Tudo começou com conversas existenciais dentro do carro, encostado em alguma praça de São Paulo, ou mesmo fora dele, sentado em algum banco ao nosso redor. Ficávamos horas tentando entender o porque o mundo funciona dessa maneira, como algumas pessoas conseguiam viver e sorrir em realidades tão cruéis. Foram noites falando sobre a pobreza na Índia, os problemas nas periferias do Brasil, os nórdicos “exemplares”, a sociedade de consumo estadunidense, o nacionalismo boliviano, cubano e venezuelano, e por ai ia. Falávamos pra cacete.
Apesar de nunca chegarmos a uma conclusão, a vontade de conhecer essas realidades nos consumia. Vidas tão diferentes da que temos aqui, que sofrem pela cegueira da sociedade privada e pública. Como Eduardo Galeano diz que “para mudar uma realidade, seja ela qual for, precisamos conhece-la”, queríamos entender como aquelas vidas aconteciam de perto, para conhecer o que somos de verdade e o que podemos ser, saber qual o nosso papel nesse mundo complexo, para onde devemos ir.
De lá pra cá viajamos à lugares incríveis no Brasil e fora dele. Participamos de um projeto de incentivo a literatura, poesia e teatro (Os Mesquiteiros) realizando Sarau numa escola pública, no Ermelino Matarazzo, periferia de São Paulo, as noites de sábado. Conhecemos outras iniciativas fodas de grandes poetas da periferia que mudaram a realidade de bairros esquecidos, transformando-os em centros de cultura, lazer e cidadania.
Tudo isso mudou nossa maneira de ver o mundo e nos encorajou a mudar os ponteiros do nosso relógio. Acreditamos que podemos fazer algo para mudar a realidade triste de tantas pessoas e colocar dignidade e sorriso em vidas dilaceradas pelo simples fato delas “não existirem” pra muita gente. Acreditamos que precisamos amar o nosso ofício para fazer as coisas acontecerem. E por último, acreditamos que podemos viver de uma maneira mais simples, que valoriza a relação verdadeira entre as pessoas como um bem fundamental para a vida de qualquer ser humano.
Hoje começamos a escrever um novo capítulo para nossas vidas. Viajaremos pela América, do Ushuaia ao Alasca, para conhecer, viver realidades e ajudar pessoas, trabalhando em projetos sociais (ONGs, associações, cooperativas e etc).
Esse espaço é onde iremos compartilhar nossa história, que começa no Uruguai ;]
Até!
PS: O site está em fase de ajustes. Algumas sessões ainda serão alteradas.
Viajar pelo mundo e uma experiencia e tanto para quem viaja quanto para quem participa do momento, as vezes altera o rumo de algo que parecia estar somente aguardando a passagem. Entao meu sincero desejo e que mudem o quanto for possivel e se deixem mudar o quanto for necessario.
Bjs Estarei acompanhando e torcendo por voces !!!!
Muito feliz por poder acompanhar, essa missão de vcs.
Repito as palavras do mestre: “todas as vezes, que assististes aos mais pequeninos dos meus irmãos, foi à mim que fizestes”.
Então meus, queridos, esforçai-vos pois, para que os vossos irmãos, observando-os, sejam induzidos a reconhece-los, dados que todos que praticam a caridade são discípulos de Jesus (Paulo).Que Deus, os abençoe. Bjão.
Adorei a proposta e o projeto, muito aprendizado e realização nessa jornada de vcs 😉
Vou acompanhar e me inspirar por aqui.
bjssss
Valeu Cami!!
Arrebente por aí e mande notícias dos seus projetos tb;)
Beijao
Marcelo