14 experiências únicas em Portugal

Uma infinidade de experiências únicas em Portugal te aguardam neste país europeu. As experiências envolvem a natureza, a história e a cultura. Há opções para todos os tipos de viajantes e orçamentos, neste post separamos 14 experiências únicas em Portugal, elas serão inesquecíveis. 

Aproveite as belíssimas praias em Ericeira e Algarve ou se vislumbre com as paisagens dos miradouros de Lisboa. Ainda na capital portuguesa, aproveite para experimentar o melhor da gastronomia típica nos mercados e não deixe de provar os pastéis de nata. 

Em Nazaré, se impressione com ondas gigantes e depois, descubra a cidade medieval de Óbidos. Em Porto, prove a versão vegetariana do prato típico da região, a “francesinha”. Ainda em Porto, pegue o trem para conhecer a magia da Capela do Senhor da Pedra em Vila Nova de Gaia. 

E, se você gosta de pegar estrada, organize uma road trip por Algarve. A costa do extremo sul de Portugal é inspiradora, finalize o passeio na Fortaleza de Sagres, admirando o eixo Atlântico-Mediterrâneo. 

Para você curtir ao máximo, escolha uma, ou mais experiências, organize o seu roteiro e aproveite!

Nesse post tem:

14 experiências únicas em Portugal

Portugal tem tantas experiências únicas que fica difícil selecionar as melhores. Além disso, uma boa experiência é singular para cada viajante, afinal de contas, cada pessoa tem a sua relação com o momento. Mas, resolvemos separar 14 experiências que podem te ajudar na hora de organizar o seu roteiro de viagem.

Os passeios aproveitam o melhor da natureza, da história e da cultura das regiões portugueses. Tudo vai depender de onde estará e qual o tempo que você tem disponível para aproveitar a visita. E, se mesmo depois das nossas dicas, você ainda tiver dúvidas, super indicamos o Get Your Guide. Eles possuem roteiros em Portugal bem bacanas, clique aqui para conhecer.

E aí? Vamos embarcar pelas 14 experiências únicas em Portugal?

LX Factory, Lisboa

O LX Factory é o tipo de lugar para vivenciar experiências distintas em um único espaço. Na região de Alcântara, às margens do rio Tejo, o antigo complexo industrial foi revitalizado e se transformou em um adorável espaço cultural e gastronômico. Também dá para aproveitar as lojinhas artesanais, baladas e até hospedagem. 

O legal é que ainda é possível apreciar todo o charme de 1846. Na livraria Ler Devagar, por exemplo, ainda há detalhes da antiga Gráfica Mirandela. E ainda há muitos cafés e restaurantes com mesinhas ao ar livre, para apreciar a paisagem. 

Time Out Market, Lisboa

Localizado no Mercado da Reibeira do Cais do Sodré, o Time Out Market Lisboa é perfeito para experimentar boa comida. Você encontrará uma seleção dos melhores chefs e projetos gastronômicos da capital portuguesa. Também o mercado ficou bastante moderno depois da revitalização de 2010 e desde 2014 é casa do Time Out. 

São 26 restaurantes e 8 bares para transitar e apreciar os pratos. Além disso, há uma dezena de lojas de artistas portugueses e uma sala de espetáculo. E, para completar, o mercado também manteve os clássicos vendedores de peixes, carnes, frutas e flores. Uma adorável união entre passado e presente com o mesmo objetivo: oferecer boa comida.

Casal andando pelo Time Out Market em Lisboa, Portugal

Pastéis de Belém, Lisboa 

Definitivamente, não dá para falar de experiências únicas em Portugal sem lembrar dos suculentos pastéis de nata. Por aqui costumamos chamar todos os pastéis de nata de pastel de Belém, mas, na verdade, apenas os fabricados na confeitaria de Belém devem receber esse nome.

A confeitaria surgiu em 1837 e segue de portas abertas. Em Lisboa você encontrará outras confeitarias que também servem um bom pastel de nata, como a Manteigaria, na rua do Loreto, nº 2. Ela se empenhou em oferecer um dos melhores pastéis de nata de Portugal. O jeito é provar os dois e deixar as suas papilas gustativas escolherem o preferido.

Se toda a gastronomia de Lisboa te deu água na boca, que tal unir um passeio cultural e a culinária local?! Seria ótimo, não é mesmo? Com a Get Your Guide você pode fazer uma excursão a pé para conhecer o melhor desses dois mundos.

Pastéis de Belém em Portugal com uma xícara de café do lado
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Miradouros de Lisboa, Lisboa

Lisboa é um destino para apreciar vistas inesquecíveis, não à toa, possui uma infinidade de mirantes. O Miradouro de Santa Luzia, está acima da igreja de Santa Luzia e São Brás, e tem um estilo todo romântico. Dele é possível admirar o vai e vem dos barcos pelo rio Tejo. No Miradouro da Graça, aproveite para sentar embaixo de uma árvore e relaxe enquanto admira a cidade.

Já o Miradouro da Senhora do Monte fica no ponto mais alto de Lisboa. É o lugar com uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Dá para ver muitos pontos turísticos como o Castelo de São Jorge, o Convento do Carmo e o rio Tejo. O entardecer é especial. 

E se você gosta do some e desce das ruas, além das vistas incríveis que os miradouros oferecem, faça um tour especial. O tour Belvedere em um eco tuk-tuk te leva pelas colinas de Lisboa, com paradas em 3 ou 4 miradouros. Tem o Miradouro da Senhora do Monte na Graça e o Miradouro de São Pedro de Alcântara. Ainda há parada no Miradouro das Portas do Sol e, por fim, no Torel Belvedere.

Um Tuk Tuk de Beldevere em Lisboa, Portugal no fim de tarde
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Nazaré, Leiria

É quase impossível desvincular Nazaré de suas ondas gigantes, de fato, o destino é um dos preferidos dos surfistas. As ondas acontecem no inverno europeu e chegam a quebrar recordes de altura. 

Nazaré está ao norte de Lisboa e as tempestades do oceano Atlântico ajudam na formação dessas ondas incríveis. Para completar, o Canhão da Nazaré, um cânion submerso, também ajuda na formação. Em 2020, um surfista alemão surfou uma onda de 26,21 metros de altura. 

Surfista pegando onda em Nazaré, Portugal
Reprodução: Unsplash

Cidade Medieval de Óbidos, Leiria

Em Óbidos você vai se sentir em uma história medieval, a cidade amuralhada tem um castelo na colina e conta boas histórias. Fundada em 1195, é uma das regiões medievais mais preservadas de Portugal. Há passeios dentro e fora das muralhas, mas não deixe de subir a muralha caminhando nela para apreciar toda a vila. São cerca de 13 metros de altura.

É a típica vila pacata, adorável para um passeio de bate e volta, as ruas estreitas e gastronomia local vão te conquistar.

Que tal colocar Nazaré e Óbidos em um roteiro de viagem único?! Com a Get Your Guide você faz esse roteiro saindo de Lisboa.

Praia de Óbidos, Leiria em Portugal durante um fim de tarde
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Mercado Bom Sucesso, Porto

O Mercado Bom Sucesso foi inaugurado pela primeira vez em 1952. Está localizado próximo à Casa da Música nos arredores da Rotunda da Boavista. É um dos mercados mais icônicos de Porto e oferece mais de 40 lojas e restaurantes em uma área renovada. A renovação incluiu o belo Hotel da Música e da Fundação Manuel António da Mota em anexo. 

Se for ao mercado, não deixe de provar a melhor francesinha do mundo, servida desde 2013 no Lado B Café. O sanduíche é um clássico em Porto e é uma releitura do croque-madame e croque-mounsieur. O lanche é feito com dois pães de forma grossos recheados com carnes embutidas e coberto com queijo e molho picante. 

Além de oferecer um dos melhores do mundo, o Lado B Café criou a versão vegetariana da francesinha. Neste caso, os ingredientes são: tofu fumado, salsicha de soja, salsichão vegetal, queijo, molho vegetal. O queijo é opcional.

No Get your Guide você confere outras excursões gastronômicas em Porto.

Fachada do Mercado Bom Sucesso em Porto, Portugal
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

A Capela do Senhor da Pedra fica na praia de Miramar em Vila Nova de Gaia. É curioso notar como ela está em uma área que pode ser envolvida por águas, deixando-a ilhada. Lendas e histórias chamam atraem a atenção para essa capela que está sobre um rochedo desde 1686. É um lugar importante de peregrinação e também é conhecida como casa dos milagres. A Capela fica a 20 minutos de trem de Porto e vale a visita, ainda mais se a paisagem for complementada por um belo pôr do sol. 

Fachada da Capela do Senhor da Pedra em Gaia, Portugal
Reprodução: Tripadvisor

Doces de Ovos Moles de Aveiro

Aveiro fica na costa oeste portuguesa e é considerada a Veneza portuguesa. Então, aproveite para adentrar a cidade usando os barcos moliceiros coloridos. Aproveite o passeio pela cidade para conhecer o Museu de Aveiro e o estonteante túmulo de Santa Joana Princesa. 

Na gastronomia, não esqueça de provar os famosos doces de ovos moles. O doce típico tem um recheio com base de ovos e açúcar. A história do doce remete ao tempo dos conventos portugueses, diz que as freiras usavam a clara do ovo para engomar roupas. Então, adicionaram açúcar às gemas para conservar por mais tempo. Aí, alguém teve a ideia de envolvê-las com hóstias que sobravam e voilà, nascia o doce mais famoso da cidade.

Tem pouco tempo, mas gostaria de experimentar os doces de ovos moles de Aveiro?! Sem problemas, com a Get your Guide você faz uma excursão de meio dia em Porto e meio dia em Aveiro. 

Doce de ovos moles de aveiro em Portugal
Reprodução: BimbyWorld

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Ericeira

A vila turística Ericeira fica a menos de 10 quilômetros de Mafra e, cerca de 18km de Sintra. Inclusive, se quiser, pode fazer um tour privado por Mafra, Ericeira e Sintra. Ericeira é considerada a capital Mundial do Surf, então, é o lugar perfeito para ter aulas de surf. As escolas oferecem aulas para todas as idades. 

Além disso, a cidade equilibra o melhor do campo com o melhor da praia, difícil não se encantar. As praias são paradisíacas e o centro da cidade gracioso com suas casas pintadas de branco e azul. 

Praia de Ericera em Portugal durante o dia
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Road trip pelo Algarve

Abrangendo todo o extremo sul de Portugal, Algarve é o destino para investir em uma road trip. No roteiro, inclua paradas em Albufeira, Portimão, Lagos e Sagres com certeza será inesquecível. 

Albufeira é considerada uma das cidades mais antigas de Portugal, com paisagens incríveis e boa culinária. A origem do nome é “castelo do mar”, e a sensação é exatamente essa, devido a sua posição elevada próxima ao mar. A cidade tem forte influência árabe. Em Portimão, aproveite as mais belas praias de Portugal, a região é banhada pelo Mediterrâneo.

Em Lagos, penhascos e praias atlânticas desenham a paisagem e o azul esverdeada das águas irá te hipnotizar. Em Sagres, não deixe de ir até o Farol do Cabo de São Vicente. Do penhasco é possível ver as navegações entre o norte da África e o Mar Mediterrâneo.

Por fim, para quem gosta de fazer uma viagem pela história da região, passeie pelas principais cidades históricas de Algarve. As edificações e ruas contam a história com vestígios das tradições mouras e romanas. Com direito a castelos e faróis históricos.

Algarve em Portugal no fim de tarde
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve esse passeio clicando aqui.

Fortaleza de Sagres, Sagres

Na ponta mais ao sul de Portugal, a Fortaleza de Sagres sobre um penhasco plano, foi construída no século 15. É um Monumento Nacional que oferece vistas inesquecíveis aos viajantes. A fortaleza perdeu a função militar no início do século 20, por muito tempo foi controlou as navegações no eixo Atlântico-Mediterrâneo.

Fortaleza de Sagres em Lisboa, Portugal durante o dia
Reprodução: Tripadvisor

Explorar a natureza e história em Algarve

Abrangendo todo o extremo sul de Portugal, Algarve é o destino para viajantes que querem um pouco de tudo. Aproveite as praias de Portimão, banhadas pelo Mediterrâneo, são consideradas as mais belas de Portugal. Seja impactado pela beleza das Grutas de Benagil, a composição entre as grutas e as águas esverdeadas é inesquecível. E, claro, não deixe de fazer um passeio pelas ilhas da Ria Formosa, difícil vai ser decidir qual a mais bonita. 

Por fim, para quem gosta de fazer uma viagem pela história da região, passeie pelas principais cidades históricas de Algarve. As edificações e ruas contam a história com vestígios das tradições mouras e romanas. Com direito a castelos e faróis históricos.

Uma mulher dentro da Gruta de Benagil em Algarve, Portugal
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve o passeio pelas Grutas de Benagil ou pelas ilhas da Ria Formosa.

Boca do Inferno, em Cascais

Boca do Inferno é uma caverna moldada, constantemente, pelas ondas do mar e vai mexer com você. É uma experiência que vislumbra os olhos e ativa os ouvidos para sentir a vibração da natureza. Faz séculos que a caverna sofre mudanças naturais devido à agitação do mar.

A caverna fica próxima do bairro dos Museus, em Cascais. Inclusive, vale a pena aproveitar a ida até a Boca do Inferno para fazer paradas estratégicas. Por exemplo, o roteiro Excursão a Cintra e Cascais faz paradas no Palácio da Pena e Cabo da Roca, em Sintra. Além do tour guiado por Cascais.

Miradouro da Boca do Inferno em Cascais, Portugal
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve o passeio clicando aqui.

Passeio pelo Rio Douro com degustação de vinho do Porto

O Vale do Rio Douro é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É uma região belíssima, com muita natureza, montanhas e o percurso do rio Douro. Nesta região, estão os principais vinícolas de Portugal. Por aqui, dá para fazer passeios inesquecíveis de barco, de trem histórico e de carro costurando as paisagens. É o lugar indicado para passeios tranquilos, românticos com degustação do clássico vinho do Porto.

Aproveite o seu momento na região de Porto para passear com calma em uma das principais cidades de Portugal.

Rio Douro em Porto, Portugal, linha do trem durante o dia
Reprodução: Get Your Guide

Tenha uma experiência única em Portugal com a Get Your Guide. Reserve o passeio de barco em Vale Douro ou tour privado de três dias pelo Porto.

Como aproveitar essas experiências com proteção para saúde e outros itens?

As experiências únicas em Portugal que selecionamos oferecem oportunidades em trilhas, barcos e até canoas. Para aproveitar tudo com bastante tranquilidade, garanta o seu seguro viagem Portugal. Lembre-se que acidentes podem acontecer, então, é melhor se prevenir.

Outra coisa boa do seguro viagem, é que você fica mais à vontade para experimentar tudo, inclusive uma gastronomia diferente. Afinal de contas, se algo acontecer, você tem a quem recorrer. Confira o nosso post sobre qual é o melhor seguro viagem Portugal e garanta o seu antes do seu embarque para Portugal.

>>> Saiba tudo sobre Seguro Viagem Portugal <<<

Perguntas frequentes

Quais são as melhores praias em Portugal?

As praias de Portugal oferecem paisagens de todos os tipos, além disso, tem praias para nadar e praias apenas para apreciar. Muitos afirmam que a região de Algarve tem as praias mais lindas de Portugal. Então, talvez, seja bom começar por lá. Clique aqui e confira alguns passeios por Algarve.

Qual o melhor vinho do Porto de Portugal?

Você até pode ter dificuldades em definir qual o melhor vinho do Porto de Portugal. Contudo, deve ter em mente que o verdadeiro vinho do Porto é produzido no Vale do Douro. Caso contrário, não deve ser nomeado como vinho do Porto. Sendo assim, invista em um passeio pelo Vale do Douro com degustação de vinhos para experimentar o melhor vinho do Porto. Clique aqui e saiba mais.

Qual a melhor experiência em Portugal?

A melhor é aquela que ficará na sua memória por muito e muito tempo, o que tornará uma experiência única em Portugal. As experiências estão conectadas diretamente com quem você é e o seu momento naquele lugar. Mas, convenhamos que existem algumas experiências que precisam ser compartilhadas. Por isso, separamos 14 experiências únicas em Portugal. Clique aqui e leia nossas dicas.

O que levar para uma viagem em Portugal?

Para organizar sua bagagem para Portugal você precisa considerar o roteiro, a duração e qual época do ano será sua viagem. Apenas tome cuidado para não levar coisas demais, normalmente, queremos voltar com lembranças na mala. E, ao reduzir sua bagagem, fica mais fácil mudar os roteiros e passear por mais lugares. Aproveita e confira aqui algumas opções de mochilas sustentáveis para viajar.

Vale a pena ter cidadania portuguesa?

Sim! Se você tem a possibilidade de se organizar para tirar a sua cidadania portuguesa, organize seus documentos. E, se ainda tem dúvidas, confira as 10 principais vantagens de ter cidadania portuguesa.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 − um =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE