Ser um cidadão europeu é apenas uma das vantagens de ter cidadania portuguesa.
Portugal tem atraído diversos brasileiros, justamente pela expectativa de mais qualidade de vida, ganhos em euro e mais oportunidade de estudos.
Tudo isso poderia ser conquistado com um intercâmbio, mas, existe a possibilidade de garantir a dupla cidadania e ter todos os benefícios de se tornar um cidadão português.
E estamos falando isso com conhecimento de causa. Afinal, eu já me tornei uma cidadã de Portugal por casamento e tenho percebido como as vantagens são enormes.
Aliás, vale a pena a gente falar um pouco sobre elas! Veja 10 benefícios de solicitar a sua dupla cidadania.
Índice desta matéria
- As 10 vantagens de ter cidadania portuguesa
- Ter dupla cidadania
- Poder viver em qualquer país da União Europeia
- Não precisar de visto para viajar aos Estados Unidos, Canadá e Japão
- Melhores possibilidades de estudo
- Busca por qualidade de vida
- Facilidade de locomoção
- Lidar com menores burocracias
- Recolhimento de menos impostos
- Isenção de visto consular
- Passar a nacionalidade portuguesa para outros descendentes
- Vale a pena investir tempo e dinheiro para tirar cidadania portuguesa?
- Blogagem Coletiva #top10_bc
As 10 vantagens de ter cidadania portuguesa
Portugal se destaca como um dos melhores países para se morar e tem uma relação bastante simpática com a imigração de brasileiros, seus “quase” conterrâneos.
Por isso, tem se tornado um dos destinos mais buscados por nós, quando pensamos em outro país para viver.
E se a preocupação é toda a burocracia e achar que os valores para solicitar a cidadania portuguesa são muito altos, vale a pena falarmos um pouco sobre o assunto.
Afinal, essa também era uma questão que nos incomodava e, durante algum tempo, me impediu de procurar informações sobre a possibilidade.
Tudo mudou quando conhecemos o serviço de assessoria da Cidadania & Visto. Essa é uma empresa especializada na obtenção de cidadania portuguesa, que facilita os processos e reduz ao mínimo as burocracias.
Eles cuidaram de todo os procedimentos referentes ao meu pedido de cidadania por aquisição e, em duas semanas, eu já tinha a documentação válida e legalizada. Aliás, vale a pena saber mais sobre essa aventura.
Então, considere contar com o apoio de uma assessoria. A relação custo-benefício é extremamente compensatória.
Mas, além da facilidade com a língua e uma cultura que faz parte das nossas origens, ainda temos outras vantagens que tornam Portugal uma escolha inteligente e satisfatória. Quer saber mais?
Ter dupla cidadania
Uma das mais óbvias vantagens de ter cidadania portuguesa, é, essencialmente, se tornar um cidadão europeu.
Ao garantir essa legalização, ele passa a ter todos os direitos, e, é claro, os deveres de alguém nascido em território português.
As burocracias se tornam nulas, principalmente quando comparadas com a de um visitante. Você passa a ter direitos adquiridos a respeito de educação, moradia e assistência básica.
Além disso, também garante benefícios consulares, o que irá te permitir visitar diversos países, incluindo alguns que não são no continente europeu, com muito mais facilidade.
Ponte D. Luís I – principal ligação entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (Foto @temaiseme)
Poder viver em qualquer país da União Europeia
Algo que pouca gente sabe é que um cidadão português pode visitar e, até mesmo, viver em qualquer dos 27 países que compõem a União Europeia, sem a necessidade de solicitar um visto específico para tanto.
Esse benefício é garantido para estimular a interconexão entre os moradores do bloco econômico e facilitar o intercâmbio de ideias e profissionais.
Ao conquistar a sua dupla cidadania, você também poderá usufruir dessa vantagem considerável. É, em suma, uma porta de entrada para outros países da Europa.
Essa vantagem se estende tanto para quem deseja apenas viajar e passar um tempo curtindo a cultura do local, quanto para quem pretende fixar moradia e criar raízes.
Não precisar de visto para viajar aos Estados Unidos, Canadá e Japão
Estados Unidos, Canadá e Japão são três exemplos de países que possuem uma ótima relação consular com Portugal e isso faz com que não seja necessário visto para visitar esses locais.
A burocracia para a entrada nesses países é diminuída, principalmente por conta do acordo entre os dois países.
E essa cortesia se estende, também, aos brasileiros que conquistaram a dupla cidadania.
Melhores possibilidades de estudo
Aqui, podemos pensar que a vantagem de ter cidadania portuguesa se dá por diferentes aspectos.
Para começar, o país é um berço cultural inquestionável e possui excelentes escolas e universidades.
Inclusive, o sistema de ensino português é referência no mundo todo, sendo reconhecido e replicado em diversos países, incluindo o Brasil.
Mas, se só isso não basta, vamos voltar à vantagem que citamos acima: sendo um cidadão português, você pode viajar para qualquer outro país da União Europeia para estudar, com o mínimo de burocracia e custos mais baixos.
Então, se a sua intenção é se capacitar, esse é um ponto que conta muito a favor de solicitar a dupla cidadania.
Busca por qualidade de vida
Portugal se tornou refúgio de muitos brasileiros que buscam por mais qualidade de vida.
Inclusive, não apenas para aqueles que querem mais oportunidades de trabalhar e estudar, mas até mesmo os idosos estão imigrando para o país, na expectativa de ter uma aposentaria mais tranquila. Inclusive caso você pretenda se aposentar no exterior, confira este artigo com 7 passos para se planejar para se aposentar e morar no exterior.
O IDH português é alto, o acesso às necessidades básicas é fácil e não muito caro, e você estará conectado a grandes potências mundiais.
Além disso, os serviços de saúde e educação, apesar de pagos, são acessíveis. Então, mesmo que você não consiga um salário muito bom logo no início, ainda assim conseguirá obter atendimentos via rede pública.
As moradias são consideravelmente boas, com infraestrutura garantida para que você tenha um lar com segurança.
E, não se esqueça, você estará na Europa! Sempre terá a oportunidade de conhecer algo novo.
Viajar por lá é muito fácil e, inclusive, é o tema do nosso próximo tópico.
Facilidade de locomoção
Outra das vantagens de ter cidadania portuguesa, é a facilidade de se locomover pelo país e torná-lo, em suma, uma porta de entrada para a Europa toda.
Pensando especificamente em Portugal, há cidades lindas para se conhecer e você pode organizar um roteiro incrível por uma roadtrip.
Mas, se quiser expandir as suas fronteiras, vale a pena apostar em um tempo mais longo e passear pelo velho continente pelas rodovias muitíssimo bem pavimentadas e que guardam cenários deslumbrantes.
E o melhor de tudo é que os custos não são altos. O combustível possui um valor acessível e, se preferir, há estações de carregamento para carros elétricos em todo o continente.
Já se preferir viajar de avião, as passagens se iniciam pelo valor de 40 euros com modelos de empresas low cost, por exemplo.
Além disso, é possível viajar com empresas como a Flixbus, com passagens extremamente acessíveis, além das linhas de trens que conectam quase todo o continente, com alternativas para todos os bolsos.
Estação de trem em Aveiro. Diversas opções de locomoção no país e no restante do continente (Foto @temaiseme)
Lidar com menores burocracias
Quer fazer uma especialização em uma faculdade europeia? Quer realizar um intercâmbio cultural? Vai empreender? Saiba que, sendo cidadão português, as burocracias para tudo isso são bem menores.
Além disso, tendo a documentação que te define como um português nato, você evita passar pelas dificuldades que os imigrantes vivem.
Por exemplo, é bem mais fácil alugar uma casa ou apartamento sendo cidadão de Portugal, do que um intercambista.
Recolhimento de menos impostos
Essa é uma das principais vantagens de ter cidadania portuguesa: viver em um país onde não se paga tanto imposto quanto no Brasil.
E a redução desses tributos faz com que os produtos portugueses tenham um preço muito mais acessível, o que está diretamente relacionado com a qualidade de vida do país.
Mesmo quem não tem um alto salário, consegue ter acesso à itens básicos com facilidade. Em alguns casos, até mesmo objetos que seriam considerados luxuosos por aqui, como um carro do ano, por exemplo.
Isenção de visto consular
Conforme explicamos alguns tópicos acima, há países com relações tão boas com Portugal, que eliminam, até mesmo, a necessidade do visto consular para permitir a visitação em seus territórios.
Demos exemplos dos Estados Unidos, Canadá e Japão, que permitem que os portugueses acessem seus espaços sem apresentar essa documentação tão complexa de conseguir.
Obviamente, essa vantagem também se estende aos outros países da União Europeia, não sendo necessário ter visto consular para visitar nenhum deles.
Passar a nacionalidade portuguesa para outros descendentes
Por fim, a última da nossa lista de vantagens de ter cidadania portuguesa, é a possibilidade de passar a dupla nacionalidade aos seus descendentes.
Mesmo que você seja brasileiro e tenha conquistado o título via solicitação, como eu, ainda assim seus filhos serão, efetivamente, portugueses por nascimento.
Isso lhes dará a oportunidade de usufruir de todos os benefícios que citamos desde sempre. Acesso a educação de qualidade, saúde em grandes centros médicos e mais qualidade de vida.
Para quem deseja criar os filhos em um país com ótima infraestrutura, já deve pensar nessa como uma vantagem indiscutível de solicitar a dupla cidadania portuguesa.
Vale a pena investir tempo e dinheiro para tirar cidadania portuguesa?
Obter a cidadania portuguesa e se tornar um efetivo cidadão do país é uma das melhores decisões que você pode tomar a respeito de seu futuro.
A melhor qualidade de vida e a oportunidade de ter rendimentos em euro, são fatores que tornam essa uma opção muito atraente.
Então, é um investimento que vale a pena você fazer. Principalmente, se está em busca de garantir mais possibilidades, tanto para você, quanto para quem ama.
Também, considere a alternativa de contar com um serviço de assessoria, como o da Cidadania & Visto, para te ajudar.
Além de reduzir as burocracias, eles conseguem aprovar a documentação bem rapidinho!
E então, o que acha de já programar uma aventura na Europa e já fixar moradia por lá? Me conta nos comentários o que pensa sobre isso!
Blogagem Coletiva #top10_bc
Este post faz parte da Blogagem Coletiva. Uma iniciativa de blogueiros de viagem que visa promover a divulgação de atrações imperdíveis ao redor mundo. Confira os outros artigos.
O que fazer em Porto Seguro – 10 melhores passeios – Vamos Por Aí
Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior – Blog Viagem e Cura, por Luana Lôpo
Top 10 Melhores Destinos de Inverno na Europa – Oncotô Travel
Top 10 em Arraial do Cabo – Vamos viajar pra onde agora
Cunha, SP: 10 atrações imperdíveis + dicas de viagem – Elizabeth Werneck
Destinos imperdíveis na Itália – Top 10 – Destinos Por Onde Andei…
10 Coisas para Fazer em Paraty – Mulher Casada Viaja
10 Cidades para Conhecer no Uruguai – Uma Viagem Diferente
Top 10 aplicativos para viajar com crianças – 6 Viajantes
10 Cachoeiras incríveis e próximas de Brasília – Across The Universe
Top 10: o que fazer em Jericoacoara? – Dani Turismo
Existem mesmo muitas vantagens em ter cidadani portuguesa, ou qualquer outra europeia. Pesquisei por um tempo e o que desanima são os impostos cobrados do governo brasiliero na transferência de recursos adquiridos no Brasil. Mas para quem vaiter renda por lá, não vejo desvantagem.
Estamos de mudança pra lá, Marcia mas ainda não estudamos essa transferência de recursos do Brasil. Nossos trabalhos são remotos e em outro país, como já pagamos impostos no país de origem e em Portugal não existe bi-tributação, estamos tranquilos com isso por enquanto. Mas vou dar uma pesquisada a respeito dessa transferência de recursos que você comentou 🙂
Que máximo seu artigo! Não sabia que tinham tantas vantagens a cidadania portuguesa, já quero a minha
É uma grande vantagem ter a cidadania portuguesa para muitas coisas e seu texto está maravilhoso! Obrigada pelo post
Adorei saber mais sobre as vantagens de ter cidadania portuguesa, é muito legal mesmo ter outra cidadania, ainda mais de um país tão lindo e cultural como Portugal. Temos cidadania italiana, demorou para conseguirmos, mas valeu muito a pena também. Amei o post!
Eu estou tão ansiosa para conseguir a minha cidadania portuguesa! Justamente por todas essas vantagens que você mencionou em ser cidadão português. Mas, principalmente, pela maior mobilidade dentro da União Europeia. Já quero o que? Nós todos morando numa vila portuguesa, vivendo de beber vinho e fazendo cerâmica.
Uau! Eu sempre desconfiei que ter dupla cidadania é vantagem. Adorei essas 10!! Obrigada por compartilhar