O que fazer em Manaus – 9 dicas do que fazer na capital amazonense

Quando estávamos planejando a nossa viagem para o Amazonas, uma das partes que mais nos empolgava era decidir o que fazer em Manaus.

Afinal, a capital amazonense é uma fonte inesgotável de cultura, que conta a história do povo brasileiro e deixa escapar pelas veias da floresta.

Aliás, todo o Norte do nosso país é um encanto para qualquer tipo de viajante, já que tem atrações para todos os perfis, indo desde a cultura tradicional, até as mais variadas iguarias gastronômicas.

Quer saber qual foi o nosso roteiro de passeios quando estivemos em Manaus? Então, vem com a gente para tirar insights e aproveitar uma viagem linda!


Por que visitar Manaus?

Visitar Manaus deveria estar nos planos de todos os brasileiros, já que é uma cidade riquíssima em história e o berço da nossa maior riqueza florestal. Inclusive, esse é o destino perfeito para quem deseja se aprofundar mais em nossas raízes!

Chamada de “Paris Brasileira” durante o auge da exploração da borracha, Manaus tem um charme cosmopolita intenso, que contrasta com o colorido do norte.

É notável como a riqueza escoava pelas ruas da cidade, mas como a raiz local permaneceu intacta. E tudo isso fez com que a capital amazonense se transformasse em um verdadeiro paraíso para ser conhecido e aproveitado!

Neste Artigo:

O que fazer em Manaus durante o dia?

Em Manaus, você tem atividades para preencher vários dias “turismando”. Por isso, se você visitar a região sem nenhum roteiro, corre o risco de deixar passar as principais atrações da cidade.

Justamente para que isso não acontecesse conosco, nós dividimos os passeios em visitas diurnas e noturnas. E agora vamos compartilhar com vocês o nosso roteiro de o que fazer em Manaus.

Encontro das águas

O primeiro lugar que você precisa visitar em Manaus, é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Esse talvez seja um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e tem um motivo muito justo: é a natureza em plena ação, diante dos seus olhos.

Você pode presenciar esse encantamento do Mirante da Embratel ou, se preferir, fazer um passeio de barco pelo local, onde você conseguirá, inclusive, sentir a diferença na temperatura das águas. Nós fizemos e super indicamos. 🙂

Um dos maiores atrativos de Manaus é ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões (Fotos @temaiseme)

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Se tem uma coisa que representa a essência e a fortaleza da cultura do norte do País, são os mercados. Mas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um pouco diferente de outros que você já tenha visitado.

Ele foi inspirado no mercado Les Halles, de Paris. Por isso, tem uma arquitetura charmosa em art noveau e, inclusive, é tombado como um patrimônio histórico da cidade.

Mas, apesar de toda a característica europeia por fora, quando você entra no local, é automaticamente resgatado que está em Manaus, com todas as características que a gente ama e deseja conhecer em sua essência!

Lá você poderá conhecer e adquirir itens característicos da cultura do povo amazônico, produtos regionais, medicinais e artesanatos.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa, parada obrigatória em Manaus (Fotos @temaiseme)

Restaurante Taberna do Chef Procópio

Estar em Manaus e não comer nada típico, faz com que você se sinta incompleto. Por isso, nós indicamos uma paradinha para o almoço no Restaurante Taberna do Procópio.

Esse ambiente charmoso e com cheiro delicioso, fica anexado ao Mercado Adolpho Lisboa. Então, já é a opção ideal para descansar um pouquinho e repor as energias.

Simpatia unida à boa comida, farão você aproveitar ainda mais esse momento. E peça uma sugestão de prato ao chefe, você não vai se arrepender.

Tivemos o prazer de conhecer o Chef Procópio pessoalmente e provar um dos pratos mais famosos do restaurante (Fotos @temaiseme)

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é a maior representação arquitetônica de toda a riqueza produzida por essa terra.

Ainda hoje, ele é um cartão-postal da cidade, que enche os olhos de qualquer visitante e nos arrasta para lá como se tivesse alguma mágica envolvida.

O teatro é palco de diversas apresentações em Manaus, que vão desde artistas locais, até grandes shows internacionais. Aproveite o tempo por lá para também visitar o acervo histórico presente no teatro.

Teatro Amazonas é uma das obras primas da arquitetura brasileira (Fotos @temaiseme)

Galeria Amazônica

Nós somos apaixonados por Manaus de ponta a ponta! Mas ,se tem um lugar que indicamos sem nenhuma dúvida, é a Galeria Amazônica.

Esse projeto lindo une a cultura de várias etnias indígenas em um só lugar, dispondo as representações artísticas mais incríveis em peças que você pode adquirir com preço justo.

Além disso, você se sentirá imerso na diversidade socioambiental da Amazônia e poderá conversar e conhecer mais sobre os povos formadores do nosso país.

Não pule essa dica. A experiência será inesquecível.

Galeria Amazônica, exaltação da arte e saber popular de diversas etnias indígenas (Fotos @temaiseme)

Palácio Rio Negro

O Palácio Rio Negro foi construído pelo Barão da Borracha Waldemar Schoz e funcionou como sede administrativa da cidade de Manaus durante muito tempo.

Então, se você não abre mão de um passeio histórico “raiz”, precisa considerar esse ponto turístico da cidade.

Hoje, o Palácio Rio Branco se tornou um acervo incrível e, também, centro de exposições artísticas. Vale a pena conhecer e incluí-lo na lista de o que fazer em Manaus!

Museu da Amazônia (Musa)

O Museu da Amazônia é o local ideal para quem deseja conhecer com profundidade um pouco mais sobre a história local e toda a regionalidade do estado, não somente de Manaus. 

Ter o contato direto com a floresta amazônica e entender um pouco mais a importância e a grandiosidade da nossa história é algo mágico e muito impactante para quem ama a natureza, nós garantimos!

O local, que fica na Zona Norte de Manaus, foi criado em 2009 e ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Para visitar o local, é necessário comprar os ingressos, que podem variar entre R$ 30 a R$ 50. Essa, com certeza, é uma visita obrigatória

MUSA – Museu da Amazônia é o maior jardim botânico do estado e fica bem no meio da floresta (Fotos @temaiseme)

Por que não indicamos nadar com botos?

Você deve estar se perguntando em que momento nós indicaremos o passeio que envolve nadar com os botos, certo? Sentimos muito em te decepcionar, mesmo. Mas por aqui, você não vai encontrar essa indicação. E vamos te contar porquê!

Para nós, o turismo envolve respeitar e elevar a natureza local, sem fazer absolutamente nada que lhe seja prejudicial.

E, apesar de ser uma opção de passeio muito conhecida, nadar com os botos é algo que impacta negativamente os animais.

Isso, inclusive, já foi pauta de matérias divulgadas em grandes portais, como o G1, onde se alerta sobre os riscos a que os botos são expostos nessa atividade considerada “interativa”.

Os animais ficam estressados e em sofrimento, como afirmam os especialistas. E pelo turismo sustentável ser o “carro-chefe” do nosso conteúdo e nossas premissas, esse tipo de passeio você não conseguirá encontrar por aqui. 


O que fazer em Manaus à noite?

Depois de passar o dia todo visitando os locais mais incríveis de Manaus, você ainda terá mais um ponto para se extasiar: o pôr-do-sol.

O céu se pinta de rosa, com tons alaranjados e parece que tudo se torna ainda mais mágico. E acredite, o cansaço do dia vai embora, junto com o sol. 

E a energia ressurge com a lua e o céu salpicado de estrelas, que parece ser ainda mais bonito no Norte.

Por isso, pode esquecer a ideia de voltar para o hotel para descansar! Agora é justamente a hora de conhecer a vida noturna de Manaus! Vem com gente conferir o que é possível fazer!

Casa do Pensador

Nas noites amazonenses, um dos points mais procurados de o que fazer em Manaus, é conhecer a Casa do Pensador.

Localizada em um antigo casarão da cidade, lá você poderá curtir uma boa música, enquanto come uma porção bem saborosa e se refresca com uma cerveja geladinha.

Aaah, informação importante: chegue cedo para pegar uma mesa ao livre!

Casa do Pensador, um dos bares mais tradicionais de Manaus com vista privilegiada do Teatro Amazonas (Fotos Casa do Pensador)

Bar do Armando

Outro lugar onde você pode curtir pelo menos uma noite em Manaus, é no Bar do Armando, um típico botequim com mesas na calçada, sorrisos largos e bom atendimento.

Os manauaras consideram esse bar um dos pontos de resistência da boemia amazonense, com seu piso de ladrilhos e bandeiras penduradas na parede.

Como montar um roteiro perfeito do que fazer em Manaus?

Manaus é um verdadeiro sonho para qualquer viajante e é natural o nosso encantamento com esse lugar.

Por isso, é fácil criar um roteiro cheio de passeios pela cidade, onde poderá conhecer diversos e maravilhosos pontos culturais, arquitetônicos, artísticos e gastronômicos da Amazônia.

Lembre-se sempre de considerar lugares com diferentes apelos, para que você consiga absorver tudo o que essa região tão rica em biodiversidade tem a oferecer. E também confira nossas dicas dos melhores bairros para se hospedar em Manaus.

E, se quiser usar o nosso roteiro, fique à vontade. Garantimos que terá diversão e encantamento de sobra! 

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um − 1 =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE