Voluntariado em Ecovila – Como é a rotina.

Como é nossa rotina de voluntariado em ecovila? Antes de tudo vale dizer que cada dia é único e fazemos um pouco de tudo.

Por exemplo, hoje terminamos de construir a “Patolandia” como Margot nomeou. Os patos, que há muito tempo precisavam de um lugarzinho mais especial, poderão se esbaldar com um laguinho e um lugar maior para tomar o solzinho e caçar comida e insetos. Apesar dos perrengues de adaptar-se a convivência com os amigos – agora todos os patos estão juntos – de certo que vão gostar muito mais. Já estão gostando na verdade.

Nossa rotina na ecovila

A rotina do voluntariado em ecovila é um tanto quanto densa. Depois de alguns dias cortando troncos e galhos, carregando-os, escavando, pensando e montando a casinha deles, é gostoso sentir a alegria dos patos tomando seus banhos, mergulhando a cabeça e o pescoço, fazendo poses e acrobacias. Dá para perceber a alegria em cada “quá-quá-quá”.

No mesmo tempo conseguimos ver a horta crescer, florescer e mudar completamente sua aparência. Quando chegamos Margot vinha de oito meses trabalhando apenas com seu fiel companheiro Julian, um colombiano que chegou há um ano e meio como voluntário, foi ficando e ficando, e hoje vive com ela na Huerta de Vida. Sozinhos, não conseguiram dar contar de todas tarefas diárias. No caso da horta, pesa ainda o fato dela não quer usar nada artificial ou maquinário elétrico para que o processo seja mais rápido e não precise de tanta supervisão. Tudo é feito artesanalmente, desde o adubo, a plantação das sementes, a preparação do terreno, a plantio, o cultivo e a colheita. Logo após uma turbinada de ajudantes – hoje somos dez – pudemos nos dedicar a mudá-la e em troca ela já começou a mostrar sua real beleza com flores e frutos. Ê coisa linda!

As conversas durante as refeições

Frequentemente nos sobra tempo para nossas conversas. As charlas com Margot sempre traz boas discussões e reflexões. Numa delas, a americana nos falou sobre um workshop que participou recentemente, onde aprendeu sobre quatro ações vitais para termos em nossas vidas:

  • Que possamos continuar sonhando ao abrir os olhos todos os dias;
  • Planejar com paciência nossos passos;
  • Executar com dedicação o que acreditamos;
  • Nunca se esquecer de celebrar as alegrias das conquistas.

Saímos de São Paulo querendo conhecer as mais diversas realidades para nos ajudar reinventar a si mesmos partir das múltiplas experiências que teremos na estrada. Ainda mais que aqui na Huerta de Vida aprendemos que o sustentável é muito maior do que ser “verde”. Começa pela consciência em enxergar o mundo coletivo, nos colocarmos como parte e não como a majestade.

É claro que a convivência e a rotina do voluntariado na ecovila tem seus perrengues. Afinal somos contraditórios e gostamos de complicar. As vezes, naturalmente ou não, fui obrigado a sair do meu mundo, da minha zona de conforto, para começar a entender uma lógica e realidade completamente distinta da que aprendi. Esse movimento pode ser mais difícil do que imaginamos. Mas o exercício vale a pena.

Dá-lhe!


Como encontrar vagas de voluntariado em ecovila?

Existem diversas plataformas que te conectam com locais que aceitam voluntários. As regras são diversas, alguns oferecem comida + acomodação, em outros você tem que pagar alguma quantia. Nós encontramos a Huerta de Vida e outros projetos onde é possível fazer voluntariado em ecovila sustentável no Helpx.

Há outras opções como o Workaway – com uma variedade enorme de funções, o WOOFF – especializado em voluntariado em fazenda sustentável e orgânica e o WorldPackers – criado por um brasileiro, tem uma infinidade de vagas nas mais diversas áreas como em hostels, ONG’s, escolas, etc.

Com certeza, algum desses sites vai ter o trampo ideal pra você, afinal a variedade é enorme. Lembrando que todos cobram uma taxa anual de registro para você ter acesso as vagas. Também existem sites com opções para aqueles que não viajam sozinhos, disponibilizando opções de cadastro em casal e/ou duplas.

VEJA TAMBÉM

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − sete =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE