Início > Mundo > Américas > México > Baja California Sur – Quando ir, O Que Fazer, Onde Ficar

Baja California Sur – Quando ir, O Que Fazer, Onde Ficar

A Baja California Sur é um lugar maravilhoso, daquele que todas as praias encantam e nos fazem acreditar que estamos no paraíso. A península mexicana é muito visitada pelos estadunidenses nos springs breaks e conquista o coração de muitos viajantes. Você pode investir no passeio para uma praia específica e as próximas, ou encarar a estrada para explorar a região.

Uma coisa é fato: pela estrada você será surpreendido por paisagens distintas. Em alguns momentos estará na costa, admirando a praia, outros subirá as montanhas e poderá até rodar 10 km de florestas de cactus. Para completar, quanto mais ao leste de Baja California Sur, mais as praias vão te surpreender, como a Los Frailes.

Nesse post, compartilhamos as principais informações sobre quando ir para Baja California Sur, o que fazer e onde ficar. Há muito para ser explorado e vale muito a pena!

Nesse post tem:

Onde fica Baja California Sur?

Baja California Sur está na península Baja California, que fica entre o pacífico e o mar de Cortez, no México. É considerada com praias e visuais mais bonitos do que em Baja California Norte. O nome “Baja California” não é à toa, o estado mexicano faz fronteira com o sul do estado americano Califórnia. Até por essa proximidade, a Baja California se tornou um destino muito usado pelos estadunidenses para curtir as férias.

Além das belezas naturais, é em BC que fica Tijuana, a segunda cidade mais povoada do México. La Paz é a capital da Baja California Sur e a maior cidade do estado. Em La Paz fica uma das praias mais famosas do México, a Playa Balandra.  

Como chegar a Baja Califórnia Sur?

Para chegar na Baja California Sur dá para ir de carro, saindo de Baja California. Também tem alternativa de avião ou barco, saindo de Mazatlán. Mas, a viagem de barco demora muito, cerca de 12 horas. Para usar essa opção é preciso ir de ônibus da Cidade do México até Guadalajara, seguir para Mazatlán e então pegar o barco para Baja California. 

No México tem bastante companhia low cost, então o custo benefício de avião é mais vantajoso. Decidimos partir para Baja California Sur de avião, escolhemos a companhia aérea low cost Viaja Volaris. O voo saiu da Cidade do México e custou, ida e volta para duas pessoas, sem bagagem, em torno de 4.200 pesos mexicanos. Além dessa companhia, tem a Viva Aero Bus e a Interjet Mexico. 

O aeroporto de Baja California é internacional, então recebe voos da American Airlines, United e da Alaska Airlines.

Melhor época para visitar

O verão mexicano é muito quente, em Baja California Sur então, se assemelha a uma área de deserto. Inclusive, como o verão é insuportável de quente, é a época de baixa temporada, pois muitos viajantes não dão conta do calor. E, caso você arrisque ir no verão, como fizemos, saiba que o ar-condicionado nas acomodações é obrigatório. E, você encontrará praias vazias e água morna para quente. 

Aos que esperam ver as baleias em Baja California, vale a pena investir em uma viagem nos meses de fevereiro e março. Os meses de outubro a maio são considerados os mais movimentados. Isso acontece porque é o período que viajantes dos Estados Unidos e Canadá estão fugindo do inverno. Mas, nos períodos de abril a junho a região fica menos movimentada e os valores tendem a cair.  

>>> Quando estiver organizando sua viagem para o México, não esqueça do seguro viagem. Clique aqui e saiba mais informações sobre o seguro viagem México. <<<

Qual moeda levar?

A moeda oficial no México é o peso mexicano (MXN), então esteja preparado para ter essa moeda em mãos. Duas curiosidades: o peso mexicano é considerada a moeda mais velha das Américas, ela existe desde 1863. A segunda curiosidade, é que a moeda mexicana é a mais negociada na América Latina e a terceira nas Américas. 

O que fazer em Baja Califórnia Sur

Aproveite o passeio em Baja California Sur para pegar a estrada e explorar ao máximo as praias da região. Uma é mais bonita do que a outra e, você ainda pode fazer passeios de barco inesquecíveis. Confira alguns dos principais lugares onde ir em Baja California Sur.

Passeio pelo Centrinho

Os centrinhos nas cidades da Baja California Sur são encantadores, sempre vale a pena conhecer. Além disso, neles você provará comidas típicas de barraquinhas como o elote, uma espiga de milho coberta de maionese, queijo ralado e pimenta. E tem o clássico churros. 

Tour completo por Los Cabos

Esse passeio por Los Cabos dura 6 horas. O passeio acontece em um barco com fundo de vidro para descobrir a vida marinha da região. É a zona onde se encontram o Mar de Cortés e o Oceano Pacífico. Já em terra firme, o roteiro passa pela fábrica de vidro soprado, arte típica de Los Cabos. Além de conhecer as zonas comerciais da vila com direito a um almoço tradicional. Por fim, ainda há uma degustação de tequilas.

Tour completo por Los Cabos
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio com a Civitatis

Cabo Pulmo National Park

O Cabo Pulmo National Park é um dos poucos parques marinhos existentes no mundo. Ele está em uma pequena vila que dedica às atividades ao turismo sustentável, oferecendo mergulho aos visitantes. Dá para mergulhar com cardumes imensos. Vale a pena conferir e apoiar esse belo trabalho de conservação e preservação ambiental da vida marítima. 

Tour por San Jose del Cabo

Conheça os principais pontos turísticos de San Jose del Cabo em um passeio de até 7 horas de duração. Além do passeio, está incluso a degustação de cerveja. É um passeio para conhecer os artistas locais e um pouco da história de San Jose del Cabo. 

Tour por San Jose del Cabo
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio com a Civitatis

La Ventana e Playa El Sargento

O pequeno vilarejo La Ventana é famoso pelos ventos intensos que convidam praticantes de kite e wind surf. O lugar é tão pequeno que tem a rua principal, a praia e uma pequena área com lojinhas. A praia de La Ventana também é conhecida por ser o berço de várias espécies marinhas, como a baleia e o tubarão. Ainda têm orcas e leão-marinho.

Pertinho de La Ventana está a Playa el Sargento, é uma belíssima praia, mas que pede por proteção nos pés para entrar. A praia tem pequenas praias dentro e fora da água, por isso, garanta aquele sapatinho básico para não escorregar e aproveitar o passeio.

Passeio de barco em Baja California Sur

Nós não podíamos deixar de realizar um mergulho nas belíssimas águas de Baja California Sur. Para isso, optamos em contratar o tour oferecido pela Baja Wild Encounters, custou 1700 pesos por pessoa. Ficamos mais à vontade para contratar o tour deles devido à pegada sustentável que eles possuem. 

O Jamie, dono da agência, é um inglês que mora em La Ventana há 3 anos e sempre opta por trabalhar com locais. Então, o barco que realizamos o passeio era do Lorenzo, um mexicano da Baja. Além do respeito aos locais, existe o cuidado com a vida marinha, nós não podemos tocar com os animais. E, não devemos nadar em direção a eles, assim eles não se sentem ameaçados. 

O tour começou as 7 da manhã e durou até às duas da tarde. Não existe uma escolha sobre quais animais serão vistos durante o passeio, eles são soltos na natureza. Uma das experiências mais incríveis que tive, foi o mergulho com as móbulas. As móbulas são as arraias que ‘voam’, isso mesmo, elas saltam para fora da água, dando piruetas no ar e batendo a barriga. Elas chegam a medir 1,5 metros, dá para imaginar! 

Além desse momento, tivemos a sorte de assistir os golfinhos nadando e, em La Reina, apreciamos uma colônia de leões marinhos.

Passeio de catamarã pelo Mar de Cortés

Esse passeio pelo mar de Cortés tem uma duração de 3 horas e 30 minutos. Ele sai do porto de Cabo San Lucas às 12h30. Durante o percurso, haverá parada para admirar o El Arco e El Fin del mundo, também será possível praticar snorkel. Por fim, será servido um churrasco a bordo do catamarã. 

Passeio de catamarã pelo Mar de Cortés
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio com a Civitatis

Visitar a Playa Balandra

A Playa Balandra fica em La Paz, é considerada uma das mais belas de Baja California. E, realmente, tem um visual fora do comum. Ela é uma praia que fica entre montanhas, de águas azuis esverdeadas e límpidas. A praia é protegida e tem acesso restrito, são dois horários de abertura por dia. O primeiro horário é às 8h da manhã até às 13h; o segundo horário inicia às 14h. Uma dica boa é: vá no primeiro horário, a fila é menor! 

Se quiser, pode conhecer a praia ao lado chamada El Tecolote. Mas, se quiser economizar, já que El Tecolote tem serviços caros, siga até a praia Pichilingue. Pichilingue é uma praia gostosinha, de águas transparentes, mas, a partir de um horário pode ter algas acumulando nas beiradas.

Se preferir, dá para fazer um tour por La Paz e pela praia Balandra. O passeio tem duração de 11 horas.

Visitar a Playa Balandra
Reprodução: Civitatis

Faça esse passeio com a Civitatis

Surfar na Playa Cerritos

A Playa Cerritos é ideal para quem gosta de surfar ou tem vontade de aprender a surfar. Além de ser um lugar para assistir um pôr do sol inesquecível.

Surfar na Playa Cerritos
Reprodução: Get Your Guide

Faça esse passeio com a Civitatis

Onde ficar em Baja Califórnia Sur?

La Ventana Hostel

O La Ventana Hostel foi uma adorável surpresa, nós resolvemos ficar nele após indicação. E não nos arrependemos. Ficamos em um quarto privativo confortável com ar-condicionado e quando abríamos a porta balcão, recebíamos as boas-vindas do sol no horizonte. O quarto ainda contava com banheiro privativo e ventilador de teto. É uma opção de ótimo custo-benefício.

A cozinha do hostel é compartilhada, além de oferecer wi-fi e estacionamento gratuito. Há opções de quartos compartilhados mistos, em camas de beliche. Para quem viaja com pets, o hostel permite, mas cobra custo adicional. 

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Olas de Cerritos

O Olas de Cerritos é um apart-hotel em El Pescadero amplo e com piscina ao ar livre. Além disso, está a apenas 2 minutos a pé da Praia Cerritos. O apart-hotel tem cozinha completa, banheiro privativo e ar-condicionado. Uma curiosidade é o hotel ser um retiro para missionários, mas também está aberto para quem vai conhecer a região. Estranhamos no começo, pois não sabíamos disso, mas deu tudo certo. 

Eles nos explicaram que, os valores das diárias é revertido para as hospedagens dos missionários. Não temos o que reclamar, a estadia foi uma delícia. O café da manhã está incluso na diária, bem como o estacionamento e o wi-fi.

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Villa del Palmar Beach Resort & Spa

Em Cabo San Lucas, o Villa del Palmar Beach Resort & Spa é um resort incrível com vista para o oceano de alguns quartos e do restaurante. Além disso, oferece duas piscinas, toboágua, academia, quadras de tênis e uma área de bem-estar. O hotel tem acesso à praia privativa.

Os quartos são amplos, ideais para famílias, com piscina compacta, banheiro com banheira e varanda. Também há opção para até 6 pessoas com dois quartos e sala de estar. Todas as unidades possuem ar-condicionado, internet e televisão. A diária é no sistema all inclusive.

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Los Barriles Hotel

Próximo de La Paz, o Los Barriles Hotel é um hotel encantador a 300 metros da praia Los Barriles. As acomodações do hotel são amplas, com ar-condicionado e seguem uma decoração mexicana rústica. É uma opção com piscina ao ar livre, wi-fi e estacionamento. O café da manhã não está incluso na diária.

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Todos Santos Hostel

Em Todos Santos, o Todos Santos Hostel é uma opção para quem deseja ficar em quartos compartilhados ou em elegantes barracas de lona. O quarto misto é compartilhado com 6 pessoas, a barraca e os quartos recebem até duas pessoas cada. A cozinha do hostel é compartilhada, bem como os banheiros e a churrasqueira. É uma opção com wi-fi, pet friendly, mas sem café da manhã ou estacionamento.

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Suites Las Palmas

Em San Jose del Cabo, o Suites Las Palmas oferece piscina ao ar livre e serve pratos mexicanos no restaurante. Os quartos possuem camas grandes e há opção de suíte para até quatro pessoas com cozinha compacta, sala de estar e varanda. Todas as unidades possuem ar-condicionado e wi-fi. O café da manhã e o estacionamento estão inclusos na diária.  

Reserve o quarto deste hotel no Booking

Sunrock Condo Hotel 

Em Cabo San Lucas, o Sunrock Condo Hotel oferece apartamentos amplos, alguns com varanda e vista para o oceano. As unidades têm ar-condicionado, cozinha completa, sala de estar com televisão e dois quartos. Além das comodidades do hotel como academia, centro de bem-estar, piscina ao ar livre e wi-fi gratuito. Por fim, o estacionamento é gratuito.

Reserve o quarto deste hotel no Booking

>>> E, se você tiver curiosidade em saber como é se hospedar no The White Lodge Baja, clique aqui. No post compartilhamos a nossa experiência no hotel. <<<

Dicas para viajar até Baja Califórnia Sur

Se proteja do sol

O calor e o sol em Baja California Sur são intensos, então use e abuse de proteções. Invista em sombreiros, bonés, chapéus e protetor solar. Também garanta a hidratação ao longo dos seus passeios.

Cuidado com as estradas

As estradas de Baja California Sur são um convite para serem exploradas, os visuais durante os percursos são incríveis. Mas, é preciso atenção e cuidado, há mudanças de estradas asfaltadas e de areias. Essas, costumam margear a praia e é bem legal! Você ainda pode apreciar longos caminhos de florestas de cactos e as montanhas. 

O outro cuidado é com os animais, cruzamos com diversas espécies. Passaram por nós: veados, coelhos, esquilo, até o papa-léguas apareceu, cabras, vacas, cavalos e cobra.

Aviões low cost

Os aviões low cost no México podem ser as melhores alternativas para as viagens, eles realmente tem um valor atraente. Mesmo para ir para Baja California Sur, não vale a pena investir em barco, o melhor é viajar de avião.

Faça um estoque de comidinhas e bebidas

A depender de como será o seu roteiro e a duração, vale a pena investir em compras no supermercado local. Dá para economizar bem fazendo isso, um dos mercados mais comuns na região é o Oxxo. Inclusive, nele compramos o chip de celular.

Se prepare para longos percursos

Se você é mulher e vai encarar as estradas de Baja California Sur, é importante ter uma alternativa para ajudar no xixi. A estrada tem muitos percursos sem banheiro, para ajudar as mulheres, indico o urinol feminino, ele realmente ajudou muito na hora do aperto.

Dê oportunidade aos lugares diferentes

Paramos em um restaurante no meio da estrada, entre o povoado de El Pescadero e a Playa Cerritos. A entrada rosa e azul chamou nossa atenção, foi muito legal, porque provamos uma tequila artesanal e comemos um burrito de camarão delicioso. Ah, o restaurante chama Agave Azul.

Perguntas Frequentes

Onde fica Baja California Sur?

Baja California Sur fica no México, faz parte da península Baja California. Clique aqui e leia mais sobre esse destino.

O que fazer em Baja California Sur?

Baja California Sur é um destino de praias, ideal para aproveitar os dias quentes. As praias são famosas pela beleza natureza e a variedade de animais marítimos. Dá para navegar nos mares de Baja California Sur, fazer mergulho ou apenas apreciar um belo pôr do sol. Clique aqui e confira alguns passeios em Baja California Sur.

Onde ficar na Baja California Sur?

A escolha do lugar para ficar na Baja California Sur depende do seu roteiro. Dá para ficar em uma única região, ou encarar a estrada e aproveitar um pouquinho de tudo. Nós selecionamos algumas opções de acomodação na Baja California Sur, clique aqui e saiba mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + 4 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE