Início > Mundo > Europa > Portugal > Roteiro Algarve – O Que Fazer de 1 a 7 Dias

Roteiro Algarve – O Que Fazer de 1 a 7 Dias

O roteiro Algarve lhe proporcionará praias de excelente qualidade e até ilhas quase desertas. É o destino ideal para quem busca tranquilidade, gente acolhedora e boa gastronomia. Tem atividades e passeios para fazer em um roteiro de 1 a 7 dias, passeando pelas principais cidades.

No século XV, era do Algarve que muitos portugueses partiam para descobrir outros povos e culturas. Quando você se ver frente a um oceano a perder de vista, entenderá porquê. Além da história, a região tem clima ameno o ano todo, e o sol aparece para alegrar moradores e turistas. 

Desvende a beleza da região mais meridional de Portugal, composta por litoral, falésias e serra que oferecem paisagens de muito contraste. Nesse post, elaboramos um empolgante roteiro para você apreciar as falésias que limitam os mares à terra, desenhando paisagens incríveis. 

Nesse post tem:

Onde fica Algarve?

A região do Algarve fica no extremo sul de Portugal, e está limitada a norte pela região do Alentejo. A Espanha fica ao leste, sendo possível elaborar um bom roteiro Algarve e Espanha. Já ao sul e oeste do Algarve fica o Oceano Atlântico e toda a sua beleza infinita. Inclusive, a região é a segunda menor em termos de área de continente e oferece uma paisagem singular.

Uma curiosidade sobre as nomenclaturas em Portugal: o país é dividido por regiões. Mas, diferente do Brasil que nomeia como Sudeste, Nordeste, etc., Portugal tem nomes específicos, por exemplo, Algarve. Logo, a região do Algarve tem como principal distrito Faro. O “distrito” em Portugal se assimila a “estado” no Brasil.

É possível elaborar um roteiro Lisboa/Algarve porque a região fica a 28 quilômetros da capital portuguesa. É uma das regiões com mais habitantes não portugueses, mas nem por isso, perdeu suas tradições e história. Pelo contrário, parece que fazem questão de preservar a riqueza do passado, mantendo a harmonia com a natureza.

A localização de Algarve permitiu a criação da Rota Vicentina para os viajantes que gostam de explorar trilhas inesquecíveis. A rota foi lançada em 2012 e desenha a costa em um roteiro Alentejo e Algarve. No decorrer do ano, o percurso recebeu infraestrutura adequada para ser usada também pelos ciclistas. Clique aqui e confira todas as informações

Como chegar no Algarve

Algarve é coberta por distintas possibilidades de acesso, dá para chegar pelas estradas, de transporte aéreo e ferroviário. Normalmente, as opções de cidades portuguesas que acessam Algarve, para quem está chegando do Brasil, são Lisboa e Porto. Uma dica: aproveite para verificar a possibilidade de um roteiro Porto, Lisboa e Algarve.

Agora, se a ideia for se aventurar em uma road trip para Algarve, indicamos a saída via Lisboa. Apesar da viagem longa e dos pedágios, você terá liberdade para paradas estratégicas, além de deslumbrar a paisagem. Mas, se deseja curtir a beleza do visual somado a rapidez, invista em uma viagem de trem, conhecido como comboio. 

A Europa é famosa pelas viagens ferroviárias, certamente será uma experiência para compartilhar. A viagem de Lisboa a Algarve pode durar cerca cinco horas, já a de Porto a Algarve pode durar até oito horas. Tudo dependerá da escolha do comboio. Clique aqui para conferir os dias, horários, itinerários e valores

Por fim, outra escolha é voar de Lisboa, ou Porto, para Faro. No geral, a viagem de avião, sem escalas, dura menos de uma hora, a rota é atendida por companhias como a TAP. A espanhola Iberia e a belga Brussels Airlines também voam para Faro, mas com escalas. Como Faro possui um aeroporto internacional, também recebe voos de outras cidades europeias, inclusive em companhias low cost

Melhor época para visitar

Ao elaborar o roteiro Algarve é preciso considerar a época da viagem, lembre-se que o destino é conhecido pela beleza das praias. Sendo assim, invista em estações do ano quentes. Além disso, a região costuma seguir o calendário do clima e fecha muitas portas no outono e inverno.

No verão, Algarve é um dos principais destinos dos europeus e portugueses para passar as férias. Não é para menos, a temperatura pode chegar a 35º e os dias são longos. Por isso, os meses de julho e agosto tendem a ser os mais cheios, nesse caso, invista em roteiros no Algarve que sejam práticos. Isto é, não crie uma extensa lista de passeios. 

Dê preferência para ir no verão de setembro, você aproveita mares mais vazios com temperaturas entre 21º e 24º. A primavera também é uma ótima época, mas dê preferência para os meses de maio ou junho. Nesses meses, a chuva diminui e a temperatura pode chegar a 28º.

>>> Clique aqui para acessar o mapa interativo de Algarve <<<

Qual moeda levar no Algarve?

Em sua viagem para Algarve você deve levar o euro. Em Portugal, o euro é a moeda oficial em todos os territórios do país. Por isso, não há outra alternativa. A transação cambial pode ser realizada ainda no Brasil, as casas de câmbio oferecem a possibilidade de comprar euro online.

Além do dinheiro em espécie, Algarve tem boa aceitação de cartões de crédito e débito. Apenas se organize para não ser engolido pelas taxas e IOFs. Organize a compra do euro com antecedência para aproveitar a variação do câmbio.

Roteiro Algarve

A referência para o Roteiro Algarve é o distrito de Faro, conhecido por sua melhor infraestrutura turística. E, a partir dele, você consegue se direcionar para os passeios. Mas, se você estiver vindo de uma road trip de Lisboa, considere as cidades que passará antes de chegar em Faro. 

Esse roteiro serve para te inspirar com os principais pontos turísticos de Algarve. A região tem 16 concelhos (cidades) e cada uma possui muita história para contar, edificações incríveis, paisagens belíssimas e praias. 

Como aproveitamos bastante Faro, Portimão, Albufeira, Lagos e Sagres, esse roteiro está mais concentrado nessas cidades. O percurso de Faro até Sagres tem 208 quilômetros e revela muitas belezas naturais.

Dia 1 | Faro

No primeiro dia, explore Faro, a capital de Algarves desde 1756 está à beira da Ria Formosa. E, se for no verão, poderá aproveitar os diversos festivais que acontecem na temporada.

Um passeio pelo centro te contará muito sobre a história da cidade, os principais monumentos ficam no Largo da Sé. E, nas mediações, encontre as portas que davam acesso às muralhas mouras que envolviam a cidade. A porta árabe, por exemplo, tem forma de arco de ferradura e é uma das mais antigas do país.

Além da história, Faro tem uma adorável natureza a ser apreciada, como o Parque Natural Ria Formosa. Um passeio de catamarã no parque pode te levar para as ilhas do Farol e Deserta.

faro portugal praias
Reprodução: Tripadvisor

Faça passeio de trem turístico ou de catamarã na Ria Formosa. Clique nos links e reserve.

Dia 2 e 3 | Albufeira 

Separe dois dias para aproveitar Albufeira, uma das cidades mais antigas de Algarve, a cerca de 40 quilômetros de Faro. É conhecida pelas belas praias e a vida noturna agitada, principalmente no verão. Na história, o forte domínio árabe está presente nas edificações, no casario branco e no nome da cidade, que significa: castelo do mar.

Em Albufeira, aproveite os adoráveis passeios de barco pelas grutas e ainda observe os golfinhos. Dá até para fazer snorkel nas águas do Atlântico. E, se a ideia é explorar primeiro a cidade, faça um tour a bordo de um 4×4 passando pelas principais praias. Você conhecerá as praias dos Pescadores, dos Arrifes, do Castelo e a belíssima praia São Rafael.

O difícil será escolher a praia mais bonita e selecionar uma preferida das dezenas oferecidas por Albufeira. Entendeu porque Albufeira é uma das estâncias balneárias do Algarve mais concorridas?!

albufeira portugal fotos praia
Reprodução: Tripadvisor

Faça passeio com golfinhos, snorkel nas águas do Atlântico ou tour de 4×4. Clique nos links e reserve.

Dia 4 e 5 | Portimão

Siga cerca de 40 quilômetros para ir de Albufeira para Portimão, essa cidade portuária também é bem movimentada. Possui uma infraestrutura turística completa, com um centro histórico repleto de curiosidades. Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, aprecie o mix entre o estilo gótico e os clássicos azulejos. E visite o premiado Museu de Portimão.

É mais uma parada para relaxar em grandes faixas de areia e águas calmas. Em Portimão, as rochas, falésias e mares se exibem para os visitantes. Aproveite para conhecer a Praia de João de Arens, Prainha e a Praia dos Três Castelos. Definitivamente, você precisará de uns dois dias em Portimão.

Por fim, não deixe de desfrutar do passeio de barco pela famosa gruta de Benagil. A caverna tem um ‘buraco’ no teto, banhada por águas verdes azuladas. Você ainda pode avistar alguns golfinhos durante o percurso.

portimão portugal fotos
Reprodução: Tripadvisor

Faça passeio de barco ou passeio pelas grutas de Benagil. Clique nos links e reserve.

Dia 6 | Lagos

A cidade amuralhada de Lagos fica a cerca de 21 quilômetros de Portimão, é tranquila e também cheia de casinhas brancas. Em Lagos, vá a Ponta da Piedade e conheça a praia Dona Ana, uma das mais bonitas da cidade. O centrinho de Lagos é um charme e dá para fazer muitos passeios andando, inclusive os percursos até as praias. 

A história de Lagos é repleta por um passado de navegadores e piratas, foi daqui que caravelas partiram para a costa da África. É o ponto de início da história dos descobrimentos portugueses. De Lagos também saem passeios para Grutas de Benagil. E, que tal fazer um passeio até a Ponta da Piedade, de barco, com direito a pôr do sol?!

turismo lagos portugal
Reprodução: Tripadvisor

Faça um cruzeiro de 2h ou passeio de barco pela Ponta da Piedade. Clique nos links e reserve.

Dia 7 | Sagres

Finalize o Roteiro Algarve em Sagres, a 30 quilômetros de Lagos. O passeio fica completa com parada em Cabo de São Vicente. O Farol de São Vicente foi construído em 1846 e fica em um penhasco com uma vista de cartão postal. Deslumbre os tons azul e verde a perder de vista.

As praias em Sagres são mais desertas e a cidade bem pacata, algumas das principais praias são Praia do Telheiro e a Ponta Ruiva. A Praia do Tonel é a queridinha dos surfistas. Aos viajantes aventureiros, Sagres é um ótimo lugar para curtir um voo de parapente. Já os que preferem manter os pés no chão, invista em um tour 4×4 pela costa ao entardecer.

o que fazer em sagres portugal
Reprodução: Tripadvisor

Faça voo de parapente, tour de 4×4 ao entardecer ou excursão a Sagres, Lagos e Cabo de São Vicente. Clique nos links e reserve.

Seguro Viagem Portugal

O seguro viagem Portugal é uma das obrigatoriedades para quem viaja à Europa. Por meio dele, você garante o atendimento para emergências médicas e hospitalares. Também pode ter cobertura para emergências odontológicas e até referentes a Covid-19.

Existem muitas opções de seguradoras e coberturas para você contratar e usar em seu roteiro Algarve. Só tenha em mente que ele precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para doenças médicas. Algumas coberturas também ajudam com extravio de bagagem e atrasos em voos. 

>>> Saiba mais sobre Seguro Viagem Portugal <<<

Perguntas Frequentes

Onde fica Algarve?

Algarve é uma região no sul de Portugal, está coladinha com o Oceano Atlântico e faz fronteira com a Espanha. Clique aqui e confira mais informações da bela região de Algarve.

Dá para ir do Brasil para o Algarve?

Dá, mas não de voo direto. É preciso voar para Porto ou Lisboa e então, ir para Algarve. Nesse caso, você pode voar para Algarve, ir de trem ou se aventurar em uma road trip. Clique aqui e saiba os detalhes.

Levar dinheiro em espécie ou em cartão para o Algarve?

Em Algarve, o dinheiro em espécie e os cartões são muito bem aceitos, até por ser uma região bastante turística. A dica é sempre equilibrar, caso vá em algum lugar que não aceita cartão. Clique aqui e saiba mais.

Quantos dias ficar no Algarve?

O roteiro Algarve pode ser feito de 1 a 7 dias, alguns se apaixonam tanto que estendem a duração. O difícil mesmo será escolher quais serão as praias mais exploradas, bem como cidades, cada uma tem uma característica única. Mas, para te ajudar, elaboramos um roteiro especial, assim, você consegue se inspirar! Clique aqui e leia mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + dois =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE