Início > Hospedagem > Intercâmbio de Trabalho em Portugal – Como fazer e Como funciona

Intercâmbio de Trabalho em Portugal – Como fazer e Como funciona

Um intercâmbio de trabalho em Portugal com a Worldpackers pode ser uma experiência inesquecível. Através dele, você consegue viajar para Portugal e trocar suas habilidades de trabalhador por acomodação. É uma forma diferente de conhecer um destino porque é mais imersivo, afinal de contas, você não será somente um viajante.

Este tipo de intercâmbio de trabalho voluntário também oferece oportunidades para estudar, além de conhecer o destino. Os horários flexíveis são pensados justamente para você não ficar preso somente no trabalho. As vagas de trabalho são para viajantes acima de 18 anos, com qualquer nível de idioma e não é preciso experiência em áreas específicas. Só é preciso estar disposto a se comprometer trocando suas habilidades com os anfitriões. 

Neste post, te contamos como funciona o intercâmbio de trabalho em Portugal e ainda compartilhamos dicas importantes. Para completar, separamos um cupom de desconto Worldpackers para você se tornar membro da plataforma colaborativa mais descolada de intercâmbios de trabalho.

Portugal também está na lista dos 6 novos países com visto para nômade digital, uma ótima opção para quem quer passar mas tempo no país e conciliar com intercâmbio de trabalho.

Nesse post tem:

Como fazer intercâmbio em Portugal para trabalhar?

Portugal é um dos destinos que os brasileiros mais se interessam para viajar ou fazer um intercâmbio de trabalho. O país é uma delícia, com muita coisa bacana a oferecer – dos atrativos turísticos até a cultura. Para completar, a localização facilita o acesso a outros países europeus. Por fim, o fato de Portugal também falar português, mesmo que com algumas variações, é um grande atrativo para os brasileiros.

Todos estes fatores influenciam na escolha do país para trabalhar e a Worldpackers te ajuda a fazer o intercâmbio em Portugal. Através do programa de viagens colaborativas, você encontra vagas de trabalho temporário em hostels, pousadas, ongs, escolas e até ecovilas. Assim, você consegue passar uma temporada em Portugal trabalhando e, em troca, recebe um lugar para dormir. Inclusive, a depender do anfitrião, pode ganhar outros benefícios. 

Enfim, para fazer intercâmbio em Portugal para trabalhar é preciso estar disposto a colocar em prática suas habilidades. 

Reprodução: Unsplash

Como funciona o intercâmbio de trabalho em Portugal?

O programa da Worldpackers se propõe a oferecer vagas de trabalho temporário em troca de acomodação. Por isso, alguns afirmam ser um trabalho voluntário ou colaborativo. A ideia não é que você ganhe rios de dinheiro, mas que consiga equilibrar o trabalho com a experiência cultural. Assim, você também pode conhecer a região.

As habilidades que você vai desenvolver estão relacionadas a recepção, a jardinagem e até produção de conteúdo para mídias sociais. Também tem vagas para tarefas domésticas, fotografia e organização de eventos. Para participar, você deve se tornar membro da Worldpackers e assim terá acesso a vagas ao redor do mundo. Procure uma vaga que corresponda com o seu perfil e se candidate. 

Aí, é só esperar os contatos dos anfitriões, para verificar se alguma das vagas estará pronta para você trabalhar. O processo é todo online, mas, o programa só se responsabiliza por esta conexão entre você e o empregador. Sendo assim, toda a parte de documentação para a viagem, bem como passagem aérea e seguro viagem ficam por sua conta.

Preciso de visto para intercâmbio em Portugal?

Os brasileiros podem entrar como turistas em Portugal sem a necessidade de um visto. No caso de um intercâmbio de trabalho, é preciso considerar o tipo de trabalho. No geral, os trabalhos temporários não costumam precisar de visto específico, mas é preciso se atualizar.

Se você possuir nacionalidade portuguesa ou outra cidadania europeia, não será necessário um visto para trabalhar em Portugal. Caso contrário, existe um visto específico para trabalhos temporários que tem duração de 90 dias. O visto para estudantes E6 também é destinado para trabalhos voluntários. Clique aqui e saiba mais informações sobre vistos para Portugal.

Capa de passaporte na cor azul com brazão dourado

Reprodução: Unsplash

Quanto custa o intercâmbio de trabalho em Portugal?

O custo de um intercâmbio em Portugal depende de diversos fatores. Alguns deles são: a cidade, o custo da alimentação, o valor da passagem aérea, o seguro viagem, entre outros. Uma cidade pequena, por exemplo, pode até ter menos opções de trabalho, mas costuma ter um custo de vida menor do quê a cidade grande. 

A parte da acomodação você não precisará pagar, pois será o seu ‘pagamento’ ao trabalhar para os anfitriões da Worldpackers. Entretanto, o custo da alimentação e outros gastos pessoais não estão inclusos. Você até pode conseguir benefícios extras, a depender do anfitrião, mas não é nada garantido. Por isso, é importante ter um planejamento financeiro. 

Em Portugal dá pra trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

O trabalho voluntario em Portugal para brasileiros pode ser uma boa oportunidade de aliar: viagem, trabalho e estudo. Para tanto, deixe bem claro para o seu anfitrião, antes de se comprometer ao trabalho, que você estudará. Neste caso, vale a pena ter organizado onde estudará e o quanto de tempo será necessário para estudar. Apresentando um plano concreto de estudos, você melhora a negociação com o anfitrião. 

No geral, as negociações são tranquilas por ser um trabalho é temporário. Mas, é realmente preciso deixar tudo muito claro, para evitar desconfortos entre você e o anfitrião. Os horários precisam fazer sentido, por exemplo, não adianta pegar uma vaga para trabalhar de noite, se suas aulas serão de noite. 

Quando você sabe que quer fazer um intercambio em Portugal de trabalho e estudo, confirme primeiro onde e o quê vai estudar. Assim, quando você for procurar uma vaga de trabalho, já saberá quantas horas estará livre para o trabalho. 

Dicas para você fazer intercâmbio trabalhando em Portugal

Confira algumas dicas para você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio em Portugal e evitar surpresas desagradáveis:

Confira a sua documentação

A documentação para o intercâmbio é muito importante. Você precisa estar com tudo em ordem, afinal de contas, está indo para outro país. Em Portugal, por exemplo, você precisa do seguro de viagem.

Aproveita e clica aqui para conhecer o melhor seguro viagem Portugal de 2022

Todo o processo de documentação é feito pelo viajante e a Worldpackers não se responsabiliza. Por isso, tenha atenção e faça tudo com calma. Caso tenha dúvidas relacionadas ao anfitrião e a negociação da vaga, converse antes de viajar. Neste caso, a Worldpackers está à disposição para ajudar.

Faça busca por vagas de acordo com seu perfil

Não adianta entrar na plataforma colaborativa da Worldpackers e sair se candidatando em todas as vagas que achar legal. Você precisa pensar no seu perfil e desenhar um plano, pensando qual é o foco da sua experiência. Mesmo que boa parte das vagas não peça experiência anterior, você deve ser sincero com relação as suas habilidades. Afinal de contas, não adianta se candidatar a uma vaga de pintor, por exemplo, se você nunca pintou uma parede. 

Converse com pessoas que fizeram intercâmbio de trabalho

A Worldpackers é antes de tudo uma comunidade de viajantes que toparam vivenciar experiências oferecendo suas habilidades em troca de acomodação. O fato de ser uma comunidade, os tornam mais abertos para conversas e trocas de informações. Por isso, aproveite para entrar em contato com participantes do programa. Seja curioso, não tenha vergonha de perguntar o que funciona e o que não funciona. 

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para evitar desconfortos quando você estiver participando do programa. O seu orçamento precisa ser pensado para uma viagem completa, como se você fosse viajar por lazer. Mesmo que não pague a acomodação, é melhor arredondar gastos para mais do quê para menos. 

Ser realista consigo mesmo no planejamento financeiro te ajudará a desenhar as estratégias para vivenciar esta experiência. É o momento que você compreenderá quando poderá participar do programa e quais opções estão dentro do orçamento.

Planeje com antecedência

Planejar uma viagem com antecedência é ótimo porque você consegue encontrar boas oportunidades de passagem aérea, por exemplo. Além disso, o tempo investido em planejamento pode ser essencial para você ir interagindo na plataforma da Worldpackers. Assim, pouco a pouco você ganha mais confiança e também olha com calma as opções de trabalho. 

Cupom de Desconto Worldpackers

Agora que você tirou suas dúvidas sobre intercâmbio de trabalho em Portugal, não deixe de usar o cupom de desconto. Quando fizer a sua assinatura para se tornar membro do Worldpackers, use o nosso cupom TEMAISEME. Através do nosso cupom, você garante US$10 de desconto no valor total da assinatura escolhida.

E, se você ainda tem suas inseguranças sobre o Worldpackers, leia informações detalhadas aqui no nosso post. É um post bem completo e, inclusive, mostra passo a passo como se tornar membro da Worldpackers. Também não deixe de navegar um pouco pelo site da Worldpackers, assim, você conhece as opções oferecidas pelo programa.

Perguntas frequentes

Dá para trabalhar e estudar em Portugal com a Worldpackers?

Depende! Se um dos seus objetivos é estudar, mantenha isso em mente quando for procurar as vagas de trabalho. Assim, você busca por vagas que se mostrem mais flexíveis nos horários, para você aliar estudo e trabalho. Clique aqui e saiba mais.

Quantas horas eu preciso trabalhar no intercâmbio de trabalho em Portugal?

Os anfitriões da Worldpackers costumam pedir, em média, 25 horas de trabalho por semana. Os horários são flexíveis e negociados antes mesmo de você sair do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 + dois =

SIGA NOSSO INSTAGRAM

PUBLICIDADE