Início > Mundo > Europa > Portugal > Ericeira > Ericeira Portugal – O Que Fazer, Onde Ficar e Dicas

Ericeira Portugal – O Que Fazer, Onde Ficar e Dicas

Ericeira Portugal conquistou o título de Reserva Mundial do Surf, mesmo com apenas 4 quilômetros de litoral. O vilarejo é o primeiro na Europa e o segundo no mundo com esse título. Não à toa, as atividades turísticas em Ericeira são articuladas com base no surf e os esportistas que aparecem atrás das ondas.

Mas, não só de ondas vive Ericeira, o patrimônio histórico da freguesia também é interessante, somando-se à vizinha Mafra. Inclusive, investir em um passeio pelas duas certamente será enriquecedor. Você vai se encantar com as casinhas em branco e azul, as ruas de pedras e a simpatia dos locais.

Elaboramos um post com as principais informações sobre a Ericeira Portugal para você elaborar um roteiro especial. Inclusive, inserimos algumas dicas para o seu passeio por Ericeira, bem como opções sobre o que fazer na Ericeira e onde se hospedar na Ericeira. 

Onde fica Ericeira Portugal?

Ericeira fica na região de Lisboa, em Portugal, mais especificamente no concelho de Mafra. É uma pitoresca vila litorânea, a cerca de 10 km de Mafra, com jeitinho de história adormecida. Transitar pelas ruas preservadas da Ericeira é como estar em um labirinto da história local.

Uma das histórias mais famosas da Ericeira, está relacionada ao rei D. Manuel II. O rei fugiu de Portugal, via porto na Ericeira, após proclamar a Independência do país, em Lisboa. Ericeira significa “terra dos ouriços”, a grande quantidade de ouriços-do-mar encontrados na praia, deram origem ao nome. Mas, no final da história, descobriu-se que eram ouriços terrestres, isto é, porco-espinho.

Como chegar à Ericeira?

Você pode chegar à Ericeira via Lisboa, tem autocarro (ônibus) saindo com regularidade da estação Campo Grande. Para acessar a estação, dá para pegar o metrô e descer em Campo Grande. Nessa estação, pegue a linha verde da companhia Mafrense. O ônibus para Ericeira também tem saídas de Mafra e Sintra.

A viagem dura cerca de uma hora e tem paradas em algumas cidades. Um detalhe curioso, a passagem é comprada diretamente com o motorista, uma dica é: leve dinheiro trocado. A passagem costuma custar menos de 10 euros, então, tenha valores quebrados em mãos. 

Caso prefira vir de carro alugado, a auto estrada é bem sinalizada, segura e a portagem (pedágio) custa em torno de 3 euros. O trajeto de carro é mais rápido, em cerca de 30 minutos saindo de Lisboa é possível chegar a vila.

Casinhas azuis e brancas no centro da vila da Ericeira, uma volta no tempo a Portugal colonial (foto @temaiseme)

Melhor época para visitar

Por ser uma vila litorânea, Ericeira é conhecida pelos ventos e fortes brisas, então, no inverno, eles podem atrapalhar o passeio. É um destino para aproveitar melhor no verão, ou final da primavera

O verão tende a ser morno, com céu bastante azul, sendo o meio de julho e início de setembro meses ideais para aproveitar a piscina e o mar. A temperatura tende a ficar entre 24° e 32°. Mas lembre-se, o vento costuma passar o verão pela vila também. Tenha sempre um agasalho em mãos.

Aos que gostam de fazer caminhadas para conhecer a cidade, vale a pena considerar o mês de junho. E, entenda que na alta temporada, devido aos campeonatos de surf, ou férias, a vila fica mais movimentada

A partir de outubro começa a esfriar, mas é mês de janeiro que a temperatura despenca. O mês mais gelado do ano na Ericeira tem mínimas de 9° e máximas de 15°. Para completar, tende a ser um mês chuvoso.

Qual moeda levar?

Para viajar para Ericeira leve euro. A moeda oficial de Portugal é o euro, bem como de outros territórios europeus. A transação cambial da moeda pode ser realizada antes de embarcar para Portugal, ainda no Brasil. Nesse caso, pesquise pelas melhores taxas e cotações, há boas opções para comprar euro on-line. Cartões internacionais são amplamente aceitos na vila. Recomendamos e usamos o wise, cartão de débito multimoeda aceito em diversos países.

Usando nosso link de parceiros wise você ganha a primeira transferência gratuita!

Quando estiver organizando a sua viagem, considere os gastos diários durante a viagem para Ericeira. É um modo de planejar a quantia de dinheiro que levará em espécie e no cartão de crédito ou pré-pago. Levar uma quantia de euro em espécie é importante porque alguns estabelecimentos não aceitam cartões em compras com valor inferior a 5 euros. Com o wise você consegue sacar em moeda local.

Aproveite o momento de planejamento e compre chip internacional para se manter conectado durante toda a viagem.

Clique aqui e conheça Viaje Conectado.

Vista da Praia dos Pescadores para o centro da vila (foto @temaiseme)

O que fazer em Ericeira Portugal?

Em Ericeira você pode aproveitar as principais praias do vilarejo, são elas:

  • Praia dos Pescadores: uma das melhores para nadar.
  • Praia Ribeira d’Ilhas: por aqui rola, anualmente, o Campeonato Mundial de Surf. 
  • Praia da Calada
  • Praia da Foz do Lizandro
  • Praia de São Julião
  • Praia de São Lourenço
  • Praia do Sul ou da Baleia
  • Praia no Norte ou do Algodio

Cada uma das praias oferece um visual e uma experiência diferenciada. Além das praias, dá para aproveitar a história da região, incluindo um passeio por Mafra. Aproveite para apreciar a gastronomia local com sabores singulares, os mariscos da Ericeira são muito famosos. Não deixe de provar o doce típico da vila, o ouriço da Ericeira. Agora, confira algumas opções de passeios diferentes e interessantes para você adicionar ao roteiro Ericeira Portugal.

Passeio 1 | Mafra, Ericeira Private Tour de Lisboa

Se você gosta de conhecer a arquitetura e história dos destinos, precisa fazer esse tour. Ele é um passeio de um dia por Mafra, Vila José Franco, Ericeira e Sintra. O passeio inclui uma parada em um dos maiores palácios reais da Europa e uma biblioteca decorada em mármore.

Também tem passeio em uma típica vila portuguesa e delicioso almoço em Ericeira. É um passeio com guia turístico e transporte inclusos. A saída é Lisboa. 

Palácio Nacional de Mafra – Patrimônio da Unesco bem pertinho da Ericeira (foto @temaiseme)

Reserve esse passeio com a Get Your Guide.

Passeio 2 | Passeio Privado de Bicicleta Lizandro Cliffs

Que tal explorar as falésias da costa de Ericeira de bicicleta?! Essa é a proposta desse tour, passando por trilhas de diferentes níveis, nos parques naturais da região. É uma proposta de passeio para viajantes já acostumados com passeios de bicicleta. A duração é de 3 horas, a bicicleta, capacete e garrafa de água estão inclusas. 

Praia de São Julião, vizinha a Foz do Lizandro com falésias incríveis para aproveitar (foto @temaiseme)

Reserve esse passeio com a Get Your Guide.

Passeio 3 | Ericeira, Praia Rural de Mafra e Wine Tour

Esse passeio tem saída em Sintra, Ericeira, Cascais ou Lisboa e dura cerca de 8 horas. Também tem um guia acompanhando durante todo o percurso. No tour faça um passeio pelo convento de Mafra, pela charmosa vila portuguesa José Franco e explore as ruas e praias de Ericeira. 

O final do passeio está reservado para uma parada por uma vinícola e adega para degustação, valores inclusos. Clique aqui para saber os detalhes desse passeio. 

Reserve esse passeio com a Get Your Guide.

Passeio 4 | Sintra: Tour Gastronómico Rural em Carro Antigo

Faça um passeio diferente, em um carro clássico, explorando aldeias tradicionais portuguesas. Aproveite para apreciar a costa de Ericeira e saboreie a gastronomia típica. O passeio dura quatro horas e meia e tem saída de Sintra. Clique aqui para obter mais informações sobre esse tour. 

sintra o que visitar portugal
Reprodução: Get Your Guide

Reserve esse passeio com a Get Your Guide.

Passeio 5 | Pôr do sol na praia dos Pescadores

A praia dos pescadores tem um pôr do sol memorável, aproveite para organizar um piquenique e curta o fim de tarde com tranquilidade. 

Pôr do sol na praia dos Pescadores. Imperdível e gratuito (foto @temaiseme)

Passeio 6 | Jogue bola na Praça da República

Aos finais de semana, você encontrará pessoas jogando bola na Praça da República. É um hábito curioso e, qualquer pessoa que quiser jogar é só entrar no jogo. É um meio diferente de se entrosar com os moradores.

Onde ficar na Ericeira?

Em Ericeira, você encontra suítes confortáveis, com vista para o mar e até apartamentos completos para os mais reservados. As acomodações são bem localizadas, oferecem comodidades extras e possuem um visual clean. Para completar, separamos opções com café da manhã incluso.

Vila Gale Ericeira

O Vila Gale Ericeira é uma referência para quem quer deseja ficar perto da praia e dos principais passeios por Ericeira. Além da facilidade na localização, tem ótima infraestrutura com piscina ao ar livre para adultos e crianças, com vista para o Oceano. Para completar, uma das piscinas é de água salgada. 

O restaurante tem janelões com vista da área externa e o café da manhã, muito bem servido, está incluso na diária. As suítes são amplas, com banheira, ar-condicionado e algumas unidades possuem varanda e vista para o mar. 

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Casa das Conchas

Em frente à Praia da Ericeira e a 300 metros da Praia de São Sebastião, fica Casa das Conchas. É um adorável sobrado pronto para receber hóspedes em suas suítes, ou oferecer o espaço todo para temporada. Nessa casa você tem acesso a uma cozinha compartilhada completa e área de estar.

A suíte tem uma varanda com vista para o Oceano e banheiro privativo. Ainda há opções de quartos para até quatro pessoas, com beliche. O wi-fi é disponibilizado para os hóspedes e o café da manhã não está incluso na diária. 

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

TikLiving 

Os apartamentos TikLiving estão a 50 metros da Praia dos Pescadores e oferecem três tipos de apartamentos. Todos são equipados com cozinha completa, incluindo máquina de café, sala de estar com televisão e banheiro privativo.

O primeiro apartamento tem dois quartos, ambos com cama de casal e varanda na sala. No segundo, apesar de também ter dois quartos, um deles conta com duas camas de solteiro. Por fim, o apartamento com terraço tem duas camas de solteiro. A internet está inclusa na diária.

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

You and the sea 

As suítes do You and the sea são elegantes, de estilo clean com vista para o mar, amplas e confortáveis. Na área externa, usufrua da piscina com vista para o mar e serviço de bar. Ainda é possível usar a academia, e até o campo de futebol. Por fim, é possível solicitar café da manhã na diária e há um restaurante com pratos italianos e portugueses. 

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Ericeira Apartment – Blue Sea 

O Ericeira Apartment – Blue Sea é uma acomodação charmosa, ideal para quem deseja sentir a vibe de morador de Ericeira. A apenas 150 m da Praia dos Pescadores, o apartamento tem cozinha completa, sala de estar e um quarto de casal. O estacionamento e wi-fi estão inclusos na diária.

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.


Dicas para viajar até Ericeira em Portugal

As dicas para quem vai à Ericeira não são muito diferentes de outros destinos europeus no litoral. É importante estar atento ao clima e não esquecer de levar roupas adequadas. Confira as principais dicas para sua viagem à Ericeira Portugal.

Separe roupa para a brisa do mar

Ao organizar sua mala para Ericeira, considere mudas de roupa para os ventinhos que tendem a ser gelados. A vila é muito costeira, e, mesmo no verão, o final da tarde pode ter um vento frio. É bom estar preparado.

Viaje no primeiro horário para aproveitar o vilarejo

Ao decidir ir de ônibus para Ericeira, considere os primeiros horários, assim você consegue aproveitar ao máximo a praia e o vilarejo. Se for um bate e volta, leve roupas extras para trocar após o banho de mar. Mas, se puder, invista em uma estadia na Ericeira, você não vai se arrepender. 

Leve dinheiro em espécie e trocado

É importante levar dinheiro em espécie e trocado para Ericeira, algumas atividades não recebem cartão. Mesmo o ônibus, você terá que usar dinheiro e, assim como no Brasil, poderá ter dificuldades se entregar valores altos. Então, troque o dinheiro na primeira oportunidade. 

Seguro Viagem Portugal

O seguro viagem Portugal é obrigatório, além de ser uma boa garantia para momentos emergenciais. Nesse caso, não esqueça de adquirir um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para doenças médicas e internação hospitalar. 

No momento de contratar o seguro viagem aproveite para verificar as demais coberturas. Existem opções com coberturas para doenças relacionadas a Covid-19 e até emergências odontológicas. Além dos atendimentos médicos, o seguro pode auxiliar em situações desconfortáveis como extravio de bagagem, perda de documentos e até hospedagem em caso de atraso de voo. 

Para explorar as melhores opções de seguro viagem para Portugal, compare até 4 seguros simultaneamente na Seguros Promo. E, se as dúvidas persistirem, leia o nosso post completo sobre o melhor seguro viagem Portugal. Não esqueça de adicionar o nosso cupom TEMAISEME5 para garantir 5% de desconto na compra do seguro viagem.


Perguntas Frequentes

Onde fica Ericeira?

Ericeira fica na região litorânea de Lisboa, é um lugar com belíssimas praias para conhecer. Para completar, o fato de a cidade estar sobre falésias é um facilitador para você visualizar paisagens inesquecíveis. Clique aqui e saiba mais sobre Ericeira.

Dá para ir para Ericeira de Lisboa?

Sim, de carro ou de ônibus, você gastará cerca de 50 quilômetros de Lisboa a Ericeira. Então, se estiver em Lisboa, aproveite para conhecer a Reserva Mundial do Surf. Conheça mais sobre Ericeira em nosso post.

O que fazer em Ericeira?

Em Ericeira você pode explorar a história do vilarejo, tirar muitas fotos e relaxar nas belas praias da região. Aos que surfam, esse é o lugar ideal para aproveitar boas ondas. Em nosso post você confere dicas sobre o que fazer em Ericeira Portugal.

Preciso de seguro viagem para conhecer Ericeira?

Precisa sim! Se tratando de seguro viagem não bobeie, as emergências médicas não avisam que estão chegando, elas simplesmente acontecem e podem estragar sua viagem. Para completar, em Portugal o seguro viagem é obrigatório, clique aqui e entenda as particularidades do seguro viagem Portugal.

VEJA TAMBÉM

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × um =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE