Início > Mundo > Américas > México > Onde ficar em Oaxaca – Melhores regiões e hotéis

Onde ficar em Oaxaca – Melhores regiões e hotéis

Para responder à pergunta onde ficar em Oaxaca, é preciso considerar que estamos falando do estado. O estado mexicano Oaxaca tem uma capital chamada Oaxaca de Juárez, mas constantemente é só conhecida como Oaxaca. Considerando esta diferença, realizamos uma seleção que abrange opções de acomodação na capital e em outras regiões no estado.

O interessante é que você poderá vivenciar experiências completamente diferentes. Em Oaxaca é possível ficar em uma acomodação mais no centro turístico, ou ainda, relaxar admirando a paisagem das montanhas. Também dá para ficar pertinho do mar e conhecer várias praias paradisíacas. O importante é você entender qual é a proposta do seu roteiro para facilitar a locomoção. 

Neste post tem:

Onde fica Oaxaca?

Oaxaca é um estado mexicano na área sul do México e é uma região dividida em oito pequenas regiões econômicas. A região é bastante reconhecida por ser o berço de culturas indígenas diversas de origem pré-hispânica. Além da história e da cultura, Oaxaca é um destino com belíssimas praias mexicanas.

A capital Oaxaca de Juárez é uma cidade que transpira cultura nas ruas de paralelepípedos e a história é exibida nas construções. No Vale de Oaxaca você visita o sítio arqueológico de Monte Albán para se impressionar com a antiga capital dos Zapotecas. E, para apreciar as praias, vá para Huatulco, são cerca de 10 quilômetros de praias. 

>>> Está organizando sua viagem para Oaxaca e ainda tem dúvidas sobre o roteiro de passeios? Então leia o nosso post O que fazer em Oaxaca – 6 lugares para conhecer. <<<

Quais as melhores regiões para ficar em Oaxaca?

Ao procurar onde ficar em Oaxaca é preciso pensar bem no roteiro, para ver se vai explorar a região ou apenas a capital. Abaixo falamos um pouco sobre algumas regiões de Oaxaca, para ajudar na sua decisão.

Oaxaca de Juárez

A capital Oaxaca de Juárez é uma cidade repleta de história e cultura para apreciar, além da gastronomia típica. É considerado um dos melhores lugares para se hospedar para conhecer os principais atrativos turísticos da região. Sendo o ponto de referência para quem vai para o sítio arqueológico de Monte Albán. 

O centro histórico também é um dos favoritos para quem deseja se hospedar, mas também é possível ficar em áreas nas montanhas. Desta forma, você aproveita o melhor da tranquilidade estando perto da cidade. 

oaxaca de juarez mexico
Reprodução: Unsplash

El Pacífico 

El Pacífico é conhecida por ser uma das áreas montanhosas mais belas de Oaxaca, fica a cerca de 140 km da capital. O pequeno povoado de San José del Pacífico é considerado um refúgio em meio à natureza, está a cerca de 2350 metros sobre o nível do mar. Outra curiosidade desta região é haver muitos descendentes dos Zapotecas. É ideal para quem gosta de acordar e dormir admirando a natureza da janela do quarto. 

A região fica no meio do caminho para quem deseja conhecer as atrações da capital Oaxaca e quem quer ir para a praia. Pode ser uma parada estratégica, mesmo que por uma única noite. 

san jose del pacifico oaxaca mexico
Reprodução: Tripadvisor

Puerto Ángel

Puerto Ángel é um pequeno vilarejo de pescadores na costa mexicana, a cerca de 253 km de Oaxaca. Existem lindas praias de águas azuis-esverdeadas para serem apreciadas, em sua maioria seguem o estilo mais rústico. Por aqui dá para fazer mergulho ou admirar as tartarugas. Tem até praia de nudismo. 

É uma região ideal para viajantes que preferem estar em um lugar com menos agitação. Aproveite e vá a Playa Estacahuite onde você encontra ótimas opções de acomodações e relaxa nas ondas tranquilas do mar. É também um ótimo lugar para apreciar a vida marinha fazendo snorkeling.

puerto angel oaxaca mexico
Reprodução: Tripadvisor

Huatulco

Huatulco fica a quase 300 km de Oaxaca de Juárez e está na costa Pacífica de Oaxaca. É uma região criada para ser uma atração turística à beira-mar, estende-se por 35 km na costa. Sendo assim, a região foi criada com nove baías: San Agustín, Chachacual, Cacaluta, Maguey, El Organo, Chahue, Tangolunda, Conejos e Santa Cruz. É o local ideal para viajantes que gostam de unir natureza, tranquilidade, praia e muita comodidade. 

Há pelo menos 36 praias de areia dourada, para serem aproveitadas durante todo o ano, basta escolher sua preferida. Uma curiosidade, o nome significa: lugar onde a natureza é reverenciada. 

huatulco oaxaca mexico
Reprodução: Tripadvisor

Onde ficar em Oaxaca?

Casa Roni – 5 Bedroom Luxury Villa with Ocean View

Em Playa Estacahuite, a Casa Roni é uma opção elegante de onde ficar em Oaxaca. Além disso, tem uma vista incrível do oceano, sem precisar levantar da cama e uma adorável piscina de borda infinita. Dá para se refrescar a qualquer hora do dia e ainda ficar perto das principais praias da região.

O quarto é amplo e a cama é constantemente elogiada pelos hóspedes. Também é colocado à disposição churrasqueira e estacionamento privativo. O wi-fi está incluso na diária e funciona muito bem. Também há opção de apartamento com varanda, vista para o mar e sacada. Por fim, é uma opção pet friendly em Oaxaca e o café da manhã é vegetariano.

Classificação e avaliação: fantástico, com nota 9.4.

Reserve este hotel no Booking. Clique Aqui.

Utopia Casas Boutique

Já pensou em se hospedar em meio à natureza típica do México, com sua vegetação inusitada de cactos? E que tal seria se a acomodação fosse moderna e muito confortável? Pois esta é a proposta da Utopia Casas Boutique, sofisticação em meio ao cenário peculiar de Oaxaca. É uma proposta para quem deseja se isolar um pouco da agitação das cidades, estando a menos de 10 km do centro de Oaxaca.

É um refúgio com acomodações de um quarto, dois quartos e até com sala de estar. Ainda é possível aproveitar todas as comodidades como a piscina ao ar livre de borda infinita e jacuzzi. A casa em madeira é bem aberta com varandas que oferecem um visual incrível da natureza. 

Classificação e avaliação: excepcional, com nota 9.6.

Reserve este hotel no Booking. Clique Aqui.

Cabañas Rancho Viejo

Em El Pacífico, a Cabañas Rancho Viejo é uma opção para quem deseja relaxar no alto da montanha rodeada por muito verde. As acomodações são amplos chalés em madeira, alguns com terraço e lareira. Também há opção de chalé para até 6 pessoas, com três quartos, sala de estar com sofá-cama e cozinha completa.

Os hóspedes podem usufruir da vista do vale de um amplo mirador, ainda há uma sala de uso comum, bem como cozinha. Não há restaurante, mas há uma pequena loja com lanches prontos, para aqueles momentos emergenciais. Também há wi-fi gratuito e se precisar levar seu pet, é possível sob custo adicional na diária. 

Classificação e avaliação: fabuloso, com nota 8.9.

Reserve este hotel no Booking. Clique Aqui.

One Oaxaca Centro

O One Oaxaca Centro é uma hospedagem de bom custo-benefício no centro de Oaxaca. É ideal para viajantes que querem se deslocar para os principais pontos turísticos sem dificuldades. Para ter uma ideia, está a 10 minutos da Igreja de Santo Domingo. Os quartos são simples, mas confortáveis, com ar-condicionado, tv e wi-fi. O café da manhã está incluso na diária e serve alguns pratos típicos.

Classificação e avaliação: fabuloso, com nota 8.6.

Reserve este hotel no Booking. Clique Aqui.

Hotel Maria Mixteca

Na pacata cidade litorânea Huatulco, no bairro de Santa Cruz, o Hotel Maria Mixteca está perto do centro e da praia. A praia Santa Cruz é uma das mais próximas, fica a cerca de 1,5 km. Além disso, tem um restaurante que serve culinária mexicana, à la carte. Os quartos são aconchegantes e há quartos familiares para até 5 pessoas. Para completar, algumas unidades possuem varanda e todos contam com ar-condicionado.

Classificação e avaliação: fabuloso, com nota 8.8.

Reserve este hotel no Booking. Clique Aqui.

Perguntas Frequentes

Onde fica Oaxaca?

Oaxaca é um estado mais ao sul de México, mas também pode estar relacionado à capital que recebe o nome de Oaxaca de Juárez. Normalmente, a capital é chamada somente de Oaxaca. Por isso, esteja atento a este detalhe quando estiver elaborando seu roteiro. Clique aqui e leia mais.

Tem praia em Oaxaca?

Oaxaca tem praias incríveis, com águas cristalinas, azul-esverdeadas e perfeitas para a prática de mergulho ou snorkeling. As praias desta região tendem a ser mais tranquilas e menos visitadas por viajantes. Sendo assim, são ideais para quem gosta da proposta de retiro voltado para tranquilidade. Ou ainda, para quem prefere lugares cujas raízes culturais ainda sobrevivem. Clique aqui e saiba mais.

Qual a diferença entre Oaxaca e Oaxaca de Juárez?

Oaxaca é um estado mexicano e Oaxaca de Juárez é a capital deste estado. O nome homônimo pode causar confusões na hora de procurar lugar para ficar ou para passear, por isso esteja atento. Na dúvida, coloque no mapa o endereço para saber a real localização. Clique aqui e conheça lugares para passear em Oaxaca.

Preciso de seguro viagem para ir para Oaxaca?

Sim, o seguro viagem não é obrigatório, mas ele é importante para evitar dores de cabeça maiores. Em nosso post explicamos todos os detalhes sobre o seguro viagem México. Clique aqui e leia mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + sete =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE