Início > Mundo > Europa > Portugal > Óbidos Portugal – O Que Fazer, Onde Ficar e Dicas

Óbidos Portugal – O Que Fazer, Onde Ficar e Dicas

Óbidos Portugal tem uma história repleta de aventuras, com reis, rainhas, terremoto e ainda uma participação em batalhas. Inclusive, foi o local em que Napoleão sofreu sua primeira derrota, na Guerra Peninsular. Definitivamente, é um destino que merece ser visitado. 

A cidade amuralhada de Portugal foi fundada em 1195, preserva um castelo na colina e característica de vilarejo medieval. Os visitantes podem aproveitar passeios dentro e fora da muralha, além de ir às cidades nos arredores, como Nazaré e Fátima.

Próxima de Lisboa, Óbidos pode ser uma boa opção para quem quer fazer uma viagem de bate-volta. Mas, também dá para passar pelo menos uma noite nesse vilarejo tranquilo. Nesse post, você vai saber tudo sobre o que fazer em Óbidos, quando ir a Óbidos e onde ficar em Óbidos. 

Nesse post tem:

Onde fica Óbidos Portugal?

Óbidos fica no distrito de Leiria, na região conhecida como Centro de Portugal. É uma região montanhosa, com boas praias e bem marcada pela preservação histórica. Óbidos, por exemplo, é considerada a vila medieval mais preservada de Portugal. Localizada em um ponto alto, Óbidos oferece uma bela vista da costa atlântica. 

A vila também foi uma das tantas cidades portuguesas que recebeu muralhas para proteção, e, por aqui, há também muitas igrejas. Os labirintos de ruas e as casinhas em arquitetura medieval, conquistam os viajantes. Óbidos está a cerca de 36 km de Nazaré e 89 km de Fátima. 

Como chegar a Óbidos?

Dá para chegar a Óbidos via Lisboa, a estrada é tranquila, bonita e oferece possibilidades de paradas para conhecer outras vilas. O percurso é de menos de 100 quilômetros. Agora, se preferir, também pode ir até Óbidos de trem, os trens em Portugal são muito confortáveis e oferecem uma experiência diferente.

Em Portugal, os trens são chamados de comboios e você pode conferir os horários e dias de saída de Obidos Lisboa nesse site. A viagem de comboio é rápida, dura cerca de 3 horas, se quiser, dá para organizar um roteiro de bate e volta para Óbidos. Mas, já adiantamos, se puder dormir em Óbidos, ainda melhor, para apreciar tudo com calma e conhecer outras cidades vizinhas. 

Além dessas opções, também dá para ir de ônibus, conhecidos como autocarros, para Óbidos. A empresa Rodotejo é a responsável por muitas rotas pelo país, incluindo, Lisboa – Óbidos. Nesse caso, use a linha Rápida Verde, clique aqui para conferir os itinerários e valores, a viagem dura aproximadamente 1 hora. A parada do autocarro em Óbidos é a cerca de 100 metros do centro histórico. 

Por fim, é possível fazer uma excursão de um dia saindo de Lisboa para Óbidos, com passagem em Nazaré. Clique aqui e confira o roteiro completo

Melhor época para visitar Óbidos

Ao elaborar o roteiro Óbidos lembre de considerar a época da viagem, para evitar pontos turísticos cheios, e chuvas nas caminhadas. Nos meses de janeiro, outubro, novembro e dezembro, por exemplo, há maior probabilidade de chuvas. 

As temperaturas baixas acontecem nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro. Aí fica uma dica: janeiro e dezembro, podem não ser os melhores meses para conhecer Óbidos, apesar de ser baixa temporada. Óbidos tem um clima mediterrâneo de verão fresco, sendo assim, as altas temperaturas não devem ultrapassar os 30º. 

Para quem gosta de aproveitar os dias quentes, invista no mês de agosto e setembro, mas, saiba que há muitos outros turistas que gostam desse clima. Nos meses de março e abril você encontra um clima ameno em Óbidos e com menor movimentação de turistas.

Qual moeda levar?

Em sua viagem para Óbidos Portugal leve o euro. O euro é a moeda oficial de Portugal e outros territórios europeus. Para ter tranquilidade em sua viagem, garanta a transação cambial ainda no Brasil, antes do seu embarque. Há opções de compra de euro online, bem como em casas de câmbio e bancos. 

O importante é se organizar para garantir as melhores oportunidades na compra do euro. Dessa forma, é possível acompanhar as cotações e comprar quando o valor está bom. Como Óbidos é uma cidade turística bem movimentada, os estabelecimentos costumam aceitar cartão de crédito, débito e pré-pago.

Apesar dessas garantias, leve um pouco de dinheiro em espécie, para usar em lugares que não aceitem cartão. O euro em espécie também pode ser usado em despesas menores. Lembre-se: a quantia de euros que vai comprar depende muito do seu roteiro de viagem para Óbidos, então se planeje.

Aproveite o momento de planejamento e compre chip internacional para se manter conectado durante toda a viagem.
Clique aqui e conheça Viaje Conectado.

O que fazer em Óbidos?

As muralhas, do século 14, em Óbidos abraçam a vila. Nesse charmoso destino, se perca pelos labirintos de ruas e casas com adoráveis varandas, para então avistar o belo castelo de origem romana. 

A vila tem jardins fechados, arquitetura gótica mesclando com o renascimento e o período barroco. Separamos os principais passeios em Óbidos para você desvendar a história e os prazeres dessa adorável vila medieval. Além dos passeios na vila, Óbidos é o ponto de acesso para Fátima e Nazaré, então, separamos boas opções também para esses destinos.

Passeio 1 | Castelo de Óbidos

Definitivamente, não dá para ir a Óbidos e não visitar o famoso castelo da vila. Em 2007, ele foi considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal, não é para menos, a construção é imponente. Atualmente, o castelo é uma pousada, então, se deseja uma experiência medieval diferente, uma noite por lá pode ser interessante.

Mas, caso não consiga esse feito, sem problemas. Aproveite a visita para tirar muitas fotos externas e entrar no lobby do castelo. Algumas áreas são acessíveis gratuitamente como o jardim/terraço, o miradouro em frente à entrada, as muralhas e o pátio da “Cerca”, quando não há eventos. E, se quiser conhecer mais por dentro, invista em uma refeição no restaurante do Castelo.  

castelo de óbidos em portugal

Passeio 2 | Igrejas de Óbidos

As igrejas de Óbidos são representam muito bem a história da Vila, elas também preservam a arquitetura local. As principais igrejas são Igreja de Santa Maria, Igreja de São Pedro, Igreja da Misericórdia e Igreja de Santiago. A Igreja de Santiago foi completamente destruída pelo terremoto de 1755, foi reformada e, atualmente, é uma livraria.

igreja de sao pedro obidos

Passeio 3 | Museu Municipal de Óbidos

O Museu Municipal de Óbidos fica na famosa Rua Direita, assim você conhece a agitada rua e também a história da vila. O museu é de 1970, mas mudou-se para a casa da Rua Direita em 2004. Ele abre todos os dias, exceto nas segundas-feiras, das 10h às 18h, fecha para almoço das 13h-14h.

museu municipal obidos

Passeio 4 | Porta da Vila de Óbidos

A antiga entrada de Óbidos é de uma beleza majestosa, dá para ficar bons minutos admirando os desenhos nos azulejos. A decoração, uma representação da Paixão de Cristo, fica em um pequeno oratório com retábulo em talha dourada. O balcão foi construído em pedra e destaca bem o azul e branco do azulejo.

A Porta da Vila também é conhecida como Porta da Senhora da Piedade e está em uma das pontas da Rua Direita. Acredita-se que a construção é datada do segundo decênio do século 18.

porta da vila de obidos
Reprodução: Booking

Faça um passeio de Lisboa a Óbidos com a Get Your Guide. Clique aqui.

Passeio 5 | Nazaré

Nazaré é famosa pelas ondas gigantes de suas praias, por isso, é querida pelos surfistas. Mas, se você não sabe surfar, e quer aprender, talvez essa seja a sua oportunidade, clique aqui e confira os detalhes. Agora, se espera por um esporte mais tranquilo, pode aproveitar as ondas de Nazaré para o bodyboard.

Mas, não só de ondas vive Nazaré, a vila também tem muita história para contar. Aproveite para conhecer o Forte de São Miguel Arcanjo e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Aproveite para participar de uma degustação de peixe no Museu do Peixe Seco. Todo esse tour pode ser feito com o pessoal da Civitatis, clique aqui e confira os detalhes.

nazaré portugal fotos
Reprodução: Tripadvisor

Faça um tour de um dia entre Nazaré e Óbidos com a Get Your Guide. Clique aqui.

Passeio 6 | Fátima

Fátima é conhecida como um destino de peregrinação católica, mas, também pode ser visitada por quem não tem objetivo religioso. Com o tour da Civitatis você conhecerá a famosa Basílica de Nossa Senhora do Rosário e ainda tem parada no Museu do Azeite. Se preferir, faça um tour por Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos saindo de Lisboa. 

santuario de fatima portugal
Santuário de Fátima em Portugal

Reserve passeio 1 dia a Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos com a Get Your Guide. Clique aqui.

Onde ficar em Óbidos?

Em Óbidos há muitas boas opções de acomodações para passar uma noite. Apesar do destino ser uma escolha de muitos que desejam fazer um bate-volta de Lisboa, pode ser interessante pernoitar. Assim, você aproveita com tranquilidade a vila e arredores. Confira algumas opções de hospedagem em Óbidos Portugal.

Pousada Castelo de Óbidos

O grande diferencial da Pousada Castelo de Óbidos é exatamente por estar inserido em no principal castelo de Óbidos. A decoração é uma feliz harmonia entre medieval e moderno, além disso, todos os quartos possuem ar-condicionado e banheiro privativo.

Há opção de quarto com banheira e a suíte tem uma decoração toda em pedras aparentes. Definitivamente é uma experiência diferente. O café da manhã está incluso na diária e ainda há um restaurante de culinária portuguesa para outras refeições. 

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Quinta do Bom Vento

A Quinta do Bom Vento é uma adorável opção em um hotel-fazenda em Óbidos. Em um vale, a quinta está abraçada pela natureza e belas colinas, fica a cerca de 8 km do centro de Óbidos. É o local ideal para relaxar, em camas confortáveis e aquecidas.

A acomodação é um estúdio com varanda, cozinha completa e até churrasqueira. A televisão tem canais via satélite, a internet wi-fi está inclusa na diária. Por fim, a quinta é pet friendly.

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Obidos Aquae Ductus Suites

O hotel Obidos Aquae Ductus Suites fica em uma área residencial tranquila, próximo Aqueduto de Óbidos. Todos os quartos do hotel são modernos, com varanda privada, TV, ar-condicionado e banheiro privativo. Há wi-fi para os hóspedes e estacionamento.

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Exe Vila D’Óbidos

O Exe Vila D’Óbidos é um hotel com piscina em Óbidos. Ainda oferece serviço de SPA e está a 5 minutos de carro do vilarejo medieval. Os quartos são simples, de decoração minimalista e confortáveis. Tem terraço, ar-condicionado, frigobar, wi-fi e banheira.

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Mood Lodging – Caldas & Ocean

Os apartamentos do Mood Lodging – Caldas & Ocean, estão na parte externa da muralha de Óbidos Portugal. Os hóspedes têm acesso a wi-fi e os apartamentos têm uma decoração clean, com cozinha completa, varanda e estacionamento. 

Reserve um quarto deste hotel no Booking. Clique aqui.

Hostel Argonauta

Em Óbidos tem hostel para ficar, o Hostel Argonauta é ideal para quem quer uma opção econômica e confortável. Esse hostel está em uma casa do século XVII, com uma decoração eclética que representa bem os ares de Óbidos. Os quartos são bem ventilados, iluminados e os hóspedes têm acesso wi-fi e café da manhã gratuitos. 

Dicas para viajar até Óbidos em Portugal

Uma viagem a Óbidos pode ser aproveitada em 1 a 2 dias, mas, para isso é preciso considerar alguns detalhes. Assim, você garante uma viagem agradável e produtiva, confira as nossas dicas para viajar a Óbidos Portugal.

Dica 1 | Roupas Confortáveis

Óbidos é um vilarejo repleto de vielas e ruas de pedras, com algumas ladeiras. No geral, você vai mesmo é caminhar bastante, então, escolha roupas confortáveis. Dê preferência ao tênis, capriche na proteção solar e não esqueça de levar água. No caso de ir em temporada de chuvas, garanta uma capa de chuva ou guarda chuva. 

Dica 2 | Aproveite os festivais

Em Óbidos acontecem alguns festivais ao longo do ano, então, se a data da usa viagem coincidir com esses eventos, aproveite! Tem o Festival do Chocolate e o Festival Literário Internacional de Óbidos. Em julho, a cidade ganhe novos ares com o Mercado Medieval de Óbidos

Dica 3 | Roteiros Temáticos

Além dos roteiros de passeios em Óbidos que indicamos, a vila oferece algumas opções de roteiros temáticos. As visitas são guiadas e cada um tem um custo diferente, clique aqui para obter todas as informações

Dica 4 | Vá cedo

Se decidir ir até Óbidos de carro, trem ou ônibus, dê preferência para saídas logo cedo. É um jeito de aproveitar ao máximo o vilarejo medieval. A cidade é pequena, então, conseguirá curtir com tranquilidade. 

Dica 5 | Prove a Ginja de Óbidos

A Ginja de Óbidos é uma bebida alcoólica clássica em Óbidos, é de origem monástica, preparada desde o século XVII. O licor artesanal, carinhosamente chamado de ginjinha, é produzido com uma espécie de cereja selvagem. 

Além da experiência do licor, ele pode ser servido em um copinho de chocolate, o encontro desses sabores é bem curioso. Acontece que o chocolate é amargo, então, após tomar a ginjinha você come o chocolate, para equilibrar o doce da ginjinha.

Seguro Viagem Portugal

Não dá para viajar para Portugal sem seguro viagem, o seguro é obrigatório em Portugal. Por isso, não esqueça de garantir uma opção de seguro com boa cobertura. Existem muitas opções, mas tenha certeza de que há cobertura de no mínimo 30 mil euros para doenças médico hospitalar. 

Além dos principais atendimentos para emergências, o seguro também pode ter cobertura para doença relacionada a Covid-19. E, os principais seguros cobrem emergências odontológicas. No nosso parceiro Seguros Promo você consegue comparar até 4 seguros de viagem ao mesmo tempo.

Se tiver mais dúvidas, confira o nosso post completo sobre o melhor seguro viagem Portugal. Aproveite e garanta desconto no seguro viagem com nosso cupom TEMAISEME5.

Perguntas Frequentes

Levar dinheiro ou cartão para Óbidos Portugal?

Óbidos é um destino turístico bem movimentado em Portugal, então, costuma aceitar dinheiro e cartões. Apenas lembre-se que a moeda aceita é o euro. Clique aqui e confira mais informações.

Dá para entrar no Castelo de Óbidos?

O Castelo de Óbidos atualmente é um hotel, sendo assim, algumas áreas são liberadas para visitação, outras não. Clique aqui e confira quais lugares você pode visitar no Castelo de Óbidos.

Onde fica Óbidos?

Óbidos é uma vila medieval na região Centro de Portugal, no distrito de Leiria. Clique aqui e conheça os lugares para visitar Óbidos.

Dá para fazer bate volta em Óbidos?

Sim, é possível fazer uma visita a Óbidos saindo de Lisboa, existem diversas possibilidades de roteiros. Clique aqui e conheça algumas opções.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + dezoito =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE