Seguro Viagem para Ano Sabático – 10 Dicas Fundamentais

O seguro viagem para ano sabático é essencial para garantir a tranquilidade da sua viagem. Imprevistos podem acontecer e você não pode ficar na mão, ou se sentir perdido sobre o que fazer.

Por isso, o seguro viagem é tão importante. E, justamente por ser importante, já que poderá usar em uma situação desconfortável, deve ser escolhido com atenção.

As viagens de um ano sabático podem ser em datas espaçadas, ou corridas, independente disso, há um seguro para você. Na escolha, tenha em mente quais os destinos que visitará e escolha um seguro com coberturas mais completas.

Acredite, uma cobertura de medicações pode ajudar bastante! Separamos 10 dicas fundamentais de seguro viagem para ano sabático, assim, o seu descanso será bem aproveitado.

O importante é entender que apesar do seguro viagem não ser obrigatório em alguns destinos. Ele pode te livrar de algumas enrascadas.

Afinal de contas, é difícil pensar quando não estamos passando bem e, alguns países possuem um custo bem elevado de atendimentos emergenciais.

Veja neste post:

10 Dicas Fundamentais de Seguro Viagem para Ano Sabático

Viajar durante um ano inteiro exige planejamento e organização, nessa lista também é importante contratar um seguro de confiança. O seguro viagem para ano sabático precisa estar alinhado com a sua rota de viagem, para atender todos os destinos.

Além disso, é preciso verificar como funciona o suporte durante a viagem, para qualquer imprevisto. Confira agora 10 dicas fundamentais de seguro viagem para ano sabático:

Durante nosso sabático passamos por regiões remotas como Salar do Uyuni, Ilha de Páscoa e Amazônia (Fotos @temaiseme)

Boa cobertura de despesas médicas e hospitalares (DMH)

A cobertura de despesas médicas e hospitalares é a principal cobertura do seguro viagem. Através dessa cobertura acontecem os atendimentos em consultórios médicos ou emergência nos hospitais.

Lembrando que o seguro é usado sempre para situações emergenciais. Neste caso, vale a pena você considerar quais serão os seus destinos, para então decidir o valor dessa cobertura.

O indicado é que a cobertura oferecida pelo seguro viagem seja de no mínimo 40 mil dólares. No caso dos países Europeus que fazem parte do Tratado Schengen o valor mínimo é de 30 mil euros

Suporte 24 horas em português

As seguradoras com atendimento em português tendem a ser uma boa opção. O motivo é simples, na hora do aperto, pode ser difícil explicar em outro idioma.

Além disso, vale a pena considerar como funciona o suporte de atendimento da seguradora. É 24 horas? Via telefone? Eles possuem outras facilidades para que o viajante se sinta realmente segurado?

Por fim, vale a pena consultar quais devem ser os seus passos caso aconteça alguma emergência.

Cobertura para Covid

A situação da Covid-19 está mais controlada, mas ainda existe, por isso seja precavido. Verifique se o seguro viagem para ano sabático tem cobertura para Covid. Caso possua, vale confirmar como funciona para evitar surpresas.

Suporte para envio de acompanhante

Às vezes estamos longe, em uma situação desconfortável e o que mais precisamos é de um ombro amigo. Sendo assim, veja se a cobertura que você está escolhendo oferece suporte para envio de acompanhante.

Algumas seguradoras, a depender da emergência, disponibilizam um valor para facilitar o envio do acompanhante até onde você está.

Cobertura farmacêutica

A cobertura farmacêutica muitas vezes é ignorada, não deveria. Alguns destinos possuem valores bastante elevados quanto à medicação.

E, dependendo do ocorrido, você precisará de medicações. Por isso, verifique qual é a cobertura farmacêutica.

Aproveite e verifique se funciona por reembolso. Se for, pergunte qual o procedimento para você não esquecer de pedir os documentos corretos. São detalhes que evitam dores de cabeça futuras.

Realizamos atividades na natureza com tranquilidade de estarmos cobertos com o seguro (Fotos @temaiseme)

Conhecer os principais atendimentos emergenciais

Dependendo do destino que você for conhecer, vale a pena verificar quais são os principais lugares de atendimento emergencial da seguradora.

A seguradora oferece médicos credenciados ou você pode ir em qualquer um e solicitar reembolso? No caso de profissionais credenciados, vale a pena perguntar por alguma opção perto da sua acomodação.

Assistência para perda de documentos

Em uma viagem de longa duração e ano sabático podem haver descuidos que nos façam perder os documentos. Todo cuidado é pouco, claro, mas, caso aconteça, é importante ter uma assistência para essa eventualidade.

Auxílio no bloqueio de cartões e em avisar que seus documentos não estão com você. Por fim, ajuda para solicitar identidade e passaporte para o retorno ao Brasil.

Atendimento médico à distância

E se você pudesse ter as primeiras orientações médicas via telefone? Às vezes, não está passando bem, mas não acredita que seja necessário ir à emergência médica.

Nestes casos, um atendimento médico à distância poderia ajudar bastante e evitar deslocamentos desnecessários. Existem seguros de viagem que já oferecem esse tipo de atendimento. É perfeito para quem gosta de ter um médico ‘por perto’.

Extravio e perda de bagagem

O extravio e perda de bagagem podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Ficar sem os pertences nunca é confortável. Para isso, contrate um seguro viagem com boa cobertura de extravio e perda de bagagem.

E atenção, algumas apólices diferenciam o extravio e a perda de bagagem. Então, se possível, veja se cobre as duas situações.

Interrupção de viagem

A interrupção de viagem pode ser necessária nesse seu ano sabático. Esperamos que não, afinal de contas, você sonhou e se organizou para esse momento.

Mas, caso aconteça, é importante que o seu seguro viagem para o ano sabático esteja preparado para agir. Então, fique atento se o seguro de viagem que vai adquirir oferece essa cobertura.

É outra situação delicada, cada seguradora tem suas considerações para entender que a interrupção de viagem se fez necessária. Só então, a cobertura será usada. É mais um caso que vale a pena verificar com a seguradora o que é considerado uma interrupção de viagem.

No Uyuni tivemos problemas de saúde e por conta do seguro fomos atendidos com tranquilidade (Fotos @temaiseme)

Dica extra:

Todas as dúvidas que surgirem sobre seguro viagem precisam ser resolvidas antes de adquirir o seguro. É uma forma de evitar problemas futuros.

Às vezes, você descobre que ações como ligar antes, ou pegar uma nota fiscal, já garantem o pagamento da cobertura. Cada seguradora tem suas explicações e coberturas que podem ser diferentes de uma para outra.

Na Seguros Promo você tira muitas dúvidas com os especialistas em seguro e ainda encontra a melhor opção de seguro viagem. Em último caso, pode contatar a própria seguradora.

Seguro Viagem para Ano Sabático é obrigatório?

Não, o seguro viagem para ano sabático não é obrigatório. Porém, alguns países na Europa, por exemplo, exigem um seguro com cobertura mínima.

Além disso, o seguro viagem é uma precaução necessária para possíveis sinistros. Ao contratar um seguro viagem para ano sabático você diminui as chances de preocupações inesperadas. Assim fica mais tranquilo para aproveitar o período.

Afinal de contas, nunca esperamos que nada dê errado, mas caso dê, é melhor ter um seguro viagem para ajudar. O seguro viagem pode lidar com questões simples como perda de bagagem, até mais complexas como atendimentos em hospitais.

O seguro viagem é o produto que você pensa que não precisa, até precisar. Por isso, invista em um bom seguro viagem de longa duração para ter um ano sabático sem dores de cabeça.

Como funciona um seguro viagem?

O seguro viagem de longa duração é o ideal para o seu ano sabático. Isso porque o seguro terá duração de 365 dias (1 ano) e você poderá usar em diversos destinos.

Os detalhes sobre quantas vezes você pode acionar o seguro, estão descritas no tipo de cobertura que você escolher. A diferença de um seguro mensal ou por datas específicas, é que esse você não necessita de renovação constante.

Além disso, em alguns casos, a seguradora pode negar uma renovação, então, é melhor se garantir com o seguro de longa duração. Durante as viagens, caso precise usar o seguro viagem, basta acionar a seguradora. O acionamento pode ser via telefone ou whatsapp.

Dependerá da seguradora que escolher. Os atendimentos são em português e a ligação é gratuita. Existem seguradoras que já possuem aplicativos próprios para facilitar a comunicação com seus segurados.

Para conversar sobre o problema, é preciso ter em mãos os dados da apólice do seguro e seu documento. Lembre-se, antes de escolher o seu seguro viagem, confira as coberturas e atendimentos, cada seguro tem um funcionamento diferente.

Na dúvida, não deixe de perguntar e questionar, evitando surpresas futuras.

O que ele cobre?

A cobertura do seguro viagem é variável, existem apólices de diversas coberturas. Por isso, é importante pesquisar com cuidado e prestar atenção às informações.

O seguro viagem internacional irá cobrir os atendimentos em qualquer lugar do mundo, exceto o Brasil. Para viagens no Brasil, adquira o seguro viagem nacional.

No geral, o seguro viagem cobre:

  • Despesas médicas e hospitalares por acidentes;
  • Repatriação sanitária;
  • Despesas relacionadas a invalidez total ou parcial;
  • Extravio de bagagem;
  • Cancelamento de voos;
  • Despesas farmacêuticas e jurídicas.
  • Indenização por conta de invalidez permanente ou morte acidental

Ainda existem outras coberturas extras, como atendimento para Covid-19 e pandemias, volta antecipada por conta de acidente. Ou, despesas médicas e hospitalares por acidentes em esportes radicais.

É preciso ficar atento qual será a sua possível necessidade de cobertura. Nem sempre, o mais barato, será o melhor para o seu tipo de viagem. Confira as coberturas.

As apólices também mudam quanto ao valor que é liberado para o atendimento de determinado sinistro. Por exemplo, uma apólice pode cobrir US$ 40.000 em despesas médicas e outra cobre apenas US$ 35.000.

Além desses detalhes, é importante observar se o valor da cobertura está em dólares, euros ou reais. Por fim, outro quesito que altera a cobertura de um seguro viagem é a idade.

Por isso, confirme se a cobertura e o seguro que está escolhendo cobrem a idade do viajante.

No Peru aproveitamos para conhecer o oásis de Huacachina (Fotos @temaiseme)

Qual o preço?

Os valores dos seguros viagens são diferentes, depende de qual seguro viagem para ano sabático será contratado. Os tipos de cobertura, a quantidade de dias de viagem e o destino modificam o valor do seu seguro viagem.

Para ter uma ideia de valores, faça uma cotação na Seguros Promo. As cotações são colocadas em uma mesma tela para que consiga comparar os valores.

Você pode escolher até 4 apólices diferentes para fazer uma comparação lado a lado. É uma forma bem prática de ver as coberturas e os valores.

Como e onde comprar um seguro viagem?

O seguro viagem internacional pode ser comprado on-line. Na Seguros Promo você garante acesso aos principais seguros de viagem.

Além disso, cotações de diferentes seguradas podem ser comparadas. A Seguros Promo tira todas as dúvidas sobre o seguro a ser contratado, antes mesmo de você fechar a apólice.

O pagamento pode ser feito nos principais cartões de crédito em até 12 vezes. No boleto bancário tem 5% de desconto e ainda é possível realizar o pagamento via transferência bancária ou PIX.

Perguntas Frequentes sobre Seguro Viagem para Ano Sabático

Quanto tempo antes de viajar devo fazer o seguro viagem?

O seguro viagem pode ser adquirido em qualquer momento antes de sua viagem, de preferência até no máximo 24 horas antes da partida. O importante é fazer antes de embarcar. Clique aqui e confira mais informações sobre o seguro viagem internacional. Leia mais.

Quem tem direito ao ano sabático?

O ano sabático é uma escolha de muitos trabalhadores pelo mundo. Eles escolhem um período que vão se desvincular do trabalho para relaxar a mente e conhecer novas culturas. A decisão do ano sabático envolve planejamento e organização financeiramente. Por isso, é importante refletir sobre o momento de realizar o ano sabático. Se for viajar, coloque na conta os custos do seguro viagem, clique aqui para mais informações sobre os valores do seguro viagem. Leia mais.

Qual o seguro viagem mais em conta?

O seguro viagem mais em conta é aquele que cobre as suas necessidades e está dentro do seu orçamento. Para escolher o melhor, vale a pena realizar uma cotação em diversas seguradoras. Clique aqui para saber os valores. Leia mais.

É obrigatório pagar seguro viagem?

Não. O seguro viagem é obrigatório apenas em alguns países da Europa, contudo, ele pode livrar de alguns problemas durante a viagem. O seguro viagem é o famoso produto que você compra, mas não espera usar. Entenda como funciona o seguro viagem para ano sabático aqui. Leia mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro − 1 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE