversar com a seguradora se ele só acontece para atendimentos médicos previamente autorizados.

DMH por Covid-19

Não dá para ignorar o fato de vivenciarmos o Covid-19. Por essa razão, alguns seguros de viagem já oferecerem cobertura para Doenças Médicas Hospitalares em caso de diagnóstico de Covid-19. O valor para este fim pode estar incluso no limite de DMH normal, ou como valor complementar.

Orientação em caso de perda de documentos

A orientação de uma seguradora em caso de perdas de documentos pode ser essencial. Eles estão acostumados em indicar quais as decisões a serem tomadas, como o que fazer, onde ir, com quem falar. Neste caso, não existe um reembolso ou retorno financeiro por parte da seguradora, é mais a orientação para ajudar nessa busca.

Passagem aérea e hospedagem para acompanhante

Outra cobertura interessante dos seguros viagem é a passagem aérea e hospedagem para acompanhante. Em casos de internações e doenças em que é comprovada a necessidade de um acompanhante, a seguradora pode entrar em ação. Novamente, o caso dependerá da cobertura escolhida.

Aproveitando o azul do mar do Caribe na durante nosso mochilão na República Dominicana (Fotos @temaiseme)

Quanto custa um seguro viagem?

Existe uma variação no valor do seguro viagem. O valor é baseado na seguradora, nas coberturas inclusas e nos valores que essas coberturas oferecem. Além disso, a quantidade de dias da sua viagem também será calculada para o valor final.

Quais as melhores coberturas para mochileiros?

Existem diversos tipos de mochileiros, dos mais aventureiros aos mais tranquilos. Sendo assim, as melhores coberturas para mochileiros vai depender do seu perfil de mochilão. Neste caso, vale se perguntar, quais são os destinos? Eles são em quais países? Eu vou praticar esportes radicais? São lugares com uma gastronomia exótica?

Essas questões parecem bobas, mas podem ajudar bastante na escolha da melhor cobertura para o seu mochilão. Por exemplo, se você acha que pode esquiar na neve, verifique se a cobertura do seguro viagem cobre esse esporte.

Caso o destino for a Europa, confirme se o país faz parte do tratado de Schengen, neste caso, há uma cobertura mínima. Viu como são detalhes que vão ajudar a escolher o melhor seguro viagem! 😉

Conhecendo a imensidão do deserto do Atacama e no maior salar do mundo, o Uyuni (Fotos @temaiseme)

Como e onde comprar um seguro viagem?

Depois de entender a importância de contratar um seguro viagem para mochileiros, você deve garantir o seu. Na Seguros Promo você consegue acessar as principais seguradoras de viagem, dessa forma, pode avaliar qual se enquadra no seu perfil.

O site da Seguros Promo ainda possibilita que coloque até quatro seguros lado a lado para fazer uma comparação com calma. Assim você analisa todas as coberturas e o valor que cada uma oferece, identificando a melhor opção para você.

O seguro deve ser feito antes do seu embarque, sendo a data de início no dia do seu embarque. A data do término deve ser quando estiver no Brasil. Esse detalhe é importante, nem sempre a data do seu embarque de retorno coincide com a data de chegada no Brasil. Por isso, a data do término da cobertura deve ser a de chegada no país. Desta forma, você ficará assegurado do começo ao fim da sua viagem.

Cupom de Descontos Seguros Promo. Economize 5% na compra de um plano.

Como acionar um seguro viagem?

As seguradoras estão preparadas para te atender quando você precisar do seguro viagem. Os modos de acionar o seguro depende de cada seguradora, por isso, vale a pena você verificar com a contratada.

De forma geral, elas oferecem um número para você ligar quando precisar do seguro. Em alguns casos já há atendimento via whatsapp. Ainda existem seguradoras com aplicativo próprio, o que facilita bastante a comunicação.

É importante ter o número da apólice em mãos ao acionar o seguro, bem como seus documentos. Então, você será atendido e direcionado para o melhor lugar.

Perguntas Frequentes sobre Seguro viagem para mochileiros

Qual o melhor seguro de saúde para viagem para o exterior?

É preciso considerar as suas necessidades como viajante para escolher o melhor seguro para viagem ao exterior. Isto porque os seguros oferecem coberturas diferentes. Então, a sua escolha precisa estar amparada nos seus planos de viagem. Leia mais.

Como funciona para acionar o seguro?

O seguro viagem é acionada através dos canais de atendimento oferecidos pela seguradora. Cada uma tem o seu, por isso, pergunte antes de viajar. Clique aqui e confira os detalhes sobre como funciona para acionar o seguro. Leia mais.

Confira mais fotos de nossos mochilões pelo mundo

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × dois =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE